domingo, 6 de novembro de 2016

aos imbecis de plantão

NÃO TE FIZ NENHUM BEM, POR QUE ME CALUNIAS TANTO ?
Por: Alacir Arruda

"nada ofende mais do que o benefício, nada agride mais do que o favor. A vida é a arte de não fazer favores". 
                                                            (Nelson Rodrigues)

     Resolvi começar esse texto citando o grande dramaturgo Nelson Rodrigues, um gênio do teatro brasileiro que como ninguém sabia lidar com maestria `as criticas que recebia. Entender o comportamento humano é uma  coisa que nem Freud, Jung ou Lacan  conseguiram explicar, não seria eu, um simples sociólogo, que me atreveria. Porém, a irracionalidade de alguns me obriga a tecer esses  comentários..  A palavra injúria, do latim injuria, de in + jus = injustiça, falsidade. É  também um Substantivo feminino - 1 ato ou efeito de injuriar - 2 injustiça, aquilo que é injusto; tudo o que é contrário ao direito - 3 dito ou ato insultuoso, ofensivo - 4 ato ou efeito de danificar; dano . Em suma, injuria é “falar mal dos outros por trás” como dizem os mais velhos.  Na educação isso é muito comum, principalmente quando aparece alguém que demonstra conhecimento sobre determinado tema e se atreve  a mudar uma estrutura criada por acomodados e  despossuídos de um espírito educacional,  que chamam  a si mesmos de "genios"  e  se julgam acima do bem e do mal. Esses gênios, que  hoje  se escondem atrás  dos teclados protegidos pelo anonimato,  destilam seus venenos ciente de que não serão importunados confirmando aquilo que Humberto Eco expressou " a internet democratizou a imbecilidade"

      Quando o Sociólogo  da UNB  ( Universidade de Brasília)  Pedro Demo afirmou em uma de suas entrevistas que:  dentre as atribuições do professor moderno, a mais inútil é a aula”,  alguns pseudo-educadores se ofenderam com  essa  crítica,  pois acreditam que aquela aula tradicional aliada às apostilas são as únicas formas de inserir conhecimento em seres humanos, ledo engano. Pedro Demo., com essa frase,  esta fazendo um alerta aos  educadores acomodados que se assentam sob a pedra da “ignorância” e de lá injuriam aqueles que efetivamente produzem educação e conhecimento, que buscam a inovação e a interação entre professor-aluno utilizando de linguagens modernas e acessíveis a todos. 

         Mais os compreendo, e acho esse comportamento até normal,  se levarmos em conta o país que vivemos,   onde 93% da população acreditam que Médicos e Advogados são Doutores, que possui o  antepenúltimo pior sistema de educacional  do Planeta e que adotou a inércia e  a falácia como  sistemas pedagógicos.. Aliás,  nunca agradeci tanto a existência de Bangladesh e Mali que são os únicos atrás de nós no PISA que é  coordenado  pela ONU, ( sugiro que  pesquisem a realidade desses dois  países e comparem com a nossa). O Sociólogo Pedro Demo ainda alerta  em seus inscritos,  que cada  professor deve produzir seu próprio material didático e  não ser cópia de um sistema que já deu sinais de colapso há muito tempo. Quanto aos que insistem em me injuriar segue abaixo um sucesso do grande Chico Buarque de Holanda  seguido de   um pedido.."Me Esqueçam."




       "Injuriado"
          (Chico Buarque)

"Se eu só lhe fizesse o bem
Talvez fosse um vício a mais
Você me teria desprezo por fim
Porém não fui tão imprudente
E agora não há francamente
Motivo pra você me injuriar assim.

Dinheiro não lhe emprestei
Favores nunca lhe fiz
Não alimentei o seu gênio ruim
Você nada está me devendo
Por isso, meu bem, não entendo
Porque anda agora falando de mim"

3 comentários:

  1. Alacir, vc vai ligar para esses energúmenos? Vc esta muito acima desses anencéfalos que se consideram "professores" essas criticas são motivadas pelo incomodo que seu conhecimento lhes provoca, conhecimento este, que eles jamais terão. Segue um abraço dos seus alunos aqui do RJ. Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Professor,obrigada li seu artigo sobre intolerancia que vc escreveu semana passada e nao é que foi o tema da redação desse ano! Fico feliz por estar acompanhando o seu blog e obrigado por ajudar tanta gente de forma gratuita, quisera houvessem mais professores como vc que nao se apossa do conhecimento, que divide o que sabem com todos. Saúde e vida longa obrigado por mais um ENEM que lhe segui. Bjs. Bianca

    ResponderExcluir