sexta-feira, 24 de março de 2017

Viver é a arte de fazer escolhas


"SARTRE E A ANGÚSTIA DO VIVER"

Por Alacir Arruda

Por 17 anos ministrei Filosofia e Sociologia em graduações e pós-graduações de psicologia em alguns Estados brasileiros e, durante as aulas, uma pergunta era recorrente: "professor o que é viver?". É evidente que para cada turma uma explicação era utilizada, e, também é evidente que eu nunca soube a resposta correta, mesmo tendo estudando filosofia, antropologia, ciência politica e sociologia por mais mais de 20 anos. Na verdade, não há uma resposta objetiva para algo, absolutamente, subjetivo que é viver. 

Viver é uma experiência, é algo introspectivo e só pode ser explicada e sentida por cada individuo que tem, ou teve, o privilégio de passar por essa dimensão. Todavia, eu sempre achei a explicação Existencialista, para tal fato, algo que devemos analisar com um certo carinho. Para quem não é do ramo, o existencialismo é uma corrente filosófica -psicológica que surgiu na Europa do século XIX a partir de filósofos como: Schopenhauer, Kiekergaard, Nietszche e Hursel mas, sem duvida aquele que mais colaborou para a disseminação dessa corrente foi o filosofo francês do século XX Jean Paul Sarte.

Jean Paul Sartre é um pensador extremamente atual, e tem sido um dos filósofos mais cobrados nos últimos exames do ENEM. Segundo Sartre: "Viver é isto ficar-se equilibrando o tempo todo entre escolhas e consequências". Sartre era um ateu convicto portanto, ele não tinha a menor dúvida de que o homem não foi criado por Deus , assim para ele a existência precede a essência, ou seja, o homem não é uma criatura de Deus, logo,  tudo começa a partir do nascimento. Desta forma, fica patenteado que o homem é um ser que tem a imensa responsabilidade para de se construir , assim, o ente humano é o construtor de sua própria vida, e tudo acontece através do seu cognitivo , e de sua liberdade , pois, o ser humano é livre para sua auto realização, e mesmo sem querer esta liberdade, uma vez que ela gera responsabilidade, o homem é detentor da liberdade existencial , portanto, vitória e fracasso são consequências de suas escolhas e de sua ação.

Já para criacionistas como Santo Agostinho, o homem é criatura de Deus, que criou o homem feito sua imagem e semelhança , assim, o homem é uma criatura de Deus, nesta ótica a essência precede a existência ,assim, o homem tem de cumprir determinações de Deus, caso consiga realizar os desígnios de Deus o ente humano ,após morrer , viverá para sempre no mundo pós morte, denominado paraíso, e os fracassados, os que não conseguiram sua realização serão condenados eternamente, com muito sofrimento. 

Apresentei duas formas antagônicas de definição do viver: A filosofia existencialista e a filosofia criacionista. Então surge a pergunta : Qual a mais correta ? qual a mais benéfica para a humanidade? A meu ver cada proposta existencial tem pontos importantes e negativos,irei ao longo do texto de acordo com a minha visão defini-los em cada visão existencial. Assim, o existencialismo sartriano apresenta como positividade os seguintes fatores: Liberdade existencial, responsabilidade existencial,valorização da existência. No que concerne aos pontos fracos ao meu ver : Eliminar do homem a segurança pois não crê em Deus, é uma filosofia ateísta; Ausência da metafísica eliminando as possibilidades do pós morte. 

Os pontos mais questionáveis da filosofia agostiniana: Limitar tudo a questão da fé no dogma criacionista, tudo fica resumido a questão da fé ; Desvalorização do mundo do aqui , pois o que importa é o céu, o inferno, mundos do pós morte, super valorização do pecado e da culpa para controlar o homem.Mas, esta visão apresenta como ponto forte a ideia da superação dos defeitos, a preocupação com os atos ,porque poderá trazer enormes consequências no pós morte; oferecer ao homem uma resposta para a questão da morte , eliminando de muitos o enorme medo do morrer. 

Após esta pequena reflexão , deixo a critério do leitor a sua escolha, e nesse aspecto volto a citar Sartre: "Na vida tudo se resume em fazer escolhas sucessivas e arcar por tais escolhas, pois, até para escolher qual das filosofias adotar tem que ser uma escolha de cada pessoa." Como a minha de agora as 5 da manhã escrever este texto. 


Contato: agaextensao@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário