terça-feira, 1 de novembro de 2016

Reforma do ensino medio?

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NUM PAÍS DE "PUXADINHOS"


Por Alacir Arruda


A proposta de reforma do  Ensino Médio criada pelo governo Temer através de uma MP (medida provisoria)  retrata bem como a educação e tratada no Brasil.  Como, por incompetência, os governantes  não conseguiram tratar as causas eles então resolveram tratar os efeitos de uma educação que a muito já deu sinais de colapso. O Brasil figura entre os piores na educação mundial  há pelos menos 30 anos. Podemos resumir assim o Brasil: um pais de "puxadinhos". Fazendo uma analogia com os moradores de periferia que constroem uma  casa pequena de duas peças e depois vão construindo puxadinhos sem qualquer referencia técnica, ate que um dia essa casa cai e a tragedia esta instalada, assim é o Brasil, o puxadinho da vez  é a Reforma do Ensino Médio que atingiu números tão ruins que  seria cômico se eles não fossem trágicos, como um aluno terminar o ensino médio sem saber ler.

O que esses burocratas,  que decidem  os rumos da educação brasileira de suas salas acarpetadas com ar condicionado  e ternos de 20.000,00  em Brasilia,   não sabem é que o nosso fracasso educacional é algo muito mais complexo e começa justamente com o descaso por parte deles. Uma das explicações dadas para esse fracasso é  que a democratização do acesso à escola, ocorrida a partir dos anos 70 do século passado, levou a escola a lidar com crianças que teriam, em razão de suas condições de vida, sérias deficiências culturais e lingüísticas que acarretariam dificuldades de aprendizagem. Teriam problemas de indisciplina e não valorizariam a escola. Sua linguagem oral seria muito distante da língua escrita. Em seu ambiente familiar, não vivenciaram usos da escrita nem um ambiente que as valorizasse e motivasse seu aprendizado.

De fato, os dados estatísticos (SAEB) mostram que o fracasso tende a se concentrar nas crianças oriundas de meios menos favorecidos. No entanto, diferentes estudos mostram também que, ao contrário do que em geral se afirma, essas crianças possuem um adequado desenvolvimento cultural e lingüístico e que á a escola que apresenta sérias dificuldades para lidar com a diversidade cultural, lingüística e mesmo étnica da população brasileira.
Quem teve a oportunidade de ler Bourdie, intelectual francês,  observa o mal que as escolas causam as crianças, para ele a escola que hoje temos é a principal  disseminadora de desigualdades, pois ela retrata, num espaço micro, aquilo que a macro sociedade expõe, qual seja, uma sociedade desigual. Para Althusser, outro importante pensador francês, a escola é um Aparelho Ideológico do Estado que a utiliza como instrumento de manobra das massas. Enfim, vários são os referenciais teóricos que repudiam esse modelo ai aplicado. 
Não advogo contra uma Reforma do Ensino e até a julgo urgente, assim como a reforma politica, tributária da previdência. Aqueles que me acompanham neste blog ha 4 anos ja observaram como sou um  critico ácido desse modelo hoje aplicado, onde o aluno entra no ensino médio sem nada saber nada e sai sabendo menos ainda. Tudo isso  em função de um currículo divorciado de sua realidade, aulas maçantes e desnecessárias e professores que ministram aulas dos seculo XIX para alunos do seculo XXI,  porem, tomar uma decisão que impactará na formação de milhares de jovens e de  gerações futuras por Medida Provisoria, sem uma discussão com os segmentos  envolvidos,  além de autoritário é de uma irresponsabilidade atroz.
Enquanto a educação brasileira viver de  "puxadinhos" assistiremos essa triste realidade que hoje estampam jornais; mais de 40% dos jovens abandonam o Ensino Medio e apenas 2 de cada 10 que ingressam na primeira serie do fundamental chegam a faculdade ainda somente 12% dos nossos jovens estão no nivel superior. O exemplo mais latente que podemos aqui usar é o caso da  pequenina Coreia do Sul que ate 1960 era um país semi feudal e muito mais atrasado que o Brasil, porem, governantes imbuídos de espirito nacionalista e com visão de futuro fizeram a grande  transformação, construíram universidades e possibilitaram o acesso a todos,  hoje 98% dos jovens coreanos possuem nível superior, índice de analfabetismo e 0%  e compramos celulares Samsung e automóveis  Kya  e Hyundai deles.
No fundo sabemos quais são os reais interesses por trás dessa Reforma, remodelar todo o Ensino Médio através da reestruturação  dos currículos, da formação de professores, construir laboratórios e ampliar as estruturas físicas das escolas (tudo com dinheiro publico e superfaturado)   para daqui ha 15 anos dizerem: "infelizmente não deu  certo" sendo necessário outra e outra e assim segue a humanidade. Como dizia o ex Presidente e herói francês Charles de Gaule: "O Brasil não é   um pais serio". 
Contato: agaextensao@gmail.com

4 comentários:

  1. Parabens pelo artigo professor. Sintetizou nosso ensino medio. O senhor poderia dar um pulo aqui em Belem para bater um papo com os nossos educadores o que acha? saudações paraenses Lucas-Belem do Para

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    1. Obrigado Lucas com certeza um dia estarei ai e volte sempre por aqui, sera sempre bem vindo. abraços

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  2. Sensacional, professor! Como é bom ter você de volta por aqui! Referente ao post, sobram teóricos capazes de ficarem incrédulos com a nossa educação.Enquanto lia, lembrei-me também de Michel Foucault o qual assemelhou o sistema prisional às escolas e é exatamente assim que me sinto: impotente, vigiada, controlada e dopada por conteúdos bem como professores antiquados. Aliás, por falar neles, lastimo por aqueles que tentam fazer a diferença em uma sala de aula, porém por falta de infraestrutura, liberdade pedagógica e , principalmente, respeito dos próprios alunos acabam por reduzir sua potência transformadora e , assim, voltam a mesmice da maneira tradicional a qual não difere de Chaplin apertando os parafusos das peças na esteira. Além disso, espetacular sua comparação com a Coréia do Sul, pois enquanto ainda nos sustentamos de produtos primários desde o Brasil Colônia, aquele ganha admiração do mundo e , principalmente dos brasileiros, por sua ciência e tecnologia nos seus produtos, fruto de um compromisso sério com a educação. Abraços

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    1. Obrigado Karina pelas belas palavras, mesmo contrariando muita gente, estou de volta sim..afinal a liberdade de pensamento é essencial à mente humana. Ainda são inexistentes os meios de se impor normas ao pensamento humano. Entretanto, a manifestação dos pensamentos sempre foi condicionada e,não raras vezes, punida. A Constituição de 1988, apelidada de “Constituição Cidadã”, assegura a liberdade de pensamento, a sua manifestação e proíbe o anonimato. A liberdade de pensamento está situada nos incisos IV, VI, VII, VIII e IX do art. 5º da Constituição Federal.[3]

      Efetivamente os textos de tais incisos são os seguintes:
      IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

      - Infelizmente terao que engolir.

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