quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

EDUCAÇÃO NO BRASIL

O  DNA DO NOSSO SISTEMA EDUCACIONAL: POR QUE SOMOS ASSIM?

Por Alacir Arruda


Estamos a poucos dias do inicio do ano letivo de 2017. Algumas escolas, após o dia 20 de janeiro, começam convocar seus professores para participar das famosas " reuniões de planejamento",  que eu costumo também chamar de:  " Momento Castelo Branco", que é uma rodovia em São  Paulo que liga o nada com coisa alguma. Falo isso com conhecimento de causa pois participei dessas insanidades coletivas por 22 anos. Na verdade o professor detesta esses encontros, uma vez que nada daquilo que é combinado nesse desperdício de tempo é colocado em pratica durante ano. Eu optava por dormir. O mais interessante eram as palestras que os coordenadores; programavam para compor essa semana inútil. Certa vez, em São Paulo, um grande cursinho que eu trabalhava contratou um cara que fazia Stand Up, rimos loucamente por 2 horas, dessa eu confesso que gostei. Em outra oportunidade convidaram o Padre Fabio de Melo, um sem noção, que foi contratado para nos ensinar: "estrategias pedagógicas", a pergunta é: o que esse padre, que mais parece um animador de torcida, sabe disso? Enfim...foram vários, dos quais confesso, absorvi muito pouco. Fora as tarefinhas que tínhamos que entregar no dia seguinte para o coordenador, juro que nesses 22 anos jamais entreguei uma sequer. Sempre julguei isso uma coisa pueril. Quem é professor sabe do que estou falando. 

 No Brasil  a educação é tratada dessa forma, se preocupa com aquilo que não tem a menor importância  e deixa de lado o essencial. O que precisamos hoje nas escolas? Precisamos de professores que encantem, que possibilitem que o aluno aprenda com naturalidade que possua carisma mas, sobretudo, conhecimento, que saiba de cór e salteado  os 4 pilares da educação moderna: aprender a APRENDER ,a SER, a VIVER e a CONVIVER, e a partir desses pilares construir, dentro de cada área, estratégias que possam facilitar um conhecimento no educando que seja  verdadeiramente útil. Eu desafio os coordenadores dessas escolas a produzirem uma semana de leitura da obra " Educação um Tesouro a Descobrir",  que é  a Bíblia do educador moderno e se transformou em um norte para novos modelos pedagógicos,  hoje colocados em prática nas grandes nações. Essa obra foi produzida em 1996 por vários intelectuais a pedido da  ONU,  chefiados por Jacques Delors, e tem  ajudado educadores do mundo inteiro a entender,   aquilo que seja o conhecimento e o comportamento dos jovens no   seculo XXI. Por que as  escolas brasileiras, sejam públicas ou privadas, não passam  isso aos docentes?  Sabem o porquê?  Por que não sabem!  Não conhecem essa obra, preferem ficar engessados nesse modelo medieval onde o aluno detesta a aula e o professor. 

O Professor Doutor Pedro Demo da UNB, em vários de seus livros e entrevistas (veja abaixo), tem levantado essa questão, para ele o professor brasileiro, até em função  das condições que lhes são impostas, não estuda, não prepara seu próprio material, virou um professor Control C Control V. Ou seja, para Demo o professor brasileiro virou copiador de estrategias alheias,  ele não consegue criar a sua própria, uma vez que  esta mergulhado num sistema de apostilas  e modelos pedagógicos engessados que o inibe de ter suas próprias ideias. Ainda, segundo Demo, o professor brasileiro se  transformou  em um dador de aulas, ele "dá aula" mas não possue qualquer consciência do que faz, e nem poderia visto que sai  correndo de uma escola para outra em busca da sobrevivência. 



A consequência desse descaso e o que assistimos diariamente e nas avaliações internacionais: Baixo conhecimento, indisciplina, conflitos, insatisfação com a carreira, mas o pior, uma geração inteira de analfabetos  funcionais sendo forjado em nossas escolas com a anuência total  do Estado. ( Nome do livro do Pedro Demo: " Ser professor é cuidar que o aluno aprenda- da Editora Vozes)

Tive o prazer de trabalhar no maior centro de educação desse país que é São Paulo, onde se encontram as melhores instituições de ensino do Brasil. Lá eu fui desde professor e coordenador de  escola pública,  a coordenador de cursos universitários, passando ainda pelos melhores cursinhos pré vestibulares  como os Sistemas Anglo,  Objetivo e Poliedro. Por que digo isso? Para me aparecer? Não!   Não preciso disso,afinal, nem em sala de aula estou mais, entretanto, a experiencia que adquiri  trabalhando com os melhores aponta para um futuro sombrio desse modelo ai instalado. Afirmo: a  educação brasileira  será a próxima a entrar em colapso, logo após o sistema carcerário, anotem isso. O culpado? Ora, se formos buscar, no fundo somos todos nós. Se o conceito de pecado definido pela Bíblia é: "se peca por: atos, fatos e omissões", nos enquadramos nos três. Somos omissos, pois sabemos que esse barril de pólvora uma hora irá explodir e nada fazemos. Pecamos por atos, uma vez que somos os responsáveis por eleger esses  "bandidos " que nos governam e por ultimo, assistimos diariamente a fatos que preferimos fingir que não vemos, afinal detestamos deixar a nossa "zona de conforto". Brasileiro é assim,  gosta de transferir responsabilidades, na visão popular  o responsável pela nossa  educação é o governo;  só esquecemos de um detalhe: o governo somos todos nós.

Educação no Brasil se transformou em negocio, disso todos sabem, e negócio rentável. Hoje temos grupos multinacionais controlando sistemas de ensino, faculdades particulares, alguns interessados até em gerir nossas universidades públicas  com um único objetivo $$lucro$$, que é a logica que move o sistema capitalista. E o  aluno? Bom esse é um pobre coitado que manipulado desde a mais tenra infância, não possue capacidade cognitiva  de entender a profundidade do problema que esta metido. Vive como um robô, vai para escola, senta, aí  um cidadão lá na frente fala um monte de coisas das quais ele não tem a menor noção do que se   trata, meio dia vai para casa  e se a mãe lhe perguntar qual foi a primeira aula que ele teve? Ou, o que você aprendeu hoje? Ele não tem a menor noção. É isso que esse modelo esta produzindo, seres autômatos incapazes de pensar criticamente, de produzir ideias e acima de tudo, da fazer uma leitura do mundo em que vive. 

Salve  ANGLO, OBJETIVO, COC, UNIP, CROTON, entre outros  Grupos,  que hoje controlam a mente desse alunado  que,  de suas salas acarpetadas decidem quem deve ou não entrar em medicina nas federais. Salve as reuniões de planejamento onde um grupo de professores se reúnem todo inicio de ano para discutirem "tudo, sobre absolutamente nada".  Salve você, que hoje entendeu o caos!

Contato: agaextensao@gmail.com

2 comentários:

  1. Alacir, por isso julgo voce o melhor professor que ja tivemos na vida. Voce nunca esteve preso a modelos, apostilas ou sistemas, assistir aulas suas é viajar num universo de puro conhecimento e conhecimento gostoso. Nos, da UNITAU de Taubaté, seus alunos de odontologia em 2010 temos o orgulho, hoje odontótologos que somos, de dizer: O ALACIR NOS DEU AULA. Geovane, Eduardo, SSauzano..etvc. Saudades de vc amigo

    ResponderExcluir
  2. A partir disso fica fácil entender por que alguns professores possuem salários avantajados e diretores de cursinhos tentam "prendê-los" : porque são livres, audaciosos, ousam na hora de dar aula e possuem sensibilidade para perceber a melhor forma de ensinar para aquela turma independente das apostilas que tem que seguir. Pena que o número de professores assim é escasso e onde eles trabalham poucos podem custear o ensino. Abraços

    ResponderExcluir