domingo, 15 de junho de 2014

porque somos assim

              PORQUE SOMOS ASSIM II?

Por Alacir Arruda

A corrupção no Brasil se tornou endêmica. Atualmente os brasileiros não  mais se alarmam  com as denúncias de corrupção, afinal, isso por aqui  não é  nenhuma  novidade, é regra!
A Copa do Mundo custou aos cofres públicos a “bagatela” de 25 bilhões de reais e os mais pessimistas dizem 30, isso para termos apenas os estádios prontos, visto que as chamadas obras de mobilidade só Deus sabe quando ficarão prontas. Uma importante agencia americana de  risco estima que mais de 15 bilhões desse montante  serão desviados, em detrimento da saúde, educação e segurança publica.
A corrupção é nossa conhecida de longa data, motivo para não se sentirem tão surpresos com os números acima, ou ,  se sentirem enganados,  traídos por uma velha amiga.
Muitos são capazes de jurar que a desconhecem!
Velha amiga, porque vem desde o descobrimento do Brasil, quando os portugueses enganavam os indígenas com falsos presentes, para tomar posse de suas terras, como fazemos até hoje, mas, na base da cachaça.
Amiga, porque convive em nosso meio, no dia a dia.
Sou capaz de jurar que, em sua maioria, o brasileiro é corrupto; que vai desde o político, ao cidadão comum que, sonega I.Renda, o ICMS, o ISS, etc, etc,
Muitos vão jurar de pés juntos que não é, não acredite, pois ele já está, lhe corrompendo!
Aquele que, aqui não se enquadrar, que atire a primeira pedra!
Talvez seja uma ou duas, somente!
Por acaso você nunca subornou um policial, para não ser multado!
Você nunca subornou um garçon, para lhe servir melhor?
Nunca cortou filas, subornando os porteiros?
Toda compra, você exige nota fiscal ou quando vende, emite nota fiscal?
Nunca adulterou combustível?
Nunca obstaculizou projetos para receber propinas?
Ninguém vendeu sentença aos narcotraficantes e/ou, a outros bandidos!
Não estamos falando de valores, estamos falando de corrupção.
Ela está incrustada na nossa formação, faz parte do nosso cotidiano!
Estando de acordo ou não, necessário fazermos alguma coisa.
Acordar, por exemplo!
Pois vivemos deitados eternamente e, complacentes com ela; sem falarmos da nossa omissão.
Ao brasileiro, quando se fala em cidadania ou patriotismo, acha careta; o que já não ocorre quando seu time vai jogar, fica cheio de entusiasmo, carrega bandeiras, briga, xinga, ou seja, defende seu time com unhas e dentes!
O brasileiro, é um eterno acomodado; quando muito, às vezes brada: todo político é corrupto!
Ele não é?

Para melhor enfatizar esse comodismo, oportuno citarei  W. Churchil :

“Pior do que o mal que nos fazem os homens maus, é a falta de ação dos homens bons”.                                                                

Assim também se expressou Martin Luther King:

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem éticas. O que mais preocupa é o silêncio dos indignados.”

Então mãos a obra, vamos fazer alguma coisa!
Temos que respirar política o dia todo; discutir, participar de movimentos, reuniões nas escolas, ete, etc, e não somente às vésperas de eleições, remetendo emails de indignações!!!!

O que você tem feito???
Já que é impossível acabarmos com a corrupção, vamos diminui-la, pois assim estaremos praticando um ato de cidadania.
Começa agora uma campanha  via internet, passando esta mensagem aos amigos, pois assim você estará praticando um ato de cidadania.
De imediato você vai sentir estranho, depois passa a gostar, não dói nada!
Garanto que esta corrente, não é aquela que, se você não passar, lhe trará azar; se nada fizer, nada lhe acontecerá, mas você será o eterno acomodado.
Permita-me observar que, não participando você não terá direito a reclamações!!!
Você pode continuar acomodado, mas corrigir-se, será menos mal, que não deixa de ser um ato de cidadania.
Essa campanha se resume em exigir, de forma urgente, uma  Reforma Política que  busque: 

PRIMEIRO:
Redução do número de vereadores, deputados federais, deputados estaduais e senadores; pois não precisamos de tantos,  para representar o povo brasileiro; pois diminuindo, automaticamente diminuirá a corrupção!!!!
         menos  VEREADORES
         menos  DEPUTADOS
         menos  SENADORES
                                                      --------------------
                                  igual            menos   CORRUPÇÃO

Obs.:
1. A maior potência do mundo (EEUU), com 300 milhões de habitantes, tem 435 deputados e o Brasil com 180 milhões, tem 513 deputados !!!!!!!!!!!!!!

2.  No Brasil aconteceu o inverso, ou seja, aumentaram  o número de vereadores.

SEGUNDO:
Todo candidato deverá ter no mínimo, curso secundário (vereadores) e, universitário (deputados/senadores); este principalmente para os cargos de Presidente da República e, para Ministros.
TERCEIRO:
Fidelidade partidária, pois os eleitos serão obrigados a ter uma ideologia e, não interesses!
QUARTO:
proibição de financiamento para campanhas, isto para não ficarem de rabo preso; pois quem assim financia, tem seus interesses.
QUINTO:
Todo e qualquer cargo público, deverá ser ocupado somente através de concurso público; assim acabaremos com o nepotismo!
SEXTO:
Não votar em candidato que tenham ficha suja.

CONCLUSÃO:
          Uma vez que o combate a corrupção é uma luta contínua e árdua e seu fim uma utopia, podemos, ao menos, diminuí-la. Como? Eliminando os ratos (não votar em candidatos envolvidos em corrupção, cassados, etc); cujos resultados poderão reverter àqueles que estão passando fome. 
As recomendações são sempre as mesmas: o eleitor é a figura central no processo, o seu voto pode ser o fator de mudança ou a instalação continuidade do caos, entre um sistema educacional que funcione ou esse descaso que hoje assistimos, entre a ética e a imoralidade pública. 
Partir para o pessimismo ou adotar o discurso de que todos são iguais, não contribui para a consolidação de nossa democracia tão incipiente. A melhor postura ainda é a investigação da vida pregressa de todos os candidatos, e saibam: os nossos políticos não vem de Marte, são daqui mesmo. Você os elege.

2 comentários:

  1. Sabe porque somos assim professor? Por que somos covardes! Não assumimos postura alguma e ficamos sentados na nossa Zona de Conforto sob a falsa idéia de que esta tudo bem...Por isso. Amei seu artigo. Bjs Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Michele, mas vc é suspeita, pois é minha aluna e, por sinal, muito rebelde. Ama Schopenhauer, Nietzsche e Marx, logo,,.. é cria minha.. Abs

      Excluir