segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A censura no Brasil

O BRASIL E  A OFICIALIZAÇÃO DA CENSURA..

Por Alacir Arruda

Não é de hoje que jornalistas brasileiros são ameaçados por esse governo, na verdade eles fazem isso desde que assumiram o poder em 2002. A ultima empreitada contra o jornalismo foi  o recente envio  para apreciação na CCJ (comissão de constituição e justiça da câmara) da emenda à constituição que prevê a Regulamentação das Comunicações no Brasil, emenda essa que deve entrar na pauta da comissão nas próximas sessões. Essa emenda na pratica limita atuação dos jornalistas, sobretudo os investigativos, e cria um órgão fiscalizador da programação ( entenda censor) sob a alegação dos seus defensores ( leia-se PT), que a mídia tem se comportado como um "partido político" e exagerado nas suas avaliações.

Ora, qual é o papel da imprensa em qualquer país democrático? “A imprensa livre é a mediadora, por excelência, entre dominadores e dominados. E uma imprensa livre só se faz quando ambos são assistidos igualmente, tendo os mesmos direitos e o mesmo espaço para expor idéias e críticas.” O filósofo alemão Walter Benjamin (1994, p. 184) esclarece sobre a descoberta, pelos leitores, das potencialidades sociais inerentes à imprensa. “Com a ampliação gigantesca da imprensa, (...) um número crescente de leitores ingleses começaram a compreender, mesmo que esporadicamente, como funciona a maquina do Estado. É esse o medo do PT?

O que esse governo esta tentando fazer , além de ser uma irresponsabilidade atroz, afronta o Estado Democrático de Direito conquistado à custa de muitas mortes entre os anos de chumbo (1964-1985), período em que varios jornalistas foram perseguidos e/ou mortos pela truculência do Regime. O que mais chama a atenção nesse fato é de como o poder corrompe as ideologias. Quem diria que o PT, no passado defensor ferrenho da liberdade de expressão, possa ter se tornado seu principal algoz. Se bem que, em se tratando de PT, podemos esperar tudo, que o diga o estupro que eles fizeram na Petrobras, tornando deficitária a maior empresa estatal brasileira que já foi a quarta maior do mundo e  hoje acumula prejuízos. Logo, cobrar coerência e comprometimento de um grupo que, em 10 anos no poder, não demonstrou nenhum grau de comprometimento com a nação é a mesma coisa que pedir para a Globo criar algum programa serio, ou seja, de nada adianta.



Recentemente a jornalista Raquel Shereraazade, âncora do Jornal do SBT, foi advertida publicamente por seus comentários, segundo o PT ofensivos, e o O SBT perdeu parte da cota destinada pagar as propagandas institucionais. No Paraná, há pouco mais de 1 mês, dois jornalistas foram demitidos da Rede Massa, afiliada ao SBT, também por terem seus comentários considerados tendenciosos pelo PT. A pergunta que se faz é: em que país estamos? A nossa Carta Magna garante em seu artigo 5º a liberdade de expressão e opinião; nenhuma lei, abaixo dela, tem o poder de calar a opinião individual. Uma opinião, portanto é sagrada e nenhuma minoria conseguirá impor silêncio à força de lei ou violência à opinião individual de um cidadão no exercício pleno do seu estado democrático de direito. Será que o PT tem essa noção? 

É evidente que existem jornalistas tendenciosos e não podemos fechar os olhos para esses “maus” profissionais que mancham a classe. Mas daí a jogar todos na “vala comum” e, sob essa égide, aprovar uma emenda à constituição que fere a nossa liberdade de expressão é um comportamento ditatorial que já assistimos em outros países (Cuba) e também sabemos os seus resultados. Urge a necessidade da sociedade civil organizada resistir a comportamentos comparáveis ao estado de exceção sob o risco do Brasil se tornar a Venezuela da vez.

VEJAM O QUE O DIZ  PARLAMENTAR DO PT 


 "E aos defensores do PT de plantão, que devem me execrar, eu digo.."Se há um bem na democracia , bem esse que eu defendo ferozmente,  é o Principio do  Contraditório". Logo, sintam-se a vontade para me execrarem...




4 comentários:

  1. Professor, o mais interessante é que esse deputado "escroto" fala que são ações da elite brasileira e ele é o que?? Conheço esse sr. sou de Fortaleza -CE esse cara e um dos mais ricos aqui do Estado, seus filhos estudam em colégios de magnata..Que elite é essa a qual ele se refere?? Se ele quiser ver, basta ele olhar no espelho não e mesmo professor? Parabéns pelo Blog, acessei pela primeira vez e gostei. Valdeno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Valdeno, obrigado pelo que me toca. E concordo quando diz que esse deputado deveria olhar para seu próprio umbigo antes de criticar aquilo que ele denomina como "elite". Na verdade esse discurso virou "Lugar Comum" a todos que seguem esse ideologia. Obrigado pelo acesso e volte sempre

      Excluir
  2. Parabéns professor pelo belo artigo, só gostaria de salientar que já somos a Venezuela da vez..Um abraço. Michele

    ResponderExcluir