PRÉ ENEM E PRÉ VESTIBULARES: A GRANDE FARSA DOS CURSINHOS II.
Por Alacir Arruda
Há muito tempo venho criticando o modelo adotado pelos cursinhos pré vestibulares ( ou pré ENEM) brasileiros. Digo isso não por perseguição, mas com conhecimento de causa pois trabalhei naqueles considerados os "melhores" do Brasil em SP e tive a oportunidade "in loco" de confirmar aquilo que já desconfiava, qual seja, o total descaso com o aluno. Cursinhos estão preocupados com números, lucro, salas de aula lotadas sem qualquer comprometimento com o aprendizado, até porque utilizam de uma prática pedagógica absolutamente ultrapassada que é a aula expositiva, onde o professor e o detentor do conhecimento e o aluno uma "mula", um acéfalo sem qualquer vontade ou opinião.
Lembrando que esse modelo só e praticado no Brasil, em nenhum país serio existem esses cursinhos que, na verdade, se proliferaram no Brasil a partir a década de 80 face ao sucateamento da educação pública e o total descaso por parte dos governantes. Uma coisa é certa: a decadência do ensino público no Brasil é diametralmente oposta ao crescimento dos chamados "sistemas de ensino" como Anglo, Objetivo, Poliedro, COC, Etapa, Positivo entre outros. Sistemas que não servem para absolutamente nada, salvo para enriquecer os seus proprietários. VEJA O QUE O PROFESSOR JOSE PACHECO PENSA SOBRE O MODELO DE EDUCAÇÃO QUE USAMOS.
Professo Jose Pacheco é port rugues e considerado uma das maiores autoridades em, educação no mundo. É criador da Escola da Ponte em 1975 em Portugal, primeira colocada em todas as avaliações da União Europeia e ONU. |
Ora, o aluno ao ser aprovado em um vestibular como USP, Unicamp etc., o fez por seus próprios méritos e não com ajuda de sistemas engessados e ultrapassados. O aluno bom passará em qualquer vestibular seja ele aluno do Anglo Objetivo ou da Escola Estadual Adolf Hitler, onde falta tudo, sobretudo, munição. É um equivoco imaginar que sistemas colaboram. Exemplo disso é uma Escola pública no interior do Ceará que, a despeito de todos os problemas, aprovou em 2015 mais alunos em medicina pelo ENEM que todos os sistemas do Brasil juntos. Isso deixa claro que não é sistema que aprova, mas a prática pedagógica adotada. Essa escola do Ceará utiliza, a partir do 1 ano do ensino médio, o modelo ENEM de avaliações com conteúdos transdisciplinares e aulas interdisciplinares com ate três professores em sala ao mesmo tempo, Isso sim é inovação. Fiz exatamente isso, quando coordenei uma Escola Particular em 2013 e, por coincidência, foi o ultimo ano que ela aprovou alunos em medicina e direito em federais pelo ENEM.
É simples, não precisa ser gênio para entender a tática que esses cursinhos usa: Observem que de cada grupo de 200 alunos desses grandes cursinhos, 2 ou 3 passam em medicina em federais, menos de 0,02% . Isso não pode ser aceito como normal, é um acinte a estatística. Mas o pior é que eles tiram fotos desses dois, três, que passaram e o expõem em dezenas e out doors por toda a cidade, passando a imagem que o índice de aprovação é alto. Na verdade é um cursinho "canalha" que que aprova 2 alunos e com o objetivo de angariar novos integrantes para compor o seu circo no ano seguinte. Observem que eles não colocam nesses out dorrs os outros 198 ( do total de 200), que não atingiram seus objetivos, e terão que fazer faculdades particulares. Isso para o aluno é um retrocesso, uma total "burrice", pois perderam um ano, ou mais, de sua graduação face não terem atingido uma faculdade pública. É um total escárnio.
O problema é que para garantir um estudo especializado em boas escolas e regado a dicas para o Enem e vestibulares muitos alunos, desesperados por terem concluído um Ensino Médio medíocre, recorrem aos conhecidos cursinhos pré- Enem ou vestibulares. Estes cursinhos começaram a ser ofertados na década de 60 e muitos alunos, desde então, garantiram vagas em boas instituições superiores após os frequentarem.Porém, desde então, a educação passou por várias tendências de compreensão e práticas de ensino. Por exemplo, hoje a educação escolar compreende que cada aluno carrega consigo uma bagagem e uma realidade particular que influenciam no seu aprendizado. Dito isso, nós vamos te mostrar aqui três coisas que todo cursinho pré-vestibular faz e que está pra lá de ultrapassado.
1) Turmas gigantes. Cursinhos que fazem o conhecido “aulão”, na verdade, estão reproduzindo uma prática ultrapassada. O aproveitamento de uma turma de 100 alunos é pior se comparado a turmas menores onde todos os alunos podem trocar experiências e conhecimento com o professor e entre si, dinamizando a aprendizagem.
2) Aulas exclusivamente expositivas. Quando um cursinho pré-vestibular mantém professores que exercem apenas o papel de transmitir conhecimento através de aulas expositivas, onde eles ficam falando sem parar, despejando ideias, conceitos e soluções na cabeça dos alunos, eis aí uma forma ultrapassada de ensinar. O uso de outros recursos (audiovisuais, trabalho externo, aulas práticas) e o estabelecimento de diálogos com os alunos na condução da aula são metodologias dinâmicas que garantem que o aluno aprenda de verdade e com mais facilidade. Ensinar como o aluno deve buscar as resoluções que precisa também é importante. O aluno deve aprender a aprender.
3) Memorização. É muito comum em cursinho pré-vestibular o uso de estratégias de memorização com música, rimas, decorebas – algo que pode até garantir que você acerte uma determinada questão (se não “der um branco” na sua memória, na hora), mas seguramente será esquecido em breve e todo investimento que você fez para aprender terá sido em vão. Aprender vai muito além de decorar. Aprender transforma e para que isso ocorra o aluno deve desenvolver sua capacidade crítica diante das situações, ou seja, ele deve saber como chegar às conclusões, que seriam as respostas que ele busca em uma questão. Não devemos aprender apenas para a prova, mas para a vida.
Aulas em salas lotadas, pratica comum nos cursinhos |
Portanto, atenção a estes detalhes e busque a maneira que melhor se adapta aos seus estudos e, de preferência, com o exercício do processo de aprendizagem atualizado. Em educação não existe milagre. Quer quer ser aprovado em uma boa instituição particular? Estude!! Assista os noticiários diários, leia as principais obras da nossa literatura, desenvolva uma visão holística de mundo, não assista aula de professores ruins, Leia os grandes pensadores (Sócrates, Platão, Aristóteles, Agostinho de Hipona, Spinoza, Galileu, Descartes, Hobbes, Locke, Rousseou,Kant, Schopenhauer, Kierkegaard Marx, Nietzsche, Freud, Sartre, Simone Beauvoir, Foucault, Hanna Arendt, Zygmunt Baumam etc.. Não há outra saída. Confeccione uma planilha (excel,tem varias prontas na rede) , preencha-a com todas as disciplinas que são cobradas no Enem e dedique ao menos 6 horas diárias para cada área do conhecimento. Deixe os finais de semana para leitura de algumas obras, produzir redação e ler alguns pensadores. Uma vez por mês faça um simulado ( tem na rede). Faça isso e caia fora de cursinhos. Achou difícil? E por que deveria ser fácil?
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ALACIR AMEI SEU ARTIGO E PENSO EXATAMENTE IGUAL, PERDI TRES ANOS DA MINHA VIDA EM CURSINHOS E NADA CONSEGUI AGORA ESTOU FORMADO NA MINHA AREA NUMA PARTICULAR MESMO, POREM COM TRES ANOS DE ATRASO. GOSTO DE SU BLOG ABS. RAFAELA
ResponderExcluirPura verdade, cursinhos nao estao nem ai para o aluno, pegam aqueles que se destacam para serem seus garotos propaganda e o restante que se lasquem. abs Bianca
ResponderExcluirdemais, vou aplicar um projeto assim no colegio zona norte sp adorei e recomendo aos alunos que querem passar
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