quinta-feira, 2 de maio de 2013



                             A Carta do Chefe Seattle

“Em época que se discute consciência ambiental, nicho ecológico etc, talvez essa Carta resuma o que é respeito ao Meio Ambiente”.
                                                                                                                 Alacir Arruda

    Em 1854, o governo dos Estados Unidos Propôs comprar uma ampla extensão de terra dos índios, prometendo criar, em troca, uma reserva indígena. A resposta do Chefe Seattle, aqui transcrita integralmente, tem sido considerada a mais bela e profunda declaração já mais feita sobre o meio ambiente.
“Como se pode comprar ou vender o firmamento ou mesmo o calor da terra? Esta idéia nos é desconhecida”.
Se não somos donos da frescura do ar, nem do reflexo das águas, como vocês poderão compra-los?
Cada parcela desta terra é sagrada para o meu povo.
Cada verdejante mata de pinho, cada grão de areia das praias, cada gota de orvalho nos bosques escuros, cada montanha e até o ruído de cada inseto são sagrados para a memória e o passado do meu povo.
A seiva que circula pelas veias das árvores leva consigo a memória dos peles-vermelhas.
Os homens brancos que morrem esquecem seus pais de origem quando passeiam entre as estrelas; no entanto,  nossos mortos nunca podem esquecer esta terra bondosa, já que ela é a mãe dos peles-vermelhas. Somos parte da terra, assim como ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o veado, o cavalo, a grande águia, nossos irmãos. As montanhas íngremes, os campos úmidos, o calor do corpo do cavalo e o homem, todos pertencem à mesma família.
Por tudo isso, quando o Grande Chefe de Washington nos envia esta mensagem, dizendo que quer comprar nossas terras, nos esta pedindo demasiado. O Grande Chefe também diz que nos será reservado um lugar para que possamos viver confortavelmente. Ele se convertera em nosso pai e nós em seus filhos.
Por isso, estudamos a sua oferta de comprar nossas terras. Isto não é fácil, já que esta terra é sagrada para nosso povo.
A água cristalina que corre pelos rios e riachos não é somente água; ela também representa o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra, deverão sempre lembrar-se de que ela é sagrada, e por sua vez, também deverão ensinar a seus filhos que é sagrada e que cada reflexo fantasmagórico das águas claras dos lagos conta os sucessos e memórias da vida de nossa gente. O murmúrio da água é a voz do pai do meu pai. Os rios são nossos irmãos e saciam nossa sede; levam nossas canoas e alimentam nossos filhos.
Se lhes vendermos nossas terras, vocês deverão lembrar sempre e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e que, também, são irmãos de vocês e, portanto, deverão trata-los com o mesmo carinho com que se trata um irmão.
Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de vida. Ele não sabe distinguir um pedaço de terra de outro, já que é um estranho que chega de noite e toma da terra aquilo que necessita. A terra não e sua irmã, mas, sim, sua inimiga. Uma vez conquistada a terra, o homem branco segue seu caminho, deixando atrás de si o túmulo dos seus pais, sem se importar com isso. E nega a terra a seus filhos. Tampouco se importa com isto. Tanto o túmulo de seus pais como o patrimônio dos seus filhos são esquecidos. Trata sua mãe, a terra, e seu irmão, o céu, como objetos que se compram e se vendem, como ovelhas ou contas coloridas.


Seu  apetite devorará a terra, deixando atrás de si apenas um deserto.
Não sei, mas o nosso modo de vida é diferente do de vocês. A simples visão de suas cidades causa pena aos olhos do  pele-vermelha. Talvez seja porque o pele-vermelha sela um selvagem e não compreenda nada.
Não existe um lugar tranqüilo nas cidades do homem branco, nem há local onde se possa escutar o abrir das folhas das árvores na primavera, ou o vôo dos insetos. Mas, talvez, isso também seja porque eu sou um selvagem que não compreende nada.
O ruído gratuito parece insultar nossos ouvidos. Alem do mais para que serve a vida se o homem não pode escutar o grito solitário do noitibó, nem as discussões  noturnas das rãs à beira dos alagados? Sou um pele –vermelha e não entendo nada.
Nós preferimos o sussurro suave do vento sobre a superfície  de um lago, assim como o odor desse mesmo vento purificado pela chuva do meio-dia ou perfumado com aroma de pinho. O ar tem um valor inestimável para o pele-vermelha, já que todos os seres compartilham o mesmo ambiente: o animal, a árvore e o homem, todos respiramos o mesmo ar. 
O homem branco não parece consciente do ar que respira: como um moribundo que vem agonizando há muitos dias, é insensível ao que rodeia.
Mas, se lhes vendermos nossas terras, deverão lembrar-se de que o ar nos é inestimável, de que o ar compartilha seu espírito com vida que sustenta. O vento, que deu a nossos avós o primeiro sopro de vida, também recebe seus últimos suspiros. E se lhes vendermos nossas terras, vocês deverão conservá-las como coisa muito especial e sagrada, como lugar onde até  o homem branco possa saborear o vento perfumado pelas flores das pradarias.
Por isso, consideramos sua oferta de comprar nossas terras. Se decidirmos aceita-la, eu colocarei uma condição: o homem branco deve tratar os animais desta terra como seus irmãos. Sou um selvagem e não compreendo outro modo de vida.
Tenho visto milhares de búfalos apodrecendo nas pradarias, mortos a tiros pelo homem branco, de  dentro de um trem em movimento. Sou um selvagem   e não compreendo como uma máquina a vapor pode ser mais importante que o búfalo que nós matamos somente para sobreviver.
Que seria do homem sem os animais? Se todos os animais fossem exterminados, o homem também morreria de uma grande solidão espiritual. Porque o que acontecer com os animais, também acontecerá aos homens.
Tudo esta entrelaçado
Deverão ensinar a seus filhos que o solo em que pisam é formado das cinzas dos nossos avós. Inculquem  em seus filhos o que nós temos ensinado aos nossos: que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontecer com a terra acontecerá aos filhos da terra. Se os homens estragam o solo, estragam a si mesmos.
Isto nós sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra, isto nós sabemos. Tudo está entrelaçado como o sangue une a família.
Tudo esta entrelaçado.
Tudo  o que acontecer à terra, ocorrerá a seus filhos. O homem não teceu a trama da vida, ele é só um elo: o que ele faz á trama, ele faz a si mesmo.
Nem sequer o homem branco, cujo Deus passeia e fala com eles de amigo para amigo, está isento do destino comum. Depois de tudo, talvez sejamos irmãos. Logo veremos.
Sabemos de uma coisa que talvez o homem branco descubra um dia: nosso Deus é o mesmo Deus de vocês. Vocês podem penar hoje que Ele lhes pertence, do mesmo modo que desejam que nossas terras lhes pertençam; mas não é assim. Ele é o Deus de todos os homens e sua compaixão se divide por igual entre os peles-vermelhas e o homem branco. Esta terra tem um valor inestimável para Ele e, se vier a ser destruída, provocara a ira do criador.
Também os brancos se extinguirão antes, quem sabe, que nossas tribos. Contaminem o leito dos rios e uma noite morrerão afogados em seus próprios resíduos.


Porém vocês caminharão até a destruição, rodeados de gloria, inspirados pela força de Deus que lhes trouxe a esta terra e que, por algum desígnio especial, lhes deu domínio sobre ela e sobre o pele-vermelha. Este destino é um mistério para nós, pois não entendemos porque se exterminam búfalos, se domam os cavalos selvagens, se saturam os cantos secretos dos bosques com o hálito de tantos homens e se entulham a paisagem das colinas exuberantes com fios que falam. Onde está a mata? Destruída. Onde está a águia? Desapareceu. Termina a vida e inicia-se a sobrevivência.

 

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