quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

politica (gem) brasileira

A GRANDE HIPOCRISIA CHAMADA: POLÍTICA BRASILEIRA

Por Alacir Arruda 

As idiossincrasias que regem a nossa política são compreensíveis e aceitáveis apenas em um país como o nosso. Não há nação no mundo que aceite tal comportamento de seus homens públicos e permanece na inércia. Senão vejamos:

O atual ministro da educação, recém empossado por Dilma Roussef, Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes, por exemplo, é um caso a ser estudado sociologicamente. Cid governou o Estado do Ceará no período (2006-2010) -antes havia sido Deputado e Prefeito de Sobral- e juntamente com seus irmãos, loteou este Estado se apossando de todos os seus limites e usando de todos os artifícios legais e ilegais para se manterem como "coronéis" dando as cartas na política daquele Estado. Sarney deve ser o ídolo deles. Interessante é que a frase mais conhecida do, hoje, Ministro da Educação, Cid Gomes é: “ Quem desenvolve atividade pública deve colocar o amor pelo que faz na frente do retorno financeiro. Quem entra em atividade pública deve entrar por amor, não por dinheiro” (sic). Essa frase foi proferida durante a greve dos professores do seu Estado em 2011, só lembrando que greve é um direito Constitucional ( LEI Nº 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989) . Esse senhor disse ainda:


Bom, vamos analisar com calma todas as colocações desse senhor para que não incorramos em injúria . Primeiro ele diz que a atividade publica deve ser exercida de forma voluntária, feita por amor, quem la está, não deve buscar retorno financeiro. Como então ele explica o crescimento exponencial de seu patrimônio desde que se tornou político? Apesar de ter declarado à Justiça Eleitoral um Patrimônio de pouco mais de meio Milhão (511.000,00) estima-se que o patrimônio desse senhor é pelo menos 20 vezes maior que isso. Os irmãos Cid, Ciro e Ivo Ferreira Gomes agem com uma atitude despótica no Ceará. Criaram uma oligarquia e uma superioridade que os habilita a agir dessa forma — diz um vereador de Fortaleza. 

Vivemos no Ceará o império de um governante que se estabelece como um monarca absoluto. Quem garante que não houve superfaturamento e outros desvios? Além dos gastos que podem ter sido superfaturados com essa frota nova, temos um levantamento de gastos com aluguel e frete em jatinhos e helicópteros no governo Cid que chega a R$ 68 milhões. Que governo para voar! Isso é o que eu chamo de governo voador — criticou Heitor Ferrer, vereador.”

O desabafo desse vereador veio após e então governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), ter “montado” uma frota de helicópteros, integrada por quatro aeronaves equipadas com o que há de mais moderno — sem licitação. Enquanto a União discute, há anos, qual empresa estrangeira (alemã, sueca, francesa ou americana) oferece melhores condições para a compra de caças para a Aeronáutica, Cid Gomes não teve dúvidas: usou uma brecha no Programa de Modernização Tecnológica da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que dispensa licitação especificamente para compra de equipamentos — não exatamente helicópteros — para operar, junto ao banco alemão MLW Intermed, a compra milionária de quatro helicópteros biturbinados. Até agora, pelas três últimas aeronaves que chegaram em setembro de 2013 o governo do Ceará desembolsou à época R$ 78 milhões, lembrem-se que 10% são sagrados como todos sabem.

E tem mais. Uma investigação da Polícia Federal foi realizada, em 2010, sobre um suposto desvio de 300 milhões de reais de verbas do Ministério da Integração Nacional, entre 2003 e 2009, quando seu irmão Ciro Gomes era o titular da pasta, para financiar campanhas políticas dele e do irmão Cid Gomes. A investigação também apurou o alegado envolvimento de Cid Gomes e do político cearense Zezinho Albuquerque em um esquema de desvio de recursos. ( Fonte Wikipedia)

É, os nossos políticos, salvo algumas exceções, que ainda não vi, se apoderam da coisa pública de tal forma que criam um Estado patrimonialista, onde não distinguem direito o que é público do que é privado. Todas as funções reduzem-se a incumbências ditadas pelo interesse de família ou de clã. Ao contrário de outras culturas, onde a política é um meio para favorecer os negócios, para os latino-americanos ela é o grande negócio em si. O princípio básico da economia patrimonialista, segundo Vélez, é: “privatização dos lucros, socialização dos prejuízos”. 

A coisa funciona mais ou menos assim: quem não faz parte do andar de cima, acaba pagando as “aventuras dos tiranetes”. A variável política tem preponderância sobre a variável econômica. A troca de favores é o meio para o sucesso, e não a meritocracia. Conforme Octavio Paz constatou, “o Estado moderno é uma máquina, mas uma máquina que se reproduz sem cessar”. O patrimonialismo, o aumento de patrimônio, o nepotismo e o clientelismo são, as vias que levam ao autoritarismo, através dessa crescente concentração de poder e abuso do dinheiro publico. 

Diante do acima exposto, quem é CID GOMES para dar lição de moral em alguém? Com que autoridade ele afirma que o serviço publico é para abnegados? Ele é um abnegado? Trabalha gratuitamente para o povo? Ora, deixemos de tagarelice senhores políticos e assumam que usam o serviço publico como meio de ascensão social em um país de ignorantes-iletrados. 

Faço aqui uma sugestão ao senhor Cid Gomes



8 comentários:

  1. Alacir vc esta cada dia melhor..honrada por ser sua aluna..Perfeito seu artigo. Bjs. Mikaela

    ResponderExcluir
  2. Professor parabéns pela coragem de postar isso..Sou de Fortaleza o senhor não tem noção do que essa família fez em nosso Estado e olha que nao sou vinculado a nenhum partido para não dizer que sou oposição. E a família Sarney daqui. Abs sou um admirador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anonimo...obrigado por prestigiar o Blog...Bom quanto ao que vc disse isso nao é novidade...abs

      Excluir
  3. Por isso que gosto do senhor professor, seu blog é sensacional, suas aulas também... nunca perdi uma aula sua!! Já fui pra faculdade com cólica só para assistir sua aula, e não me arrependo, se precisar vou outra vez! Bjos Da sua aluna de Psico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola minha aluna da psicologia...nao precisa tanto neh..mesmo assim agradeço a sua admiração..mas quando estiver com dor fique em casa..abs

      Excluir
  4. O que seria de nós se apenas lecionássemos somente por amor sem valorizar o nosso trabalho. Não existiria mais professor, pois como sobreviveríamos sem ter o que comer? Prof. Ivanildes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ivanildes, obrigado por estar sempre aquia..Concordo colega,,,o que seria de nós?? Abs

      Excluir