quinta-feira, 26 de dezembro de 2013


As  Origens  da Maçonaria
Por Alacir Arruda
Existe uma curiosidade  muito  grande no que diz respeito a Maçonaria. Alguns alunos tem me solicitado constatemente que escrevesse algo sobre a Irmandade mais respeitada do mundo. Em 2006 tive a honra de realizar uma palestra na Grande Loja de Barra Mansa-RJ onde na oportunidade discorri em 2 horas mais de 12000 anos de história. Aqueles que ignoram qual o verdadeiro papel da maçonaria  a consideram uma religião, outros uma seita alguns desinformados chegam a ligar essa Irmandade milenar a cultos satânicos entre outras comparações sem qualquer nexo. O primeiro ponto a ser esclarecido é que a Maçonaria é uma Irmandade, um grupo de pessoas que  se reunem  com objetivos comuns e possuem uma serie de  rituais que são milenares.

 Segundo Charles Bernardin, maçom e historiador francês, em sua obra”Notas Para  Servir a História da Maçonaria em Nanc”(l9O9), há 39 origens possíveis para a Ordem  Maçônica, dentre as quais pode-se destacar: Os obreiros construtores do período Gótico, os construtores das pirâmides do antigo Egito, os antigos Celtas nas llhas Britânicas, os Romanos, os Templários, os antigos cristãos, os Jesuítas, os Judeus e os construtores de Highlands (Escócia).

De posse dos ensinamentos básicos da Ordem maçônica, muitas destas origens caem por (erra, principalmente as de cunho exclusivamente religioso, como a dos Jesuítas, Góticos e Judeus. Há 3 teses mais ventiladas sobre a origem da nobre ordem: Sua fundação pela antiga Roma, sua aparição durante obras egípcias e mesopotâmicas, e a construção do templo de Salomão.

As duas primeiras teses carecem dc embasamento histórico para serem comprovadas. Na primeira, a tradição cita que a Ordem Maçônica teria sido fundada por Numa Ponpílio, Rei de Roma, em 715 A.C. Numa Ponpílio teria sido o 2° Rei de Roma, tendo sucedido o lendário Rômulo. Não há nenhum fato histórico que comprove a existência deste monarca, somente as lendas da velha Roma. Isto faz com que seja uma tese muito frágil para que a origem da maçonaria seja aceita como tal.

A segunda tese, de que a maçonaria teria sido criada em antigas construções no Egito, ou Mesopotâmia vai de encontro com os princípios básicos da Ordem. Nas construções executadas neste período, tinham-se como mão de obra trabalhadores escravos, prisioneiros de guerra e vítimas do trabalho forçado. Pedreiros não livres não poderiam conceber os pilares da Ordem Maçônica porque não os conheciam. Neste tipo de trabalho, não pode haver a liberdade, a igualdade, muito menos a fraternidade, por isto, da mesma forma, refuta-se esta origem.

É interessante neste momento, abrir—se um parênteses para indicar os principais acontecimentos do povo Judeu, o que será interessante para elucidar o caráter universal da Maçonaria: O povo Judeu é uma das 12 tribos de Abraão e habitava a passagem entre os continentes asiático, africano e europeu. Foram escravizados por volta do ano 1500 A.C. pelos egípcios, e libertados por Moisés em 1200 A.C. O Rei David, por volta do ano 1000 A.C. estabeleceu a nação judaica, derrotando seus principais inimigos. Seu sucessor, o Rei Salomão, expandiu e deu glória a nação judaica. Após sua morte, um grande período de invasões e escravidões perseguiu o povo Judeu - Sírios, babilônios, Macedônios, Gregos e romanos. No ano 70 D.C, retaliando urna revolta dos Judeus contra César, o General Tito Vespasiano destruiu Jerusalém e o templo de Salomão. Nesta época Ficou proibido que os Judeus habitassem a região, tendo estes se espalhado pela Europa e Cáucaso. Em 1948, a ONU cria o Estado de Israel, não obstante outros povos árabes que já habitavam a região.

Retornando às origens da maçonaria, analisar-se-á à construção do Templo de Salomão, por volta de 970 A.C. Este Rei não possuía mão de obra nem perícia técnica para construir o templo que o próprio Jeová (iavé) havia ordenado. A Bíblia cita que! ‘designou Salomão setenta mil homens para levarem as cargas, oitenta mil, para trabalharem nas montanhas e três mil e seiscentos para dirigirem a obra’.

O Dr Jayro Boy de Vasconcelos, em sua obra A Fantástica História da Maçonaria (1999) explica que” Salomão, para tanto , comunicou sua difícil missão ao Rei de Tiro, amigo e aliado, que lhe enviou Hirão Abiff—o mais famoso e hábil arquiteto do reino. Salomão concedeu todas as honras a 1-lirão, confiando-lhe a direção dos operários e o levantamento da planta do templo’.

Eram 153600 estrangeiros que foram recrutados para Israel. Para gerenciar de forma lógica esta grandiosa massa humana, é que foram criados os três primeiros graus maçônicos. Os 80000 aprendizes que retiravam a pedra bruta,os 70000 companheiros que a poliam, retiravam as arestas e a transportavam, e os 3600 mestres que a trabalhavam, davam forma, construíam e fiscalizavam o trabalho. Com esta divisão histórica, o Rei Salomão e sua equipe criaram os alicerces da Maçonaria.

Ensina o “Dr Boy de Vasconcelos” - Os 153600 pedreiros foram recrutados de forma voluntária, pois eram homens livres, dispostos a aprender um ofício ou já sendo os melhores mestres na arte da construção.” Para que haja uma relação salutar de trabalho entre empregado e empregador, há de se realizar o pagamento pelos serviços prestados. O mesmo autor continua dizendo “Assim, seu líder tinha a liberdade de concluir o quanto cada um deles deveria receber pelo trabalho’.

Foi criado um sistema de senhas para identificar quem realmente era um trabalhador e quanto deveria ser pago a cada um destes 153600 homens. A cada um dos grupos, foi ensinado um diferente tipo de toque, um sinal especíFico, uma palavra e uma forma de bater à porta do templo, uma vez que lá eram realizados os pagamentos. Frisou-se que estes toques, sinais, palavra e forma de bater à porta eram secretos, porque se alguma pessoa que não era trabalhadora os soubesse, poderia, indevidamente receber um salário que não fazia jus. A palavra era alterada sisternaticamente para que, se algum trabalhador fosse demitido, não teria acesso ao templo por não saber a nova palavra secreta. Desta forma surgiram os sinais de reconhecimento entre os Maçons. 

Após o término da construção do Templo de Salomão, os Maçons passaram a prestar trabalhos de ampliação e reparos, bem como a trabalhar em outros empreendimentos da arquitetura e engenharia civil.
Na síntese histórica do povo Judeu, é fácil constatar a enorme variedade de contato com povos diferentes que aquela região teve. Além de ser a passagem entre 3 continentes, aquelas terras foram invadidas várias vezes, o que fez com que os Maçons que habitavam. a região tomassem contato com várias nacionalidades, etnias e religiões, , espalhando-se pelo mundo, realizando seu ofício e guardando suas tradições.
No Brasil, a primeira loja fundada foi cm 1 797, com o título de Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros da Luz, no Arraial da Barra, cm Salvador. Posteriormente tem-se a fundação da Loja União no Rio dc Janeiro (1800), rebatizada de Loja Reunião  (1802).


4 comentários:

  1. Prof. existe alguma confirmação de que Jesus realmente era Maçon?? Que Pôncio Pilatos ofereceu a ele a sua salvação se ele resolvesse integrar o Grupo de Maçons de Jerusalem?? Parabens pelo belo artigo..

    ResponderExcluir
  2. Bom...comprovação cientifica mesmo não ha nem que Jesus existiu. A ciencia entende e analisa Cristo muito mais como uma figura mitica que como alguem real, porem, na epoca possivel que jesus viveu o Imperio Romano dominava quase todo o mundo conhecido expandindo não somente os seus valores mas, sobretudo, sua doutrina e o Imperador tinha grandes interesses em pessoas que influenciassem outras como Jesus. Ainda hoje a Maçonaria realiza convites a pessoas influentes e que possam agregar a Irmandade algo novo é isso que faz com que a Maçonaria tenha se mantido forte após sofrer varios ataques, sobretudo, da Igreja Catolica. Por fim, não duvido que se cristo realmente existiu e causou toda aquela comoção no povo de sua época é possivel sim que o Governador de Jerusalem tenha feito esse convite a ele, uam vez que na visão dpos maçons a palavra Una-se aos bons é muito difundida. Espero ter ajudado..abs e obrigado

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Professor! Muito intrigante essa irmandade. Particularmente sempre tive curiosidade à respeito dos maçons. Então aproveitando o ensejo pergunto a você, por que só os homens participam da confraria? Sei que as mulheres participam em determinadas atividades, porém nunca associadas as reuniões misteriosas realizadas por eles. Já ouvi várias explicações, mas nenhuma esclarecedora. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Janaina, sem querer vc ja respondeu.Existe um papel destinado às mulheres nas confrarias de Origem Escocesas, porém, as reuniões fechadas "ditas misteriosas" só homens frequentam por tradição mesmo, não é nada relacionado a discriminação ou coisa do gênero..Um grande historiador da maçonaria norteamericana conta um história interessante. Quando George Washington, primeiro presidente americando e heroi nacional nos estados unidos, e que era um Maçon, estava tentando levar a mulher a uma reunião de sua Loja, foi comunicada que os filhos estavam em casa aos berros, logo, George disse a ela, "ta vendo a dificuldade que é para o sexo feminino participar disso". Mas é apenas uma história ate o que estudei, existe um grande respeito dos maçons para com sexo feminino é apenas uma tradição o fato de so homens fazerem parte do ciclo fechado...Abs....espero ter ajudado

      Excluir