QUAIS AS INTENÇÕES DE TEMER?
Por Alacir Arruda
O Presidente Michel Temer mal completou 5 meses do seu mandato e já se meteu em mais confusão que FHC em 8 anos. A ultima foi a recente criação de mais dois Ministérios em plena recessão, com o desemprego batendo quase 14% da população economicamente ativa e uma economia retraída, com perspectiva de crescimento 0% para 2017. E pior, ao criar um desses novos Ministérios, (que eu nem sei o nome) ele alça ao status de Ministro um dos nomes mais citados pelos 77 delatores da Lava Jato, o do ex Governador do Rio de Janeiro Moreira Franco, e o eleva a condição de "foro privilegiado", só podendo ser investigado com a autorização do STF. Pegou mal! O que leva Temer a ser tão inconsequente em suas decisões?
Bom, para entender isso e necessário mergulharmos no cerne da politica brasileira, ou no famoso "fisiologismo politico" ( ou troca de favores) que é aquilo determina o norte de nossa pobre politica desde a independência em 1822. Temer é um Presidente sem voto num país onde a constituição prevê o sufrágio universal ( eleição ) para cargos do executivo, ele herdou a presidência em função do impeachment de Dilma, logo,muitos o vêem como um Presidente "ilegitimo", mesmo a Lei o amparando. Mas o povo não quer saber o que diz a letra fria da Lei,ele não tem esse mesmo discernimento e o julga pelos seus atos e seus atos não tem sido os mais felizes. Ao assumir Disse que começaria o ajuste fiscal pelo próprio governo, cortando o numero de Ministérios de 33 para 25 . Cortaria ainda mais de 9 mil cargos de confiança e blá...blá...blá..Passados 5 meses o que assistimos diariamente é um governo fraco, fisiologista, sem pulso e refém do Congresso, em suma, nada mudou.
Temer é filho de libaneses cristãos maronitas, advogado e um renomado jurista. Suas obras em Direito Constitucional se tornaram referências no judiciário. É um intelectual que verbaliza como se estivesse falando para uma banca de doutores, seus discursos são monótonos e carente "de povo" de onomatopeias, oralidades, redundâncias e cacofonias que tanto alegra o povão. Temer tem um português impecável e a postura de um inglês, (todo duro). Pouco ri, e quando o faz é forçado. Para chegar e se manter na Presidência, fez acordo ate com o "Diabo" e agora ele precisa pagar. Ou alguém acredita que PSDB e DEM o apoiou de graça? Isso justifica o aumento no numero de Ministérios, ele esta pagando a conta, contrariando seu discurso de posse onde pregou controle nos gastos públicos como prioridade
Temer sabe que é odiado pelo povão, que é um Presidente impopular e sua carreira politica chega ao fim, após esse mandato, diante disso ele tenta usar das benesses do cargo para salvar o maior número possível de "amigos", do "trator" chamado Sergio Moro. Promover Moreira Franco, que está envolvido ate o pescoço na Lava Jato, a Ministro é um forte indicio de sua ardileza. Frente a tantos desacertos, deixo aqui uma sugestão que melhoraria em muito a imagem de Temer junto a massa brasileira, nomeie Sergio Moro a Ministro do Supremo Tribunal Federal na vaga deixada por Teori Zavascki. Faça algo útil a esse país!
Contato: agaextensao@gmail.com
Muito bom caro Alacir seu artigo. Faltou acrescentar no decorrer do seu discurso, falar um pouco da Marcela Temer, a boneca de porcelana que se tornou a cuidadora de idoso. O perfil do "lorde" que aprecia desfilar na sociedade com esposa jovem. Aprecio muito seu blog que mais parece uma mina de diamante em esclarecimento. Abraços
ResponderExcluir