sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

CANSEI!!!

AULA NÃO ENSINA E PROVA NÃO AVALIA.

Por Alacir Arruda 

Alguém ja se questionou porque todos os anos milhares de alunos em nosso país prestam o ENEM e levam "pau"? Ou mesmo reprovam em suas séries? ou ainda, não sabem nada? Essa  é a pergunta que eu me fazia ao final de cada ano. Por que dei boas aulas e alguns alunos nada aprenderam? Há muitos anos encontrei a resposta. O grande dilema era justamente esse, "eles nada aprenderam porque eu dei aula" estava ai a resposta. O problema é a aula. A questão é que essa escola que temos não serve para absolutamente nada. Esse modelo Prússio/francês dos século XVIII que difundiu para a o mundo a idéia de uma aluno robô, que age por estimulo resposta, onde o professsor é o detentor do conhecimento e o aluno uma "marioanete" pronto para receber ordens e cumprir com aquilo que o sistema estabelece, há muito tempo ja deu sinal de colapso.

Temos hoje um aluno do século XXI um professor do seculo XVIII e uma escola medieval, essa é a grande verdade. Nesse teatro de horrores que se trasnformou a educação barsileira, o processo de ensino-aprendizagem não ocorre porque são atores usando liguangens diferentes. Desafio qualquer um a dizer se consegue agora de cabeça enunciar o "Principio de Corioles"? Ou mesmo, me dizer sem consultar como ocorre o processo de divisão celular "mitose e meiose"? Ou ainda os titulares das capitanias hereditárias? Raiz quadrada de 234? Esses conteúdos estão lá nas apostilas do ensino medio, nos PCNs da vida, todos tivemos. E por que não sabemos mais nada disso? Por que de nada serviu para mim nem pra você? Porque isso é conhecimento vazio, inútil,  típico de um sistema que busca preencher 6hs de aula "enchendo linguiça". O verdadeiro conhecimento so ocorre quando o aluno é o agente do processo E NÃO  um sujeito passivo.

Depois de 22 anos dedicado à educação, CANSEI! Cansei do sistema,  da hipocrisia das aulas que não ensinam das avaliações que não avaliam, do faz de conta, da luta para fazer a diferença na vida dos estudantes que todos esses anos já passaram pelas minhas mãos! Cansei desse modelo de escola, de sala de aula, de questionários de provas, de um ambiente vigiado, monitorado. As escolas no Brasil foram transformadas em verdadeiras cadeias, cercadas de grades, cadeados, câmeras, parece que estamos lidando com bandidos..... Cansei!

Cansei de olhar para meu estudante achando que ele está ali para me enganar, e eu tenho que ser mais esperto que ele! Cansei do sistema de notas, que nada avaliam só promove a competição e o "jeitinho brasileiro" da "cola". Já que o que importa é a nota, tanto para professor como aluno, resolvemos isso na base do cambalacho!! O que se estimula é a ação antiética, quantas vezes eu não ouvi: "Você pode colar.... desde que eu não pegue!!!" “desde que eu não pegue”!!!! se isso não é um incentivo à hipocrisia, à imoralidade, à falta de Ética, o que é???????

Cansei!!! E acredito que muitos de vocês também cansaram! Entristeci-me nesta semana ao ler postagens em Redes Sociais  sobre a volta às aulas, todas elas ironizando o fim das férias e o reinício do “martírio”, para professores e alunos. Senti-me mal!! Senti-me mal, por que amo o que faço, amo a sala de aula, amo a educação, amo minha profissão! Senti-me mal, muito mal, mesmo porque os posts vieram inclusive de professores....chegamos ao fundo do poço!

A tristeza e o cansaço me fizeram refletir, ou ampliar a reflexão que há muito já faço sobre minha práxis pedagógica. Há muito tempo já não trabalho com aulas convencionais, nem provas e muito menos meço o desempenho de meus estudantes com notas. Mas só isso não me basta, preciso ir além, precisamos ir além....se esperar algo dessa instituição falida e fora de sincronia com a realidade..... morrerei antes, muito antes...Assim, venho em busca de ajuda!

Ajuda, para que? Sonho em criar um espaço onde a Lectio e a Disputatio – isso mesmo, Leitura e Disputa – método das escolas medievais, que fez a renascença, que fez pensadores do calibre de Thomás de Aquino, Erasmo de Rotherdam, Descartes, dentre tantos outros. Uma educação preocupada em educar o espírito humano para o debate, para a discussão das ideias; a boa e velha Maiêutica socrática, o bom e velho método Peripatético de Aristóteles, a boa e velha conversa, o diálogo e a troca de experiências, envolvendo todas as áreas do conhecimento. Sonho com um espaço onde se possa discutir cientifica e filosoficamente tudo!! Um espaço onde todos os saberes possam se encontrar sem o rótulo que lhes foram dados pela modernidade! Enfim, um espaço de estudo onde não exista muros, onde as ideologias possam se engalfinhar em discussões intermináveis, mas sempre pautadas pela ética e mediadas pela razão, sem nos esquecermos dos afetos fazem de nós o que somos!


Enfim! Convido a todos que tenham o mesmo sonho, a sonhar comigo em 2016 esse espaço eu ja tenho.

8 comentários:

  1. Professor que belo texto. So vc mesmo pra conseguir afzer eu ler as 04hs da madrugada. Concordo em gênero numero e grau, eu sou uam que levei pau no ENEM. Bjs. Micaela

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  2. Belas Palavras......estamos juntos. ;)

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  3. Professor, a que o sr. atribui essa inercia dos gestores de escola, pois eles sabem que esse modelo esta falido porque insistem? Robson-BA

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    1. Caro Robson, essa resposata e mais complexa do possa imaginar nossa vã filosofia. Na verdade tem muita gente ganhando dinheiro com a "burrice" da população. Temos grandes multinacionais comprando sistemas de ensino no Brasil com um único objetivo " massificar a burrice". E lógico, o MEC nada faz porque ele tem parte nisso. E para aqueles que acham que sou apocalíptico, vejam o resultado do PISA dos ultimos 10 anos. O Brasil sempre figura como um dos tres piores do mundo em educação, estamos atrás do HAITI para se ter um idéia.

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  4. A inercia permanece por que é conveniente aos que detém o poder, como o mec por exemplo, que se vê no direito de ditar o que deve e o que não deve ser ensinado. E também pela preguiça daqueles que querem evitar constrangimentos ou aborrecimentos.
    Cabe a nós buscar essa mudança a um modelo de educação onde o que importa é o conhecimento e não a doutrinação dos alunos.

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  5. Excelente texto e admirável sinceridade! Queria ter nascido no séc XVI e ter estudado no método trivium e quadrivium.

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