quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O fim da literatura e o aumento da ignorância!

COMEÇOU A REFORMA DO ENSINO MÉDIO.

Por Alacir Arruda


No Brasil é assim, quando é para piorar as coisas os nossos homens públicos são ágeis. O Estado de Mato Grosso do Sul ( do sul viu, não confundam com o outro), deu o ponta pé inicial na reforma do Ensino Médio proposta pelo governo federal, retirou de sua grade curricular a Literatura. Isso mesmo, no MS o aluno do Ensino Médio não tem mais literatura como disciplina, mas sim, ela foi "ajuntada" à Língua Portuguesa e fará companhia à gramatica. 

Será que esses " gênios" da secretaria de educação daquele Estado tem noção da insanidade que estão fazendo? Será que sabem a importância da Literatura no processo de construção de um individuo com uma visão critica e holística de mundo? Sabem para que serve a Literatura? 

A Literatura, juntamente com filosofia e sociologia, é uma das disciplinas mais importantes para um aluno que está concluindo o Ensino Médio,  pois ela dará base para que o mesmo enfrente o tão concorrido e desigual ENEM, afinal, Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. 

A literatura está vinculada à sociedade em que se origina, assim como todo tipo de arte, pois o artista não consegue ser indiferente à realidade. A obra literária é resultado das relações dinâmicas entre escritor, público e sociedade, porque através de suas obras o artista transmite seus sentimentos e idéias do mundo, levando seu leitor à reflexão e até mesmo à mudança de posição perante a realidade, assim a literatura auxilia no processo de transformação social. 

A literatura também pode assumir formas de crítica à realidade circundante e de denúncia social, transformando-se em uma literatura engajada, servindo a uma causa político-ideológica. 

Podemos dizer que o texto literário conduz o leitor a mundos imaginários, causando prazer aos sentidos e à sensibilidade do homem.A literatura transformou-se, em várias partes do mundo, em disciplina escolar dada a sua importância para a língua e a cultura de um país, assim como para a formação de jovens leitores. 

Em face disso, só há uma justificativa para esse disparate em MS: "formar um grupo de seres não pensantes", incapazes de fazer uma leitura de mundo e que irão engrossar as estatísticas de analfabetos funcionais em nosso país. que hoje esta na ordem de 40%. Essa decisão do governo sul mato-grossense não me surpreende, alias, temo que logo será seguido pelos demais estados da Federação. Como afirma o pensador francês Louis Althusser ao analisar a educação no modelo capitalista: a sobrevivência da sociedade capitalista depende da reprodução de seus componentes propriamente econômicos (força de trabalho, meios de produção) e da reprodução de seus componentes ideológicos. 

Além da continuidade das condições de sua produção material, a sociedade capitalista não se sustentaria se não houvesse mecanismos e instituições encarregadas de garantir que o status quo não fosse contestado. Isso pode ser obtido através da força ou do convencimento, da repressão ou da ideologia. O primeiro mecanismo está a cargo dos aparelhos repressivos de estado (a polícia, o judiciário); o segundo é responsabilidade dos aparelhos ideológicos de estado,e nesse contexto, a escola é a principal ferramenta, e sua função é formar robôs-humanos que irão reproduzir aquilo que alimenta o sistema, qual seja, a ignorância do povo!  

Contato: agaextensao@gmail.com 

Um comentário:

  1. É lamentável essa reforma do ensino médio. A Literatura já teria que ser incluída no Ensino Fundamental. Agora exclui a disciplina do currículo. Não tem como estudar uma língua sem refletir sua literatura.
    Agora fico pensando: O que será do curso de LETRAS? Já que tem vários semestres de Literatura. O que vão fazer os profissionais que se especializaram em Literatura? Com certeza vão empobrecer o curso também. Uma decadência puxa a outra, logo vão pensar na reforma desse curso. É uma triste realidade. Parabéns pelo artigo. Admiro suas ideias. Um abraço.

    ResponderExcluir