sexta-feira, 4 de novembro de 2016

ENEM: uma farsa...

O GOVERNO TRANSFORMOU O ENEM NUMA FARSA

Por Alacir Arruda

Mais um ano e mais uma vez a realização do ENEM esta envolto  por uma  cortina de incertezas,  como foram os outros 7.  Só para refrescar as nossas lembranças, o  chamado Novo ENEM - esse com 180 questões-  começou em 2009 e desde do seu inicio, esteve envolvido em  desconfianças e denuncias que vão desde vazamento de prova e gabarito entre outros. O ENEM, enquanto exame, é a coisa mais inteligente que ja se produziu em educação nesse país, ate porque segue uma tendencia mundial, o problema é que o Brasil não e um país serio para aplicar esse tipo avaliação. Temos falhas de caráter e desvios de conduta que nos impede de aceitarmos algo tão perfeito, por isso assistimos a essas tramóias típicas de um país de corruptos. Logo, o problema não é o ENEM e sim seus gestores, entenda INEP e MEC que são órgãos que não possuem condições "morais" para gerirem algo de tamanho vulto.

Falo isso com conhecimento de causa, fui convidado pelo INEP  para colaborar com a criação do Novo ENEM,   tive ainda o prazer de elaborar Itens  em Humanidades por 5 anos de 2010 a 2015 e para completar fiz palestras sobre o ENEM em SP, MG,RJ e ES num período em que o Brasil desconhecia a complexidade desse exame,  uma vez que vivíamos a ditadura dos "vestibulares" tradicionais. 

E importante entender que o ENEM faz parte de um projeto que se inicia em 1995 na França quando um grupo de intelectuais, sob comando do diplomata e pensador frances Jacques Delors se reunem, a pedido da ONU, para definirem as características e expectativas do aluno do seculo XXI. Desse encontro se  produziu um documento ( que insisto ; deveria ser a bíblia do educador moderno) chamado "Educação um Tesouro a Descobrir" . Esse documento, que depois virou livro, define as características da educação moderna, nele é possível identificar uma completa mudança de paradigma quando ao que se entende por processo de  ensino-aprendizagem. Esses intelectuais criaram as diretrizes dessa nova educação que segundo eles, deve ser pautada nos famosos 4 pilares da educação moderna. Segundo Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.

Os pilares são quatro, e os saberes e competências a se adquirir são apresentados, aparentemente, divididos. Essas quatro vias não podem, no entanto, dissociar-se por estarem imbricadas, constituindo interação com o fim único de uma formação holística do indivíduo. Delors aponta ainda, como principal conseqüência da sociedade do conhecimento,  a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares, que são, concomitantemente, do conhecimento e da formação continuada.

Bom, teorias à parte a grande questão é que o Brasil não entendeu bem o objetivo desses intelectuais. Interesses políticos aliado a uma  generalizada incompetência do MEC transformou aquilo que deveria ser uma mecanismo de avaliação, sobretudo de conhecimento, em plataforma politica uma vez que o ENEM fugiu de suas funções. O ENEM nao foi criado para colocar alunos em universidades, promover acesso a programas socias como Pro-Uni e Fies etc., o ENEM é uma ferramenta de auxilio ao processo de ensino aprendizagem, um exame que avalia o que o aluno adquiriu de conhecimento durante toda a sua vida escolar, apenas isso. Transformar o ENEM no maior vestibular do mundo,  com mais de 8 milhões de inscritos, é de  uma irresponsabilidade atroz além de ferir o principio da universalização  prevista na LDB pois iguala desiguais, isso só poderia dar merd...com sempre deu.

Ora, quando digo que iguala desiguais basta raciocinar comigo: colocar  um aluno que fez o ensino médio no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo para concorrer em igualdades de condições ( uma vez que a prova do ENEM é a mesma)  com um aluno do Amapá, Roraima Acre isso é igualdade? Nada contra esses três Estados, que são lindos, porém, devemos reconhecer a distancia educacional entre eles. Então, ocorre o seguinte fenômeno, você entra na sala de aula da  Universidade de Rondônia, por exemplo, curso de medicina e pergunta: "quem daqui é de Rondônia"?  Com raras exceções, ninguém levantará  a mão pois sao todos de fora, sobretudo da região sudeste, e  isso se repete no Mato Grosso, Acre entre outros. Onde está o principio da, isonomia,  igualdade ou universalização proposto pelo ENEM ai? Então, podemos concluir que  é um equivoco a forma como o o governo utiliza o ENEM uma vez que  foge ao principio estabelecido no artigo V da constituição que estabelece no seu   Caput que "todos somos iguais perante a Lei", mas no Brasil, como dizia George Orwel, existem  "os mais iguais".

E para não ficar muito longo, prometo no próximo artigo  fazer um Raio X dos cursinhos, pre vestibulares brasileiros - que são os únicos que ganham dinheiro com essa incompetência do governo - e  não servem para absolutamente nada,  mais dificultam que ajudam os alunos no ENEM

Contato: agaextensao@gmail.com

2 comentários:

  1. Alacir, nunca tinha pensando que o ENEM nao foi criado para colocar alunos em universidades, para mim esse era seu objetivo. Outra coisa nunca tinha parado para pensar que ele iguala desiguais como vc colocou. Muito acida a sua critica e extremamente pertinente. Bjs - Rafaela

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  2. Vc e foda ALACIR, rsrsr, acho seus textos interessantes pois vc nao perdoa por isso ainda te acho o cara, mesmo nao dando mais aula pra nós. Bianca

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