sábado, 27 de fevereiro de 2016

a pos modernidade e o fundamentalismo

A MENSAGEM FUNDAMENTALISTA E A POS - MODERNIDADE

Por: Alacir Arruda



“Há, porém, uma forma especificamente moderna de religião, nascida das contradições internas da vida pós-moderna, da forma especificamente pós-moderna em que se revelam a insuficiência do homem e a futilidade dos sonhos de ter o destino humano sob controle do homem. Essa forma veio a ser conhecida sob o nome inglês de fundamentalism [fundamentalismo] ou sob o nome francês de intégrisme, exibindo sua presença cada vez mais influente em toda a parte do mundo outrora dominada pelas religiões cristã, islâmica e judaica”  (Mal Estar na Pós-Modernidade, Zygmunt Bauman)

Assim começa a digressão de Bauman sobre a emergência do fundamentalismo. Para o autor, não se trata de algo atemporal, mas de um fenômeno típico da pos-modernidade. O fundamentalismo nasce na modernidade líquida, pois é justamente nela que o indivíduo está jogado às incertezas, inseguranças e impossibilidades de satisfação plena que o fundamentalismo tenta ultrapassar.
 
A mensagem do fundamentalismo contra a modernidade líquida é clara: o ser humano não é autossuficiente e precisa ser guiado, no entanto, diferente da mensagem anterior à modernidade, em que a fraqueza era própria da espécie humana (e por isso precisava de um guia), a conclusão atual é de que o insuficiente é o próprio indivíduo humano. A “oferta de racionalidade alternativa” proposta pelo fundamentalismo “dá expressão pública ao que muitas pessoas pressentem o tempo todo, embora lhes seja peremptoriamente dito para não acreditarem nisso ou sejam levadas a não pensar no assunto. Por outro lado, a estrutura da vida que o fundamentalismo oferece leva meramente a sua conclusão radical o culto do aconselhamento e orientação profissional”, escreve Bauman.
Uma outra solução é a “preocupação com a autodisciplina assistida por especialista”, outra coisa promovida pela cultura do consumidor pós-moderno. Não há nada de diferente no fundamentalismo, “pode-se concluir que o fundamentalismo religioso é um filho legítimo da pós-modernidade, nascido de suas alegrias e tormentos, e herdeiro, do mesmo modo, de seus empreendimentos e inquietações”, revela o autor.

 A diferença é que a solução fundamentalista não tem nada a ver com a proposta dos movimentos de trabalhadores. O público das religiões fundamentalistas é composto por excluídos da ordem, por pessoas que não se adequaram à lógica do consumo, ou seja, por consumidores falhos. Desta forma, o fundamentalismo emerge na modernidade líquida como uma maneira de ultrapassar as incertezas impostas ao consumidor fracassado.

A grande gama de fundamentalistas está, segundo Bauman, composta pelo pobres que foram “deixados para trás na escalada dos bilhetes de acesso ao partido dos consumidores”. O que o fundamentalismo faz é retirar o peso da escolha das costas de seus membros, ele propõe uma solução pautada na crença em uma racionalidade não legitimada, mas consagrada anteriormente, afinal, a racionalidade religiosa não deixa de ter seu funcionamento sistêmico tão igual como a racionalidade científica.

Sendo assim, afirma o sociólogo, “o fundamentalismo promete desenvolver todos os infinitos poderes do grupo que – quando plenamente disposto – compensaria a incurável insuficiência de seus membros individuais, e justificaria, desta maneira, a indiscutível subordinação das escolhas individuais a normas proclamadas em nome do grupo”. Resta, então, não só negar a solução fundamentalista para a modernidade líquida por suas características claramente totalitárias (como quando pretende legislar sobre todas as esferas da vida e de maneira universal), mas aprender com ela o que devemos evitar na tentativa de responder a questões genuínas sobre a vida em sociedade, que nos forçam a inventar solução para a fragilidade e insegurança humanas.

4 comentários:

  1. Cara, gostei do seu Blog. Vou segui-lo. Matheus Juazeiro-BA

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  2. Bom dia Prof. estudo no Canada, University of Vancouver, tenho um professor aqui que e seu amigo, trabalhou com vc na Universidade Estacio de Sa no RJ, Ricardo Lyra lembra? O cara e seu fã, ele me indicou seu site faço mestrado em etnografia e gostaria que me ajudasse. Bjs. Milena - Vancouver. P.S. mandqarei um email sobre o meu projeto

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    1. Olá Milena, prazer tê-la por aqui. Sim lembro demais dele, implantamos varios cursos na Estácio e criamos um Nucleo de Pesquisas avançadas em violência em 2005. Ricardo e um grande amigo, vc esta em boas mãos, fomos convidados juntos para ir à Vancouver, mas eu era servidor publico à epoca isso me impossibilitou. Dê um abraço nele por mim e mande seu projeto verei o que posso fazer. Abraços

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