sábado, 17 de outubro de 2015

Enem 2015: um culto a ignorancia

ENEM 2015:  MAIS UMA GERAÇÃO PERDIDA NO ESPAÇO DA IGNORÂNCIA.

Por Alacir Arruda
A cada dia que passa me certifico mais de  que sou: “ uma ilha de ignorância cercada por uma oceano de inteligência”. Senão vejamos. Tive a honra de ser convidado pelo INEP em 2006 para reestruturar o antigo ENEM, com 63 questões, e criar aquilo que hoje é conhecido como “NOVO ENEM” com 180 questões.   Era um grupo de 30 professsores doutores de todo o Brasil das mais variadas áreas do conhecimento,  e  todos com passagens por universidades estrangeiras.  Foram 02  anos de árduo trabalho para que em 2009 fosse aplicado o 1º  “Novo Enem”.  A  referência teórica utilizada foi o Relatório Delors de 1996 e o modelo adotado   era o S.A.T  (sigla para Scholastic Assessment Test ou Teste de Avaliação Escolar), que é um exame nacional norte-americano.
Bom, dito isso, e com autoridade para falar, uma coisa  tem me tirado  do sério todos  os anos:  O COMPORTAMENTO DA MIDIA E DAS ESCOLAS PRIVADAS SEMANAS ANTES DO ENEM. Chega a ser risível as reportagens que orientam os alunos de como se preparar para esse exame. Algumas redes de TV  chegam a patrocinar “aulões” em estádios de futebol para 30. 40 mil pessoas onde um grupo de "atores" ( que  se intitulam professores) fazem “micagens”, dançam, rebolam, cantam musiquinhas, fazem ginástica, entre outras bizarrices,  para que o  alunos gravem conceitos, fórmulas, datas etc.
O que mais impressiona em toda essa celeuma?  Nada daquilo que é ensinado nesse teatro de horrores, cai no ENEM. Será que as pessoas que organizam isso  conhecem o relatório Delors? Sabem qual o perfil do aluno do século XXI? Conhecem a Matriz de Referência de cada disciplina aplicada no ENEM? Sabe definir competência de habilidade? Inter/Trans/pluridisciplinalidade?  Sabe o que são áreas do conhecimento?  Entendem o que seja um aluno critico/observador? Garanto que não. Se soubessem não submetiam a isso.
O ENEM é uma nova forma de conceber educação,  e em nada se compara com  aquilo que hoje é ensinado em sala de aula. Costumo sempre dizer em palestras que  o currículo hoje praticado pelas escolas brasileiras está na contra mão daquilo que o ENEM cobra, e digo mais,  essas escolas estão cometendo um crime de “lesa pátria” com essa juventude que não tem a menor noção do que seja esse  exame. Prova disso são as medias do ENEM nos últimos 6 anos.
Quer ir bem no ENEM?  Esqueça todas essas aulas inúteis que  você teve nos últimos 10 nos, isso não serve para nada. Esqueça  fórmulas, conceitos etc. Entenda que o conhecimento não ocorre de fora para dentro, ao contrario, ocorre de  dentro para fora, ou seja, aprender nada mais é que “vomitar” aquilo que estava em seu interior, e o professor nesse processo é apenas o vetor. Nenhum  professor ensina nada para ninguém, professor é apenas uma luz que ilumina o caminho, mas não ensina ninguém a caminhar. Em suma, que ir bem no ENEM? Leia, autores como Nietzsche, Baumam, Freud, Sartre, Schopenhauer, Spinoza,  Foucault, Novak, Marx, Hobsbwam, Michael Sandell e Morin,  em humanas. Em exatas: Energia, Química fina, nanotecnologia, informática,   quântica  pesquise quais são os últimos vencedores do premio Nobel em Matemática, Química, Medicina, física e  seus estudos . Em linguagens,  faça uma leitura do mundo  a partir das mais variadas formas de linguagens e da estética.  E por ultimo, faça um simulado de 180 questões por semana, procure entender o que acontece no mundo do ponto de vista: político, econômico e social, leia jornais ou assista noticiários sérios.
Não há formula mágica para o ENEM, so existe uma saída- ESTUDE....MAS SAIBA ESTUDAR..


5 comentários:

  1. Caraca Alacir. Rebentou. parabens. penso da mesma forma, so passei para medicina quando te conheci. Antes eu era m ais uma aluninha sonhadora que ria das piadinhas e micagens dos professores de cursinhos. Isso em nada me ajudou. Anna Hoffmmam academica do 5 periodo de medicina da UFRJ, ex aluna sua. bjs

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    1. Bom, eu sempre desconfiei que havia uma certa incoerência entre aquilo que aprendi na escola particular que estudei e o ENEM. A impressão é que a linguagem do ENEM é oposta àquela das escolas. Agora que li esse artigo seu professor, nao tenho a menor duvida. Grata. Amanda-Cuiaba

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  2. Pra mim é tudo incoerente, o ensino não condiz com o que é cobrado, professores não tem como adivinhar o que vai cair, tampouco transmitir o conhecimento de forma exata para garantir a aprovação e por sua vez esse exame tem se tornado ridículo a cada ano que passa, desde sua formulação até a aplicação e os candidatos cada vez mais bizarros.

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    1. anonimo, agradeço sua participação, aliás pertinente, porém, permita me discodar de alguns pontos.. 1) Quando você afirma que os professores não tem como advinhar o que vai cair.. Bom, espero que vc conheça a matriz de referência do ENEM por disciplinas, ali o INEP deixa claro o que será explorado em cada área do conhecimento, logo, o professor que se dizer rogado nesse quesito, no minimo, é um preguiçoso no que tange a sua área. 2) Quanto a vc dizer que a formulação do ENEM é bizarra. Vou partir do princípio que vc é uma pessoa inteligente, logo, questionar um exame que foi criado a partir daquilo que o MUNDO reconhece como ideal para avaliar o aluno do século XXI, que é o Relatório Delors de 1996 da ONU, é falta de conhecimento. Por ultimo, reconheço o seu desalento com a educação, e isso se deve em parte a pessima estrutura do nosso ensino, aliado a ganância de empresarios que fazem da educação moeda de troca num país de miseraveis intelectuamente falando. E essa bizarrice ocorre em todos os niveis, seja no ensino publico (esse ja completamente sucateado) seja no privado que reproduz um modelo medieval de ensino. Aliado a tudo isso, segue a arrogancia de alguns professores ultrapassados que não se atualizam, logo, não se reconhecem culpados por essa catastrofe o que colabora para termos uma escola que "ensina tudo, sobre absolutamente nada". Acredito que o ENEM não deve ser objeto de questionamento, mas sim a qualidade do nosso ensino que não prepara adequadamente nossos alunos. Questionar o ENEM sem refletir esse modelo arcaico a qual sao submetidos nossos alunos é, no minimo, tendencioso. Obrigado por estar aqui no blog.

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    2. Rebentou Alacir, concordo em genero, numero e grau. Dizer o quê após essas fundamentações toda? Abs saudades das suas aulas. Gisele-Recife

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