BRASIL: UM VIVA A IGNORÂNCIA POLÍTICA
Por Alacir Arruda
Ontem, 30 de outubro de 2016, fechou se o ciclo do pleito de 2016 com o segundo turno. 57 cidades escolheram seus mandatários naquilo que o TSE insiste em chamar de "festa da Democracia". Ao ter acesso ao número final de brasileiros que votaram Nulo, Branco ou se abstiveram de votar fiquei chocado. Há cidades por exemplo em que o Prefeito eleito foi B.N.A ( Brancos Nulos e Abstenções). Mas o que esses números revelam? Qual o recado que a população quis passar aos mandatários dessa nação? Como especialista em política posso afirmar, nenhum! Brasileiro entende de política o mesmo que uma criança de 4 anos sabe de trigonometria, ou seja, nada. A sua relação coma política se limita a satisfação de seus próprios interesses, hoje ele esta chateado porque não conseguirá viajar para Fortaleza, Maceio ou Porto de Galinhas em dezembro, ou porque não vai poder assistir a queima de fogos "ridícula" de Copacabana, alguns perderam Plano de Saúde e outros assistirão chocado seus filhos deixarem a rede particular de ensino indo para a pública em 2017, essa é a grande realidade; Em suma, o brasileiro esta quebrado, cheio de dividas e sem perspectivas de melhora, ao menos nos próximos dois anos.
Acho muito interessante quando alguns analistas políticos de "butequin" ( entenda analistas da globo), afirmam que o número de votos em branco, nulos e abstenções desse ano foi um recado da insatisfação do povo com a classe política, pura "balela' o povo esta preocupado com o seu emprego, casa própria e churrasco aos domingos vendo "Curintias" e "Framengo". Em países onde a democracia é plena e o cidadão tem consciência do seu papel esse recado seria outro. Como ja disse em outros artigos, temos o politico mais caro do mundo e o mais ineficiente, a câmara de vereadores de Sao Paulo paga todo o Congresso inglês e ainda sobra, na Suécia deputado ganha o equivalente no Brasil a 3000,00 e não tem direito a nenhuma regalia (como combustíveis, moradia, passagens). O Brasil é o único país, entre as 10 economias, do mundo onde o voto é obrigatório. Porque será? Discutir politica no Brasil ainda é um tabú, alguns órgãos públicos proíbem e a escola, que deveria ser o centro disseminador e formador de mentes politizadas, está diminuindo aulas de sociologia e filosofia colocando-as como disciplinas optativas, uma vergonha!
Esses dados revelam o quanto à “democracia” brasileira deixa de ser ética, moralista e, principalmente, fiel aos seus verdadeiros compromissos. Verifica-se, ainda, que a demagogia procura usar a minoria para difamar aqueles que tentam mostrar a seqüência de fatos antidemocráticos. Como se observa, a democracia é um processo de lento amadurecimento, porque existem os falsos democratas que sabem encontrar mil maneiras de burlar os princípios da moralidade.
Portanto, para superar tais incoerências, o povo precisa educar-se e aumentar sua capacidade crítica, através das decepções e das esperanças tantas vezes frustradas. Principalmente agora, sob a pressão e fatos internos e externos inconcebíveis, é que se fazem necessário o povo estar mais vigilante e procurar progredir no plano político e social, em face dos avanços e recuos a que a democracia está sujeita a enfrentar uma cambada de demagogos que não têm em vista o bem público, mas procura abusar da credulidade popular, para satisfazer os seus interesses econômicos carreiristas.
Mas um alerta, num sistema político como o nosso, onde ainda sobrevive o coronelismo,camuflado no comando dos currais eleitorais, será muito difícil querer uma sociedade formada por pessoas politizadas, e que compreendam que seu papel na sociedade vai além de barganhar favores vendendo sua liberdade nas escolhas e nas reivindicações sociais.
Tudo o que a corrupção mais deseja é uma sociedade composta de pessoas inertes às causas políticas, e que emudece para suas aflições, num consentimento coletivo para todos os danos que possam acontecer, sem jamais demonstrar insatisfação ou indícios de descontentamento e indignação. Tudo o que os agentes corruptores à frente da máquina pública conspiram, só deve favorecer um lado da moeda, ou seja, suas ambições e aspirações, suprimindo qualquer exigência do povo, descartando qualquer necessidade social. O que se pretende com isso é uma sociedade alheia à competência e capacidade de liberdade, desse modo, é muito mais fácil redigir discursos com o objetivo de sobrepujar as lástimas que afetam a camada social que reside à beira da exclusão e do esquecimento.
A história mostra claramente as marcas dos governos déspotas(tiranos) e o que eles querem de melhor (ironizando a palavra) para a sociedade; querem um povo ignorante, e fazem de tudo pra manter um povo assim, porque uma sociedade sem conhecimento afeta os pilares do desenvolvimento e uma sociedade composta por seres humanos cuja ausência da capacidade de pensar criticamente e de enxergar além do óbvio e das aparências torna-se uma semente incubada e impedida de crescer; um povo cujas raízes ficam impossibilitadas de alcançar o solo e podadas da sua capacidade de germinar e frutificar.
Uma sociedade que faz silêncio e que anda por veredas duvidosas apontadas por políticos sem escrúpulos, com a intenção de simplesmente enganar e mascarar seus atos cruéis de descaso social é a pior de todas as sociedades, porque é omissa e se torna cúmplice da injustiça que sofre. E o pior de tudo é que isso acontece às faces do povo sem o menor pudor ou discrição.
como fazer mudança social e política numa sociedade que ainda defende aqueles que a engana, e muitos engolem o orgulho ferido com receio de pronunciar uma palavra de revolta?. Nas eleições desse ano foram eleitos mais de 100 candidatos que estavam na cadeia um, inclusive, assassino em série confesso. Ha prefeitos despachando de dentro de celas em cadeias publicas e mais de 75% dos políticos brasileiros respondem algum tipo de processo na esfera penal, segundo o TSE.
Ai me vem a globo afirmar que o povo esta tomando consciência politica? Me poupe Miriam Leitão.
Contato/palestras:agaextensao@gmail.com
Concordo com vc ALACIR. Como fazer uma transformação num país viciado como o nosso, onde população simplesmente abriu mão de participar do debate politico, seja por descrença seja por alienação. Teremos que aceitar uma verdade, estamos fud... Beijos. Rafaela - Cuaiba
ResponderExcluirAcho Alacir que como vc diz, somos orfãos em todos os sentidos. O analfabetismo politico e apenas mais um tipo de orfandade. Abração Miguel da AFA. pirassumunga SP
ResponderExcluir