sexta-feira, 11 de novembro de 2016

eu avisei

 UMA CRISE SEM PRECEDENTES: EU AVISEI.. 

Por Alacir Arruda

O Brasil vive épocas difíceis, alguns economistas consideram essa crise a maior da historia. Não bastasse um montante de 13 milhões de desempregados, uma indústria que caiu a produção em mais de   45% em 3 anos, um PIB que esta negativo ha 3 anos, quase 70% dos brasileiros individados - segundo a Serasa-  e a desconfiança das agências internacionais de risco, 22 dos 27  Estados brasileiros estão quebrados, não conseguem sequer, pagar os salários de seus servidores,  o Rio de Janeiro mergulhou no caos e outros Estados seguem o mesmo caminho, o governo federal não terá recursos para atender a todos e a vitoria de Trump trouxe uma nuvem de incertezas a nossa ja abalada economia.

Mas o que houve? O que aconteceu de errado com o "emergente" Brasil? Em maio de  2013, me lembro como hoje, eu estava dando aula no curso de psicologia  quando usei a lousa para fazer uma gráfico (alguns alunos tem esse gráfico ate hoje). Nesse gráfico fiz uma projeção da economia Brasileira de 2013 a 2020, disse a eles que em 2015 o Brasil estraria num circulo vicioso de quebradeira em 2017 estaríamos quebrados e, se nada fosse feito no plano Macro Econômico, em 2020 estaríamos fálidos. Foi um alvoroço na sala, alguns alunos me chamaram de maluco,  pois naquela época  vivianos o auge do crédito fácil onde 99% dos alunos eram FIES e o  sinônimo de felicidade era você ter uma Bizz  ou um Carro popular financiado ainda,  morar num desses apartamentos da MRV que não cabe duas pessoas deitados de comprido, porém, com  subsídios de 17.000 do Governo Federal. Enfim, vivíamos uma falácia.

Mas como eu sabia? Ora, não e necessário ser gênio para saber que dinheiro não nasce em árvore e que de onde você tira e não repõe e óbvio  que acabará,  isso e básico e qualquer dona de casa sabe. O PT criou um país imaginário, utópico, onde todos podem viajar de avião, fazer faculdade ter carro, casa própria. So não disse como? Visto que o PT não tinha qualquer estratégia para enfrentar tais dificuldades ele partiu para o senso comum, usou dinheiro do orçamento para financiar programas sociais  com interesses unicamente eleitoreiros. Isso ate funcionou durante algum tempo, de 2003 a 2011 muitos Brasileiros saltaram de uma condição  social inferior para outra um pouco melhor a chamada "nova classe C".  O problema é que: "tudo que e bom dura pouco"  e o PT não tinha o plano B quando deterioraram todos os recursos. Sem dinheiro envolto por um mar de  denuncias, escândalos e corrupção  o PT acabou, desapareceu. Porém, entretanto, todavia, deixou um legado, a conta para pagarmos, Então,  eu atribuo a Pro Uni, Fies, Minha Casa Minha Divida, Bolsas etc, toda a desgraça que se abateu sobre a nossa economia . Quando eu dizia aos meus alunos em 2013 que a sociedade  pagaria um alto preço eles terem Fies,  Pro Uni, Bizz  entre outras benesses, muitos imaginavam que era uma critica minha, que eu era contra. Nunca fui contra avanços sociais, apenas acredito que isso deve ser feito com responsabilidade como outros países fizeram,  não com interesses políticos-partidários colocando uma nação do nosso porte em xeque no plano internacional.

O pior é que não vejo uma saída a curto prazo, talvez levando para o humor: a unica saída do Brasil  é o aeroporto. Humor à parte a grande a  verdade é que nosso pais mergulhou no caos. Nunca houve tantas empresas quebrando,  fechando ou reabrindo em países como Paraguai e Bolvia, onde a carga tributaria e minima e a mão de obra barata. Não adianta esperar nada dessa dessa classe politica que ai esta, eles não nos representam. São cães que ladram, mas não agem, estão na politica, alguns há mais de 40 anos e nada fizeram a essa nação que não dobrarem seus patrimônios. Assim como eu disse em 2013 preconizo: "o pior ainda esta por vir"


3 comentários:

  1. Eu estava na sala esse dia Alacir e posso confirmar eu e mais 40 alunos. Na época eu assumo que te achei maluco, mas preciso reconhecer que aquele gráfico, que tenho ele ate hoje no meu caderno, estava absolutamente certo. Abraços a vc e espero que volte logo ao lugar que sempre foi seu, a sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. "Em 2013, me lembro como hoje, eu estava dando aula no curso de psicologia quando usei a lousa para fazer uma gráfico (alguns alunos tem esse gráfico ate hoje). Nesse gráfico fiz uma projeção da economia Brasileira de 2013 a 2020, disse a eles que em 2015 o Brasil estraria num circulo vicioso de quebradeira em 2017 estaríamos quebrados e, se nada fosse feito no plano Macro Econômico, em 2020 estaríamos fálidos."
    Tambem me lembro que tinha comentado o mesmo em sala, na turma 1sem. Do 2 periodo 2013. E procurei nao duvidar. E vendo algumas informações a respeito, alguns economistas disseram que até 2020 a economia ja estaria em ascenssão. Quando sereferiu no final do texto em "o pior esta por vir", se refere em ambito economico apenas^, ou também a demais insurgências politicas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rodrigo bem vindo ao blog e obrigado. Bom me refiro a essa escalada de denuncias contra politicos que deixa aberta um ferida em nossa nação e causa uma certa desconfiança dos investidores, mas é um ferida que precisamos tratá-la. ab

      Excluir