sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

pre enem


PRÉ ENEM 2015

Por Alacir Arruda

Prezados alunos, gostaria de comunicá-los que  montarei um PRÉ ENEM em 2015, mesmo que eu tenha que custeá-lo com recursos próprios, como fizemos em 2013 e aprovamos 100%. Após ver esse vexame onde  mais de meio milhão de estudantes  zeraram a  Redação do último Enem e notas medíocres como 400, 500,  550 pontos, 600 pontos, eu, como elaborador de Itens do ENEM, desde 2006 e  avaliador Institucional do MEC desde 2002,  me sinto na obrigação e fazer algo que ajude mudar esse quadro. 

Como vocês sabem, não sou empresário da educação e não tenho posses além disso,  jamais compreendi a educação   como fim ($$$) e sim como meio de você chegar a algum lugar, mas preciso fazer algo.  É aviltante aquilo  que  hoje essas instituições de ensino  praticam no que se refere  a preparação dos alunos. Continuam usando a mesma metodologia que o sistema Anglo trouxe da Inglaterra na década de 40, e que funcionou muito bem por 60 anos,  só que o mundo mudou. Ou seja, o que fazem? Preparam o aluno para pré-vestibular num país onde isso não existe mais. Então, o  "coitado"  estuda feito um  "monge budista"  e vai fazer o ENEM, isso, sem qualquer embasamento do que seja esse exame,  o resultado é isso que hoje a mídia grita, motivo de piada ate da ´Presidenta, ( o que ela esquece,  quando faz piadinha no twitter, é que esses quasse 600 mil que zeraram a redação são "SEUS FILHOS", crias da incompetência do  próprio PT) .

Em suma, em 2015  colocarei em prática novamente aquele laboratório que fizemos em 2013, os interessados em compor esse grupo me mandem e-mail, o meu endereço de e-mail esta na descrição do BLOG acima, que em  fevereiro ja faremos a primeira reunião. Vou contactar um grupo de professores das áreas que  não domino, treiná-los a partir da matriz ENEM,  e vamos à luta. Se em 2013 aprovei 100% dos alunos em medicina, todos em federal, porque em 2015 não podemos repetir tal feito? Isso não é mágica, vocês me conhecem, isso é trabalho...Poucos aguentarão até o fim, mas aqueles que seguirem  ate o final do projeto, tenham a certeza que estarão preparados para o ENEM 2015.

Quanto aos cursinhos e escolas que resistem  em implantar a  metodologia ENEM, eu só posso lamentar, não pelos donos que são empresários, mas pelos seus alunos, eles não merecem isso. Temos em nossa cidade escolas com mais de 800 alunos, entre terceiros anos e cursinhos, que cobram mensalidades entre 1.000,00 e 1.500,00, algumas são consideradas escolas de "elite", dai a aprovarem 3, 4 alunos em medicina nas federais "É UMA VERGONHA ALHEIA". Quando trabalhei no Anglo tamandaré e Objetivo de  SP a ordem era aprovar 60% dos alunos matriculados no cursinho e 40% dos alunos de terceiros anos, em 8 anos lá, nunca vi números diferentes desses, logo, falo com conhecimento de causa.. é possível.  2013 eu tinha 18 alunos 11 queriam medicina e 7 engenharias, hoje todos já caminham para o 2 ano de seus sonhos em federais espalhados Brasil afora.. Isso  só  foi possível porque colocamos em pratica o tripé: Trabalho, Planejamento e Conhecimento ..


Vamos à luta......

22 comentários:

  1. Alacir to dentro....kibom que vc se comoveu...Nao importa quanto for eu farei, perdi em 2013 aquela chance de ouro, acreditei em cursinhos "canalhas" e hoje aqui estou aqui enquanto meus amigos estão no 4 sem de medicina..por favor to dentro e vo levar uma galera...abs. Luiz Carlos

    ResponderExcluir
  2. Alacir eu quero (please) deixa vaga pra mimnzinha. vou te mandar e-mail. Bjs Bianca

    ResponderExcluir
  3. To dentro Professor..onde será?? Ja tem lugar? Por favor nao esqueça de mim, sou do MAXI lembra? vou te mandar o e-mail

    ResponderExcluir
  4. Nossa kibom Alacir, ja estou mandando o Email

    ResponderExcluir
  5. Alacir u e minha namorada tamo no grupo, dessa vez tem que ir..nao suporto mais cursinhos. Valeu. Fred

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm Alacir, Suzanna e a Adryeli....Mandaremos o e-mail pra vc..reserva pra gente duas vagas Ok e nos comunique quando fizer a reunião em fevereiro..

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm...Paulo de Caceres

    ResponderExcluir
  8. OPS..ALACIR ESPERO ISSO DESDE 2013 QUANDO VC ME CONVIDOU E EU NAO FUI....DESSA VEZ TO DENTRO. PAULINHA

    ResponderExcluir
  9. Professor tem uma galera que fez maxi aqui querendo..ainda ha vaga?? Vamos mandar o e-mail para o sr. No ajude...por favor. Lucas

    ResponderExcluir
  10. Alacir que quero tambem. Meu irmao idem..como fazemos? e so mandar o e-mail? Abs. saudades. Caroline

    ResponderExcluir
  11. PROFESSOR PORQUE SA ESCOLAS DE CUIABÁ, DIGO AS CHAMADAS BOAS, NAO ADOTAM ESSA METODOLOGIA, EU LI QUE O INEP JA SUGERIU A MUDANÇA CURRICULAR DO ENSINO, PASSANDO PELO ESTILO ENEM DESDE 2010 E OS ESTADO DO CEARÁ FOI O ÚNICO QUE ADOTOU POR ISSO TODO ANO AS MELHORES NOTAS DO ENEM SÃO DE LÁ? É ESQUEMA PARA TER O ALUNO POR ANOS COM ELES?? SE FOR ISSO, SAÕ MALDOSOS..

    ResponderExcluir
  12. Professor nao esqueça de mim, Andre, vou mandar um e-mail ara o senhor..Dessa vez tem que ir..ja fiz 8 ENEM e minha maior nota foi 680 pontos, isso em cursinhos direto, minha amiga Anna Hoffmam fez o projeto que o senhor montou em 2013 e hoije ta na UFRJ cursando medicina fez 800 pontos em 2013..O inveja. Me ajude. ABS

    ResponderExcluir
  13. to dentro....nicolas de cuiaba

    ResponderExcluir
  14. Alacir te conheci numa palestra que vc fez em sinop...eu a mais 15 alunos vamos fazer seu pre enem..abs.. Carlos

    ResponderExcluir
  15. Professor, gostaríamos de saber se é possível montarmos um grupo aqui de Rondonópolis de 20 alunos para participar desse projeto..estamos pensando em alugar uma casa em Cuiabá e passamos a semana ai. Somos todos de escola particular e queremos medicina todos com mais de ENEM feitos. Te conheci numa palestra que vc fez aqui em Rondonópolis na UFMT. Vou enviar um e-mail com os detalhes do nosso grupo. Abs. Anna Karolina Mattos

    ResponderExcluir
  16. Senhores brevemente responderei todos os seus questionamentos,..Abs e obrigado pela confiança

    ResponderExcluir
  17. Alacir não esqueça da gente, estudamos com vc no CIN. Vamos todos nós. Barbara Costa.Bjs

    ResponderExcluir
  18. Professor me ajude..Fui ver minha nota do ENEM desse ano quase caí de costas, meu pai ate agora me xinga..Pagou um dos cursinhos mais caros para eu passar em medicina e fui um fracasso. Por favor arrume uma vaga pra mim..por favor. vc e minha ultima esperança. LUARA DIAS

    ResponderExcluir
  19. Professor, como avaliador do MEC e elaborador de itens do ENEM o sr. nao tem autonomia de fechar todos esses cursinhos do MT?
    QUE SAO TODOS UMA PORCARIA, pois segundo dados do IDEB temos a pior educação do centro oeste, estamos atras de Rondônia professor..é muita gente incompetente roubando nosso dinheiro..o sr. nao acha? Paulo Cesar..a vida inteira em colegio particular

    ResponderExcluir
  20. Concordo plenamente com vc Paulo Cesar. Nossa cidade tem sido vitima nos últimos anos de "bandidos" que prometem mundos e fundos e nós e na verdade só querem nosso dinheiro..1% dos alunos de medicina na UFMT são do MT professor , o sr. acha isso normal? Na minha opinião a UFMT deveria atender as necessidades daqui..e nao formar medicos para outras regiões como hoje ella faz...Falo isso com cinhecimento de causa, sou um dos 18 de 2013 que o sr. aprovou em medicina, e faço UFMT graças a sua técnica senão estaria ralando...ate hj nesses cursinhos de merda de Cuiabá, mais não acho justo na ,minha turma ter so eu e mais duas pessoas daqui. Abs. Vc é o cara mais importante que conheci em educação na vida. Saio medico em 4 anos a vc. Abs. BRUNO MATHIAS

    ResponderExcluir
  21. apoio o fechamento de todos esses cursinhos do MT professor, sao todos muito ruins. O sr. e o cara. AABS

    ResponderExcluir
  22. Caros alunos, eu entendo o descontentamento de vcs e corroboro com algumas das colocações aqui feitas, porém, a qualidade da educação de um Estado esta intimamente relacionada ao grau de cobrança do povo que aqui reside. Se essas escolas são tão ruins assim isso se deve a conivência de uma grande parcela que nelas estudam, afinal de contas, uma escola tem a cara de quem a frequenta. Falta cobrança dos alunos por um ensino melhor. Digo com respeito as particulares, pois vocês pagam e existe uma relação de consumo prevista no codigo de defesa do consumidor, a relação cliente/fornecedor, não se pode admitir escolas que só obtem lucro e a contrapartida é uma aluno jubilando em cursinhos eternamente. Com relação a pergunta do Paulo Cesar, não paulo, eu não tenho esse poder, mas posso denuncia-las junto a CEB/MEC e o CNE ( camará de educação básica do MEC e Conselho Nacional de Educação - MEC ). abs

    ResponderExcluir