quinta-feira, 15 de outubro de 2015

ser professor II

Porque sou professor...

Por Alacir Arruda

Certa vez um aluno na faculdade  me perguntou : por que você dá aula? “Você é  um cara inteligente poderia passar em qualquer concurso publico bom que pague altos salários assim  poderia ter uma vida tranqüila e um futuro garantido.!!”. Boa pergunta e digna de uma boa resposta. 

Por outro lado, o que vemos é o descaso e a falta de respeito que nós, professores, sofremos. A desvalorização em qualquer âmbito profissional nos leva a crer que não somos importantes e que não fazemos parte da sociedade de certa forma. Qualquer profissão que conduz à ética, como um dos principais valores a ser seguido, deve ser respeitada e valorizada a fim de que haja mais profissionais habilitados, motivados e imbuídos a exercerem seu papel com excelência, e tornarem-se, deste modo cidadãos mais dignos, nesse sentido, o professor deveria ser mais respeitados por quem de direito.

Bom.. agora vou responder ao questionamento do meu aluno. Vamos por partes: Primeiro sou professor por opção e não por condição, segundo que não busco segurança, ao contrario, sou um errante da educação busco sempre a incerteza pois ai que esta a necessidade. E terceiro..bom ...

“Quão satisfatório e motivador é levantar todos os dias para ir trabalhar com orgulho; um orgulho inexprimível, um orgulho que quando perguntado o que significa ser professor e não encontrar palavras para denotar. Um orgulho de saber que faço a diferença na vida das pessoas, o que é muito gratificante. Isso é uma prova que aquilo que eu faço (a paixão que tenho em ensinar), está sendo levado a sério, e está alcançando o coração das pessoas com a mensagem que eu quero transmitir.
Ver o brilho dos olhos de um aluno sobre o entendimento de um determinado tema que esta sendo explanado é algo simplesmente incomum a ser transmitido em palavras sobre o que sinto ao me deparar com tal ação. Além do ser professor procuro também ser amigo, ser companheiro. Acredito que isso me diferencia (não julgo que outros não façam). Costumo dizer:
Se em sala de aula você somente usar a Educação Bancária, muitas pessoas de opiniões que você diz estar ensinando (e elas dizem estar aprendendo) sairão com poucas ou nenhuma chance no futuro; com mínimas oportunidades na vida. Temos que formar alunos de opinião própria, também saber corrigir o limite que eles podem impor sua opinião.



Então....Não me perguntes porque sou professor...Porque ser professor para mim..é a minha vida!!!


"DEDICO A TODOS AQUELES QUE, COMO EU , ESCOLHERAM ESSE OFICIO"

6 comentários:

  1. Alacir vou tentar te definir: Louco, Insano, Culto, Brilhante, Inteligentissimo, Amigo, Parceiro. Porém, sua maior virtude é a forma simples como ensina. Você e o melhor professor, disparado, que ja tive na vida, mesmo sabendo que tive outros bons, mas vc é incomparável. E porque incomparavel? Você me fez ver o mundo com outros olhjos, os olhos da ciencia, do conhecimento mas sem perder a ternura jamais. Foi meu guru por todo o ensino medio no sistema Anglo de SP, e sabe o que vc produziu Alacir? ..ttchâ tchã, Tchã..tchã..tchã..Uma MEDICA ALACIR. me formo em dezembro na faculdades de ciencias medicas da USP- Santa Casa de SP, graças a vc, pois no segundo ano do ensino medio, naquele fatidico 13 de setembro, eu iria desistir, estava no corredor chorando pois tinha acabdo de perder meus páis nun tragico acidente que voce sabe pois acompanhou todo meu sofrimento, com apenas 15 anos orfã. Naquele dia eu olhei pra cima e vi um Indio lindo de 1,90 me estendendo as maos e dizendo. MAYARA, LEVANTA E SEGUE SUA VIDA...EU ESTOU AQUI PRA TE AJUDAR...dei um longo abraço em vc e naquele dia eu disse: "quem morreu foram meus pais eu estou viva, e vous seguir". Esperei 6 anos para escrever isso ate porque nunca me permitiu tocar nesse assunto. Sei que nao mora mais em SP, sei tbm que nao se dedica mais ao ensino medio...mas você sempre sera o ALACIR que me levantou. Mil bjs...de sua querida aluna que te ama de paixão. Mayara Lopes Fachinni, Doutora Mayara em dezembro. TI AMO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas e verdade o cara e foda. Da aula so com uma caneta de lousa, nao usa nada e sabe de tudo, fala sobre qualquer assunto, sem falar que é um dos criadores do novo ENEM. Meu pago pau pora esse cara. Mthaeus- Parabens pelo seu dia cara

      Excluir
    2. Dizer o que de uma cara que ansce na miseria, filho de uma lavadeira de roupa e aos 27 ja é Doutor em Sociologia Politica por uma das melhores universidades americanas??? Só resta lhe dizer! PARABENS ALACIR. Dayanne

      Excluir
    3. Olas Mayara, obrigado pelas belas palavras e fico muito feliz por você, saudades tbm. obrigado ainda a Daynne minha ex aluna tbm e ao Matheus que hoje faz engenharia na Ufscar. abs a todos

      Excluir
  2. Boa noite professor !neste momento estou aqui lendo o seu blog e estou emocionada com tantas frases lindas e significantes que li agradeço pelo privilegio de ter vc como professor.

    ResponderExcluir
  3. Incrível o carinho e a admiração que seus alunos têm por você Alacir. Parabéns. É esse amor que nos dá ânimo e coragem para lutar pela profissão. Sei o que é isso pois também gosto muito de ser professora. E sei que fazemos a diferença. Esta semana uma ex aluna do ensino fundamental veio me dar um abraço e me agradecer, só porque um dia disse a ela que seria uma ótima pedagoga. E hoje ela também exerce a profissão.

    ResponderExcluir