domingo, 7 de outubro de 2018

Aos "gênios" de plantão

  "NÃO OLHES PARA TRÁS, DA AZAR."


Por Alacir Arruda   (o pulso ainda pulsa)

Um certo livro famoso conta que há muito......muito......tempo um determinado líder se compadeceu ao ver uma prostituta sendo prestes a ser apedrejada. Aproximou-se de seus algozes e sereno lhes perguntou “ é isso mesmo que querem fazer? Matar essa mulher?” Então, que atire a primeira pedra aquele de vocês que se julga sem pecados e puro o suficiente para determinar a desgraça dessa moça! Esse livro conta ainda que os algozes ao refletirem sobre o que disse aquele homem misterioso, começaram a largar as pedras e foram se retirando. O homem então se ajoelhou e disse a mulher: “ vá moça, vá embora e não olhes para trás.”. Se eu acredito nisso? Não sei, talvez isso faça parte dos mitos e narrativas que fundamentam determinadas crenças, mas julguei necessário refletir um pouco sobre......

Fiquei 25 anos em sala de aula e se há uma coisa que os mais de 10.000 alunos que tive Brasil afora sabem é que sempre fui agnóstico, além de um critico mordaz de comportamentos religiosos e crenças que se aproximem do fanatismo. Sempre respeitei, e respeito, a fé das pessoas, mas como um homem da ciência me mantinha neutro. Não digo isso com orgulho, por vezes até me questionava; por que eu agia daquela forma sendo filho de uma mãe extremamente religiosa e praticante? Para minha mãe, os estudos me levaram a me afastar da fé.. Eu discordava dela e dizia, usando esse mesmo livro sagrado, “mãe o conhecimento liberta”; segundo João 8:32, “conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Mas por que estou falando disso?

Volta e meia tenho publicado textos neste blog, que já tem oito anos, falando da insanidade que permeia a cabeça das pessoas, sobretudo com o advento da internet. Vivo afirmando que a humanidade - include me - “enlouqueceu”. Tenho usado teóricos como Freud, Schopenhauer Nietzsche para tentar entender o que houve com a cabeça das pessoas. Na verdade eu tento entender até que ponto chega a maldade humana? Creio que nem no período da inquisição a humanidade foi tão cruel quanto hoje. As redes sociais acabaram por dar voz a imbecis que antes destilavam sua maldade apenas em conversas de “buteco”, tendo o efeito circunscrito àquele grupo. Hoje esses idiotas vão para internet escrevem o que querem de você, leem noticias falsas ou acusações sem provas isso basta para sua condenação acabando com biografias, carreiras, legados, enfim (...) O pior é que são covardes, se escondem “anonimamente” atrás de um teclado na certeza de que nunca serão encontrados. Cuidado!! Já existem meios de te achar..

Tive o prazer, mesmo não sendo religioso, de ensinar filosofia num seminário redentorista de São Paulo, lá eu tive a graça de – através do reitor desse seminário- conhecer a vida e a obra de Santa Tereza Dàvila, uma mulher maravilhosa e muito além de seu tempo. Santa Tereza dizia: “ existe dentro de cada ser humano duas feras que se digladiam, uma boa e outra má, vence aquela que mais alimentamos”. Para Tereza, toda maldade tem seu nascedouro no nosso coração, se alimentarmos a fera boa o bem crescerá e florescerá, se darmos força a má esta espargirá como um veneno, destilando seu mal a todos sem distinção. Creio que isso define bem aqueles que destilam o mal pela rede. 

A grande verdade é que os homens caminham pela face da Terra em fila indiana, cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás. Na sacola da frente, colocamos nossas qualidades; na sacola de trás, guardamos todos os nossos defeitos. Por isso, durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos, presas em nosso peito. Ao mesmo tempo, reparamos impiedosamente nas costas do companheiro que está adiante todos os defeitos que ele possui. E nos julgamos melhores que ele, sem perceber que a pessoa andando atrás de nós está pensando a mesma coisa a nosso respeito..

Como aquela prostituta que, mesmo ciente de seus erros, ouviu os conselhos daquele homem e seguiu em frente sem olhar para trás, tenho buscado construir um novo futuro sabendo de nossas falhas e limitações. Sem julgar ninguém pois a minha sacola de defeitos não sai das minhas costas, é um peso, uma carga que devo carregar, sem jamais olhar a sacola de quem esta na minha frente. Só me resta seguir o conselho e minha mãe: "filho não olhes pra trás, da azar"

                                     Essa e a minha receita aos que destilam maldade...

Tome um dose diária



 

3 comentários:

  1. Que lindo professor, essa e a melhor resposta que poderia dar a esses (as) idiotas. Só quem não lhe conhece para poder acusa-lo ou criticá-lo. Você foi o melhor professor que já passou pela minha vida e de muitos outros que converso pois você ano apenas nos ensinava conteúdos programáticos, mas nos mostrava o que era a vida. Isso sem falar na inteligência acima da media que chocava muita gente. Que honra ter sido sua aluna. Força e que sua saúde esteja melhor Bianca ( Cba)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Alacir. Magnífico o texto. Um texto que nos leva a refletir. Muito bom em ter este cerebro brilhante de volta. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Santa Tereza D´Avila, Rogai por nós! rsrsr

    Muito boa reflexão Alacir. Abraço

    ResponderExcluir