sábado, 4 de março de 2017

BRASIL S/A

BRASIL S/A:  E A CACHORRADA DECLARADA.

Por Alacir Arruda

As declarações do (presidiário) Presidente do Grupo Odebrecht,  Marcelo Odebrecht,  a um dos juízes do Tribunal Superior Eleitoral  nesta quinta feira,  02 de março, na ação que investiga o uso de caixa 2 na chapa Dilma - Temer,  é de chocar até os mais experientes “canalhas”.  Marcelo jogou “M...” no ventilador, disse tudo, e atingiu a alta cúpula da politica brasileira ao afirmar que: “no Brasil, não existe politico  eleito que não usou caixa 2 (ou propina)”.  Disso já sabíamos, mas, alguém do porte de um presidente da maior construtora desse país afirmar isso,  é algo inédito.

Político no Brasil sempre foi  sinônimo de corrupto, isso já afirmava o ex-presidente da França Charles de Gaule na década de 60  quando  disse: “o Brasil não é um país serio”.  Mas a “roubalheira”  nunca foi tão declarada como nos últimos 15 anos. Temos o pior politico do mundo, já disse isso e artigos anteriores, pois são caros e ineficientes. Pra se ter uma ideia, só a câmara de vereadores de São Paulo paga todos os gastos do Congresso inglês e ainda sobra. Na Suécia, mais de 40% dos deputados e vereadores trabalham de graça e aqueles que são remunerados recebem  algo em torno de três mil reais por mês sem nenhuma regalia.

O Brasil é um dos únicos países do mundo, só os africanos são iguais, que política virou profissão. Ou seja, o parlamentar, ou governante, (infeliz), ingressa na vida publica e não quer sair  mais,  contrariando o  princípio básico da Democracia, que é a alternância no poder. É evidente que  esses “ canalhas” não largam o “osso” em face das  benesses do cargo; assessores, passagens, gasolina, celular, moradia, status. Enfim...para o politico brasileiro, desempenhar função pública esta intimamente  ligado ao  aumento de seu  patrimônio.

Essa visão patrimonialista, que remonta a proclamação da República-1889,  e que os nossos políticos ainda  carregam, produziu algumas aberrações como: José Sarney, que está na vida pública desde 1954. Ou seja, esse infeliz nunca trabalhou na vida. Esse “ser”, juntamente com  seus asseclas, conseguiram elevar o Maranhão à condição de Estado mais pobre da nação, superando o Piauí. E tem mais,  quando  era   Presidente, não feliz em ter o Maranhão nas mãos,  Sarney criou um Estado só  para si, o Amapá, lá ele “treinou” muito bem seu discípulo Romero Jucá, que hoje é Senador por aquele Estado  e está metido ate o pescoço em denúncias na Operação Lava Jato.  Jader Barbalho é outro, que além de ser um dos maiores latifundiários do Brasil, é acusado de mandar  eliminar seus adversários com requintes de crueldade. Considerado por muitos, o dono do Estado do Pará, em qualquer país sério, esse senhor  estaria preso e, dependendo da nação, condenado a morte pelas suas “façanhas”. E, por último, nossa politica produziu ainda Paulo Maluf, esse dispensa apresentações, basta dizer uma de suas frases mais famosas:  “roubo, mas faço”. Só lembrando, esses dois últimos, por mais incrível que possa parecer, são hoje parlamentares  eleitos pelo povo.

Fazendo alusão a um dos maiores dramaturgos brasileiros, Nelson Rodrigues, que dizia que brasileiro sofre da “síndrome de vira-latas”, ou seja, tudo que vem de fora é melhor, talvez fosse a hora de importamos políticos. Quem sabe  uma leva de políticos suecos, finlandeses ou noruegueses fosse capaz de mudar nossa triste sina. O meu medo é que eles desistam  ao depararem com algo muito  pior que os nossos políticos, a inércia do povo.....

Contato: agaextensao@gmail.com


Um comentário:

  1. É uma verdadeira denúncia esse texto, caro Alacir. Você me fez recorrer ao dicionário para ver o significado de uma palavra desconhecida. Considero você um herói da resistência em continuar sua luta para nos deixar informados, Um abraço

    ResponderExcluir