ENEM: AINDA UM ILUSTRE DESCONHECIDO DOS NOSSOS ALUNOS
Por Alacir Arruda
Dia 08 de janeiro de 2016 será divulgado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio-2015 (Enem). Prova realizada no final de outubro do ano passado. Sem querer ser pessimista , ja sendo, e com a experiencia de ser um dos criadores desse exame em 2008 junto ao INEP, digo sem medo de errar, que o resultado será um desastre para mais de 90% dos alunos.
Ao ser criado, em 1998, o ENEM tinha como primeiro objetivo, medir o nível de conhecimento do alunos egressos do ensino médio, baseado numa metodologia revolucionaria e mundialmente aceita alicerçada no binômio: Competências e Habilidades. Essa metodologia foi criada por intelectuais o Quilate de Jacques Delórs, Edgar Morin entre outros no ano de 1996 a pedido da ONU. No Brasil eu considero natural e justificável a inadequação de alguns jovens quanto a essa avaliação por três razões básicas;
Ao ser criado, em 1998, o ENEM tinha como primeiro objetivo, medir o nível de conhecimento do alunos egressos do ensino médio, baseado numa metodologia revolucionaria e mundialmente aceita alicerçada no binômio: Competências e Habilidades. Essa metodologia foi criada por intelectuais o Quilate de Jacques Delórs, Edgar Morin entre outros no ano de 1996 a pedido da ONU. No Brasil eu considero natural e justificável a inadequação de alguns jovens quanto a essa avaliação por três razões básicas;
- 1º) o nosso jovem não é preparado para esse tipo de prova.
Possuímos um currículo ultrapassado, engessado e conteudista onde o
aluno é visto como um depósito de conhecimentos. Os professores vão
“entupindo” matérias fragmentadas em suas cabeças depois cobram em
provas sem qualquer contexto, ou seja, tudo aquilo que o ENEM condena.
-2º) os professores, viciados nesse modelo bancário conteudista, não
conseguem estabelecer relações, construir pontes ou contextualizar suas
disciplinas aos moldes do que exige a matriz ENEM, alguns por comodismo
e outros porque desconhecem mesmo o ENEM.
-3º) somos um país que, culturalmente, não possui o hábito da
leitura e o ENEM exige do aluno o domínio dessa competência.
Todos os Itens do ENEM
possuem; texto base, enunciado, distratores e alternativas. Sendo que o
texto base corresponde de 50% a 80% da resposta correta. O problema
está justamente ai, nosso aluno lê, mas não compreende. Muito menos
consegue contextualizar aquilo que leu. Isso ocorre pelo fato de sermos
o país que menos lê na America Latina e um dos mais atrasados nesse
quesito no mundo. Querer que um aluno, hoje com 17- 18 anos, que teve
como literatura mais importante nos últimos 5 anos “Crepúsculo, Lua
Nova e Amanhecer” e assistiu nos cinemas toda a saga "X Men e
Vingadores" saia bem no ENEM é um tremendo engodo.
O que eu defendo e, há
mais de 6 anos venho sofrendo severas criticas por isso, é que as
escolas, sobretudo as privadas, comecem ( pra ontem) o processo de
transição do vestibular tradicional -QUE NÃO EXISTE MAIS- salvo uma
meia dúzia de faculdades no Brasil, para o PRÉ-ENEM, ou seja que os
cursinhos preparem seus alunos para o ENEM que hoje é aceito como
requisito único em 93% das federais brasileiras e as a outras 7% ate
2016 estarão nesse grupo, inclusive USP e UNICAMP. O que não pode é o
que ocorre hoje, o aluno que vai prestar só ENEM fica como um bobo
alegre nas aulas, uma vez que ele não consegue estabelecer conexão
entre aquilo que é ensinado e as questões do ENEM.
Mas para que isso
ocorra, faz se necessário que escolas se reinventem, aprendam a
aprender, uma vez que precisam preparar seus professores, capacita-los a
partir da plataforma ENEM e suas matrizes. Tive a oportunidade de ter
sido convidado pelo INEP em 2006 para elaborarmos estruturalmente o Novo
Enem que passou a vigorar em 2009 com 180 questões. Confesso que foi
uma experiencia unica, onde aprendi efetivamente o que seja educcão
moderna, voltada para resultados.
Fui professor de
cursinhos e ensino médio em grandes escolas e sistemas de SP: como
Anglo, Objetivo, COC e Poliedro e ate coordenei algumas delas. Foi
então que, usando da bagagem adquirida em Brasilia junto ao Inep na
construção do Novo Enem, resolvi colocar em pratica o modelo pedagógico
ENEM. Escolhia algumas aulas de forma aleatória, colocava em sala de
aula 4 professores, sorteava um tema qualquer, como por ex: II Guerra
Mundial que pode, a principio, ser uma tema de história, mas se
aplicarmos as matrizes do ENEM ele se transforma em um tema
interdisciplinar, ou seja, o prof. De história abre a aula,
contextualizando todo processo histórico do período, o de geopolítica
contextualiza todos os interesses e etnias envolvidas, o de física trata
da balística (ótica), movimentos, fissão e fusão nuclear e o de química
analisa a composição dos gases que foram utilizados pelo regime nazista
no processo de limpeza étnica praticado contra judeus e outras etnias.
A aula fica interessante, não é maçante para o aluno visto que, em 1
hora, 4 professores falam no máximo 20 minutos. Isso faz com que
aluno, perca o medo e comece a entender o que é o ENEM, que tem como
função principal inter-relacionar o conhecimento transpor as áreas.
A pergunta que não quer
calar. Estarão as escolas de Cuiabá dispostas a isso?? Ou preferem a
zona de conforto estabelecido por um modelo Anglo-Saxão de perguntas e
respostas desconexas que tem dominado a educação privada no Brasil há
mais de 60 anos? Não tenho dúvida que a primeira que realizar essas
mudanças será destaque e vanguarda no Estado. Aquelas que recusam tal
sistema, e que assentam-se sob a égide do tradicionalismo estão
fadadas ao fim....
Sugestão de Leitura: " Educação: um tesouro a descobrir". Jacques Delórs Org..
Este livro trata do perfil do aluno do seculo XXI e foi base para construção do ENEM
Professor parabens pelo artigo, penso exatamente como vc. Minha duvida é, vc abrirá o Pre Enem 2016 de medicina como sempre fez? Se for eu volto a Cuiabá. Abilio-GO
ResponderExcluirOla Abilio, obrigado por estar por aqui. Quanto ao projeto, existe uma possibilidade de fazermos algo grande esse ano, mas como sera um grupo reduzido de alunos e so para medicina lhe oriento ficar ai no WR mesmo, ele é ruim, mas e o menos ruim da região. abs
ExcluirAlacir, fiquei um ano com vc na epoca do CIN e depois fiz maxi e master, desaprendi tudo que me ensinou, com vc fazia 740 , 750 pontos no enem, nesses cursinhos jamais passei de 650 pontos. Preciso voltar a estudar com vc meus amigos que estiveram com vc em 2013 hoje estao no 4 ano de medicina em boas federais. Posso voltar? Paulo Cesar
ResponderExcluirola paulo, um abraço a vc. Meu amigo eu jurava que vc ja estaria conluindo medicina. Obrigado pela parte que me toca. Paulo entro em contato com vc qualquer coisa ok. ?
ExcluirAlacir eu lembro de uma aula assim que vc deu no CIN, vc o augusto o rodolfo ou seja quimica, geopolitica e historia. Eu assisti e nunca vi nada igual, tres professres em sala de aula ao mesmo tempo. O mais interessante era a cara do Rodolfo e do Agusto que nao sabiam o que vc iria fazer vc os chamou e nao disse nada a eles, achei o maximo quando vc abriu a aula e depois de 20 min passou a palavra para o Augusto.Cara demais. Isso sim e aula ENEM. Hoje estou na UFMT graças a vc e digo sem medo de errar. VC E O CARA QUE MAIS ENTENDE DE ENEM DO MT. bjs. Bianca
ResponderExcluirOi Bianca. Quanto tempo? Saudades e me lembro sim desse dia, alias algo inedito no Mato Grosso, e fiquei feliz com o resultado uma vez que a sala aplaudiu de pé lembra? Kibom que vc atingiu seus objetivos estamos aqui tentando ajudar outros. Um bj
ExcluirParabéns pelo artigo e,para um maior conhecimento além do livro sugerido, aconselho também a verem o documentário chamado EDUCAÇÃO PROIBIDA. Certeza que muitos alunos irão se identificar, assim como eu!
ResponderExcluirKá, obrigado por estar po esta por aqui, és sempre bem vinda. Vc esta correta, esse documentario eu assisti em 2011 em SP quando ministrava aulas no sistema anglo de ensino, sem dúvida uma síntese da realidade nua e crua do nosso sistema educacional. Um sistema, absolutamente, falido, tanto na esfera pública quanto na privada. bJS
ExcluirAlacir, porque você nao monta uma escola sua aqui na capital, com seu metodo. Cara vc ja testou viu que deu certo, meu amigo a idéia e sua vai fundo. Tenho certeza que tera que fazer prova para que alunos possam frequentar, eu vi o que vc fez em 2013, 100% de aprovação, cara imagiuna uma sala com 40 alunos? Conte comigo. Marcelo
ResponderExcluirMarcelo obrigado por sempre estar prestigiando o Blog, chegamos a 1 milhão de visualizações em 2,5 anos de Blog e mais de 160 países ja acessaram graças a pessoas como vc. Bom Marcelo, vc me conhece bem, sabe do meu comprometimento com a educaçação em regime integral e tbm sabe que nao sou empresario da educação, logo nao tenho essa pretensão por dois motivos basicos: primeiro nao quero, segundo mesmo que eu quissesse nao teria capital$$$. E isso! Um abraço e aparece. Grato.
ExcluirEu gostaria de participar desse projeto, meu nome e Douglas Costa quero fazer medicina estudei a vida toda em particulares mas conheço a fama sua Alacir. Se puder eu gostaria. att. Douglas. 9876-3211
ResponderExcluirObrigado Douglas, mas nao coloque telefone, me mande um e-mail
ExcluirAbs.