domingo, 9 de novembro de 2014

ENEM 2014- acabou.....

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENEM 2014

Por Alacir Arruda 

É, acabou o martírio! Ufaa... para alguns foram anos de estudo ate chegar esse dia, para outros foi a primeira vez. O ENEM 2014 chega ao fim com uma certeza: “Os nossos alunos não estão preparados para essa prova”. E um alerta: “Faz-se necessário que as escolas, sobretudo as particulares, revejam seus métodos e conteúdos ministrados”. O modelo que ai está , ruiu, estagnou e o ENEM é a prova disso.

Vou me ater a apenas dois pontos. Primeiro as humanidades, até por ser minha área, e segundo a Redação, que é uma área que considero um curioso. Pois bem, a prova de humanidades desse ano, embora fácil, exigiu dos alunos uma capacidade de leitura e interpretação bem apurados, ainda uma visão holística do mundo, sobretudo as questões de filosofia e sociologia. Ate ai normal, o ENEM é um exame que busca isso mesmo, fazer com que o educando tenha essa visão panorâmica das coisas fugindo do modelo tradicional, conteudista e decoreba, o problema é: “as escolas ensinaram isso aos seus alunos?” 

Por exemplo: qual Escola ou cursinho aprofunda Platão a partir da sua realidade inteligível. Ou a teoria dos “dois mundos”, o das idéias e o sensível? E a maiêutica socrática? Como as escolas tratam esses assuntos? Com apenas uma,  ou no Maximo duas aulas de filosofia por semana? Isso quando tem, algumas engessam essa disciplina junto com historia. Ou discutir II Império sob a ótica dos interesses políticos, a velha e batida “ política dos governadores”, fazendo uma ponte com a exploração da mão de obra barata na Índia, ou a responsabilidade dos municípios cortados pelo aquífero de Alter do Chão no norte do país? Teve aluno que me ligou dizendo que jamais ouviu falar nesse aquífero, alguns pensarem ser pegadinha. Mas com certeza os alunos sabem de cor e salteado: clima, relevo e vegetação do Brasil que esse material didático “risível”, conteudista e ultrapassado que ainda hoje as escolas usam, insistem em ensinar e nunca caem no Enem, salvo em contextualizações. Discutir o Golpe de 1964 sob a égide do papel da Comissão da Verdade, que foi criado para verificar circunstâncias das violações de direitos humanos durante os “ anos de chumbo”? Com certeza as escolas ensinaram o que foi o Golpe, fizeram os alunos decorar o nome dos cinco Presidentes militares desse período, falaram sobre o Milagre Econômico, a tortura e as grandes obras, mas sobre a Comissão da Verdade??? Não deu tempo!

Bom, vamos à redação. Confesso que fiquei surpreso com o tema. Sabia que seria algo relacionado a cidadania, (basta consultar blog abaixo, POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO ENEM 2014 que publiquei semana passada) algo como: qual papel do cidadão diante de acontecimentos que o cercam, mas “publicidade infantil”?? Não imaginei. Mesmo sabendo que não deixa de ser um tema ligado a cidadania o considero de pouco, ou quase nenhum, domínio pelo alunos. Isso não me impede de parabenizar o INEP por levantar esse questionamento. Mas o aluno para conseguir argumentos que preencham os 5 eixos cognitivos do ENEM precisaria ter um certo domínio,  um conhecimento a priori. Então pergunto qual Escola ou  cursinho  hoje ensina: Escola de Frankfurt, Marcuse, Foucault, Sartre, Stuart Hall, Baudrillard Lukacs, Habermas, Michael Novak, Michael Sandell ou Baumam?? Alem de outros? Ou ainda Kafka, Dostoievsky, Tolstoi, James Joyce ou Oscar Wilde...Bom, em 20 anos de sala de aula nunca vi. Faço isso e meus alunos sabem que é por minha conta e risco, saio fora desses conteúdos programáticos engessados e divorciados da realidade do educando. Só assim podemos conseguir “extrair do educando”, isso mesmo! “Retirar” algo que na verdade ele já possui. Como a própria etimologia da palavra educação nos assevera: Educação vem do Latim “educere”, ou seja: tirar de dentro do aluno.....literalmente.

Não quero com isso dizer que os professores dessas escolas não sabem dar aula, longe disso, até porque conheço uma gama de profissionais de primeira ordem, mas a grande maioria ainda não sabe o que é o ENEM e  desconhecem a  sua matriz,  seja por ignorar o exame, seja por falta de humildade.

O mais legal, é que amanha esses mesmos professores chegarão aos cursinhos, ou escolas com o discurso na ponta da língua: " Eu não disse pra vocês que iria cair isso?? Viu ?? Avisei pra vocês"...Transferindo um possível fracasso aos educandos,  se eximindo de qualquer culpa. Bem faria um aluno se assim respondesse: "Não mestre, o senhor não disse, se dissesse, não teríamos ido tão mal" 


Parabéns a todos que passaram por essa batalha de 9 horas de prova e Sorte..


7 comentários:

  1. professor, concordo em gênero, numero e grau com tudo que vc disse. Realmente, fiz 54 pontos ontem e ate 58 hoje, tenho 3 anos no melhor cursinho, ao menos e o mais caro, e garanto ao senhor...nada...absolutamente nada que os professores me ensinaram caiu no ENEM, pode ter caído no contexto, mas nao como ensinaram. E uma decepção. Vi um palestra sua ano passado sobre o ENEM fiquei pasmo, o que vc falou caiu véio. Preciso estudar com vc. Abs Danilo.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma bela postagem sua, Alacir. Eu tenho consciência de quase tudo isso que foi dito por você, mas apesar disso eu não consegui me sair tão bem no Enem. São poucos os professores que fazem uma boa abordagem dos assuntos sob a ótica do Enem, eu pude constatar isso numa péssima experiência que tive ao fazer um certo cursinho. Apesar disso lá pude constatar algo imprescindível que não sabia, que eu sou muito melhor aprendendo autodidaticamente. Mas e agora como que é que vou me preparar para uma prova como Enem dessa maneira? Se você puder me ajudar, Alacir, ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou negociando com uma grande escola de Cuiabá para que o ano que vem possamos abrir um Pré Enem com 40 alunos no máximo que eu mesmo selecionarei, como fizemos em 2013 e obtivemos 100% de aprovação com 18 alunos apenas sendo 11 em medicina..Coordenarei a equipe que terá mais 10 professores que serão preparados por mim de acordo com as matrizes do ENEM... Estamos negociando e vc e meu convidado para compor o grupo. Minha ideia e começar as aulas em fevereiro... Será um projeto piloto na cidade, só falaremos de ENEM 24hs. Um abraço.

      Excluir
  3. Alacir você é fod..com as palavras..kkkk. Po isso te admiro. Cara de atitude fala o que pensa com conhecimento de causa. Quem ´louco de discordar disso? Eu sou prova de quem esses cursinhos só servem para tomar dinheiro da gente. Fui mal de novo novo, meu 5 ENEM, nunca passei de 600 pontos. Bjs. Vanessa

    ResponderExcluir
  4. Alacir eu quero estar nesse grupo de 40, por favor. Michaela

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm. Marcos Paulo do Sao Gonçalo

    ResponderExcluir
  6. Professor ouvi boato que ano q vem teremos dois Enem, o sr. que elabora Itens para o exame sabe de algo? E se tiver dois quando pretende começar essa turma sua, esse ano ou ano que vem? Quero participar hein.Abs. Claudia

    ResponderExcluir