terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

(in) segurança pública no Brasil

O ESPÍRITO SANTO É O RETRATO DO BRASIL.


Por Alacir Arruda

Os problemas que hoje assolam o Estado do Espirito Santo e, que a televisão insiste em mostrar de forma exploratória, não impressiona ninguém mais, na verdade é um  retrato do nosso país. Policiais militares reivindicando melhores salários e condições de trabalho eu vejo desde  criança  igualmente os problemas que continuam os mesmos.  Assim também é na educação, vejo greve de professores pelos mesmos motivos desde que entendo por gente. E por que a segurança pública  é  tratada com tanto descaso em nosso país?

Ora, não é preciso ser gênio para entender o óbvio. Se investirem  em segurança publica, diminuem-se homicídios,assaltos, estupros, agressões  enfim...  viveríamos numa sociedade civilizada,  onde os direitos de cada cidadão seriam respeitados e o Estado seria o nosso grande gestor,como ocorre hoje na Finlândia, Dinamarca, Japão, Alemanha etc.. E por que não investem então? Se eles investirem e as coisas melhorarem, como irão se reeleger? Como farão as famosas promessas: "se eleito, vou investir em segurança, saúde e educação"? 

Política no Brasil é  tratada como um negócio, e um negócio rentável. A ideia que nossos "políticos"  tem, é que problemas sociais se combatem a conta gota, não podem ser solucionados de uma vez, o importante  é  que se  transformem  no futuro em novas promessas...blá..blá..blá!   Não há, por parte daqueles que nos governam, qualquer interesse em acabar, ou diminuir, com a criminalidade, ela gera votos, cargos e proporciona aquilo que é fundamental numa  sociedade para que "canalhas" sejam eleitos: o medo! Hoje é o Espirito Santo, amanhã será o Rio de Janeiro, depois alagoas enfim..

O mais interessante é comportamento da  União. Quando  solicitada pelos Estados para socorrê-los,   ela  age de uma forma tão infantil que seria cômico se não fosse trágico, coloca o exército nas ruas. Eu fui militar do exército por 5 anos, e gostaria de saber onde esta escrito que o Exército é para policiamento ostensivo- repressivo? Busquem na Constituição Federal  as funções do exército no artigo 136. Apesar de haver dispositivos  que  o garantem poder de policia, mesmo assim não seria  prudente colocar nas ruas homens que são preparados para guerra,  com armamentos   letais e de  alto poder de fogo, como Fuzil 7,62  e PT 9mm, para combater criminosos de ponta de esquina. Ao tomar essa atitude o governo demostra não só uma  fraqueza pueril,  como expõe a maior forca terrestre brasileira, o exercito, à banalidade. Exército não e para isso.  

O ideal seria que: União, Estados  e municípios em  conjunto, fizessem uma cruzada de combate  a criminalidade em todo o país, reforçando o papel das policias,  proporcionando salários e condições de trabalho  dignas. Que seja feito uma reforma em todo o nosso sistema penal,   propiciando ao reeducando condições humanas de cumprimento de suas penas e que hajam políticas de aproximação da policia com a sociedade como o reforço no policiamento comunitário, o Japão fez isso e hoje tem índices violência que chegam quase  a zero.  Enfim, o que falta é vontade politica, os instrumentos para a mudanças estão ai, qualquer um sabe.

Enquanto, no Brasil,  a Segurança Pública  for tratada como Aparelho Ideológico do Estado, situações como essa do Espirito Santo serão cada vez mais comuns.

Um comentário:

  1. Perfeito o texto,e bem por ai mesmo.Esses pulhas que nos governam partem do principio que, o quanto pior melhor.

    ResponderExcluir