quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

ENEM e o desastre que é o sistema

 ENEM:  AINDA UM ILUSTRE DESCONHECIDO DOS NOSSOS ALUNOS 

Por Alacir Arruda


      Dia 08 de janeiro de 2016 será divulgado  o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio-2015 (Enem). Prova realizada no final de outubro do ano passado. Sem querer ser pessimista , ja sendo, e com a experiencia de ser um dos criadores desse exame em 2008 junto ao INEP, digo sem medo de errar, que o resultado será um desastre para mais de 90% dos alunos.

    Ao ser criado, em 1998, o ENEM tinha como primeiro objetivo, medir o nível de conhecimento do alunos egressos do ensino médio, baseado numa metodologia revolucionaria e mundialmente aceita alicerçada no binômio: Competências e Habilidades. Essa metodologia foi criada por intelectuais o Quilate de Jacques Delórs, Edgar Morin entre outros no ano de  1996 a pedido da ONU. No Brasil eu considero natural e justificável a inadequação de alguns jovens quanto a essa avaliação por três razões básicas;

      - 1º) o nosso jovem não é preparado para esse tipo de prova. Possuímos um currículo ultrapassado, engessado e conteudista onde o aluno é visto como um depósito de conhecimentos. Os professores vão “entupindo” matérias fragmentadas em suas cabeças depois cobram em provas sem qualquer contexto, ou seja, tudo aquilo que o ENEM condena.

    -2º) os professores, viciados nesse modelo bancário conteudista, não conseguem estabelecer relações, construir pontes ou contextualizar suas disciplinas aos moldes do que exige a matriz ENEM, alguns por comodismo e outros porque desconhecem mesmo o ENEM.

        -3º) somos um país que, culturalmente, não possui o hábito da leitura e o ENEM exige do aluno o domínio dessa competência. 
     
      Todos os Itens do ENEM possuem; texto base, enunciado, distratores e alternativas. Sendo que o texto base corresponde de  50% a 80% da resposta correta. O problema está justamente ai, nosso aluno lê, mas não compreende. Muito menos consegue contextualizar aquilo que leu. Isso ocorre pelo fato de sermos o país que menos lê na America Latina e um dos mais atrasados nesse quesito no mundo. Querer que um aluno, hoje com 17- 18 anos, que teve como literatura mais importante nos últimos 5 anos “Crepúsculo, Lua Nova e Amanhecer” e assistiu nos cinemas toda a saga "X Men e Vingadores" saia bem no ENEM é um tremendo engodo.

           O que eu defendo e, há mais de 6 anos venho sofrendo severas criticas por isso, é que as escolas, sobretudo as privadas, comecem ( pra ontem) o processo de transição do vestibular tradicional -QUE NÃO EXISTE MAIS- salvo uma meia dúzia de faculdades no Brasil, para o PRÉ-ENEM, ou seja que os cursinhos preparem seus alunos para o ENEM que hoje é aceito como requisito único em 93% das federais brasileiras e as a outras 7% ate 2016 estarão nesse grupo, inclusive USP e UNICAMP. O que não pode é o que ocorre hoje, o aluno que vai prestar só ENEM fica como um bobo alegre nas aulas, uma vez que ele não consegue estabelecer conexão entre aquilo que é ensinado e as questões do ENEM. 

            Mas para que isso ocorra, faz se necessário que escolas se reinventem, aprendam a aprender, uma vez que precisam preparar seus professores, capacita-los a partir da plataforma ENEM e suas matrizes. Tive a oportunidade de ter sido convidado pelo INEP em 2006 para elaborarmos estruturalmente o Novo Enem que passou a vigorar em 2009 com 180 questões. Confesso que foi uma experiencia unica, onde aprendi efetivamente o que seja educcão moderna, voltada para resultados. 

            Fui professor de cursinhos e ensino médio em  grandes escolas e sistemas de SP: como Anglo, Objetivo, COC e  Poliedro e ate coordenei algumas delas. Foi então que, usando da bagagem adquirida em  Brasilia junto ao Inep na construção do Novo Enem,  resolvi colocar em pratica o modelo pedagógico ENEM. Escolhia algumas aulas de forma aleatória, colocava em sala de aula 4 professores, sorteava um tema qualquer, como por ex: II Guerra Mundial que pode, a principio, ser uma tema de história, mas se aplicarmos as matrizes do ENEM ele se transforma em um tema interdisciplinar, ou seja, o prof. De história abre a aula, contextualizando todo processo histórico do período, o de geopolítica contextualiza todos os interesses e etnias envolvidas, o de física trata da balística (ótica), movimentos, fissão e fusão nuclear e o de química analisa a composição dos gases que foram utilizados pelo regime nazista no processo de limpeza étnica praticado contra judeus e outras etnias. A aula fica interessante, não é maçante para o aluno visto que, em 1 hora, 4 professores falam no máximo 20  minutos. Isso faz com que aluno, perca o medo e comece a entender o que é o ENEM, que tem como função principal inter-relacionar o conhecimento transpor as áreas.

       A pergunta que não quer calar. Estarão as escolas  de Cuiabá dispostas a isso?? Ou preferem a zona de conforto estabelecido por um modelo Anglo-Saxão de perguntas e respostas desconexas que tem dominado a educação privada no Brasil há mais de 60 anos? Não tenho dúvida que a primeira que realizar essas mudanças será destaque e vanguarda no Estado. Aquelas que recusam tal sistema, e que assentam-se sob a égide do tradicionalismo estão fadadas ao fim....




Sugestão de Leitura: " Educação: um tesouro a descobrir". Jacques Delórs Org..
Este livro trata do perfil do aluno do seculo XXI e foi base para construção do ENEM


12 comentários:

  1. Professor parabens pelo artigo, penso exatamente como vc. Minha duvida é, vc abrirá o Pre Enem 2016 de medicina como sempre fez? Se for eu volto a Cuiabá. Abilio-GO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Abilio, obrigado por estar por aqui. Quanto ao projeto, existe uma possibilidade de fazermos algo grande esse ano, mas como sera um grupo reduzido de alunos e so para medicina lhe oriento ficar ai no WR mesmo, ele é ruim, mas e o menos ruim da região. abs

      Excluir
  2. Alacir, fiquei um ano com vc na epoca do CIN e depois fiz maxi e master, desaprendi tudo que me ensinou, com vc fazia 740 , 750 pontos no enem, nesses cursinhos jamais passei de 650 pontos. Preciso voltar a estudar com vc meus amigos que estiveram com vc em 2013 hoje estao no 4 ano de medicina em boas federais. Posso voltar? Paulo Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola paulo, um abraço a vc. Meu amigo eu jurava que vc ja estaria conluindo medicina. Obrigado pela parte que me toca. Paulo entro em contato com vc qualquer coisa ok. ?

      Excluir
  3. Alacir eu lembro de uma aula assim que vc deu no CIN, vc o augusto o rodolfo ou seja quimica, geopolitica e historia. Eu assisti e nunca vi nada igual, tres professres em sala de aula ao mesmo tempo. O mais interessante era a cara do Rodolfo e do Agusto que nao sabiam o que vc iria fazer vc os chamou e nao disse nada a eles, achei o maximo quando vc abriu a aula e depois de 20 min passou a palavra para o Augusto.Cara demais. Isso sim e aula ENEM. Hoje estou na UFMT graças a vc e digo sem medo de errar. VC E O CARA QUE MAIS ENTENDE DE ENEM DO MT. bjs. Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca. Quanto tempo? Saudades e me lembro sim desse dia, alias algo inedito no Mato Grosso, e fiquei feliz com o resultado uma vez que a sala aplaudiu de pé lembra? Kibom que vc atingiu seus objetivos estamos aqui tentando ajudar outros. Um bj

      Excluir
  4. Parabéns pelo artigo e,para um maior conhecimento além do livro sugerido, aconselho também a verem o documentário chamado EDUCAÇÃO PROIBIDA. Certeza que muitos alunos irão se identificar, assim como eu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ká, obrigado por estar po esta por aqui, és sempre bem vinda. Vc esta correta, esse documentario eu assisti em 2011 em SP quando ministrava aulas no sistema anglo de ensino, sem dúvida uma síntese da realidade nua e crua do nosso sistema educacional. Um sistema, absolutamente, falido, tanto na esfera pública quanto na privada. bJS

      Excluir
  5. Alacir, porque você nao monta uma escola sua aqui na capital, com seu metodo. Cara vc ja testou viu que deu certo, meu amigo a idéia e sua vai fundo. Tenho certeza que tera que fazer prova para que alunos possam frequentar, eu vi o que vc fez em 2013, 100% de aprovação, cara imagiuna uma sala com 40 alunos? Conte comigo. Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo obrigado por sempre estar prestigiando o Blog, chegamos a 1 milhão de visualizações em 2,5 anos de Blog e mais de 160 países ja acessaram graças a pessoas como vc. Bom Marcelo, vc me conhece bem, sabe do meu comprometimento com a educaçação em regime integral e tbm sabe que nao sou empresario da educação, logo nao tenho essa pretensão por dois motivos basicos: primeiro nao quero, segundo mesmo que eu quissesse nao teria capital$$$. E isso! Um abraço e aparece. Grato.

      Excluir
  6. Eu gostaria de participar desse projeto, meu nome e Douglas Costa quero fazer medicina estudei a vida toda em particulares mas conheço a fama sua Alacir. Se puder eu gostaria. att. Douglas. 9876-3211

    ResponderExcluir