terça-feira, 4 de novembro de 2014

para meus alunos

PARA: KARINA, VERUSA, EASMIM, GABRIEL E MATHEUS

Por: Alacir Arruda


Chegou a hora da despedida...........

No dia 02 de junho de 2014, nós começamos uma jornada, um desafio do tamanho dos seus sonhos. Lembro do 1º dia, as carinhas desconfiadas (sera que esse cara conhece mesmo sobre ENEM..?? O meu Deus.....). A incerteza era a única razão: O que não dizer da falante Verusa, se lembrando do seu, já falecido, papai com muito carinho, ou da meiguice de Easmim, sempre sorridente, a determinação da Karina, séria, mas um doce. E o Matheus? Menino de tudo, mas obediente e perspicaz (quando quer),  tem ainda as tiradas do Gabriel sempre contando alguma aventura engraçada que passou por esse Brasil afora..Enfim..(..) foram 5 meses de intensos estudos e convivência nas incontáveis tardes, sem contar os inúmeros simulados aos sábados, cansativos, porem necessários.

É...... chegou o fim!! Sábado 8/11 e domingo 09/11 vocês colocarão em pratica tudo aquilo que esse humilde escravo do giz e um sonhador da educação lhes ensinou, mas  carreguem uma certeza, “para mim, vocês já são vencedores”, o resultado que obtiverem é apenas um dado aritmético, vocês são bem melhores que ele.

Levo no meu coração os sonhos de jovens puros, sinceros e transparentes, porque vocês são assim!!!

Vejo vocês como flores a desabrochar num jardim muito belo que jamais sairá da minha memória. Sei que me zanguei, mas vocês sabem que foi preciso!! E mais, os professores são assim mesmo!!

Permanecerá a lembrança dos rostos de vocês, sempre sorridentes e felizes, querendo dizer que compreenderam tudo, ou quase tudo!!!

Acima de tudo fica a amizade, o carinho, a enorme ternura que sempre senti por vocês, desde o primeiro dia que nossos olhos se cruzaram. Não esquecerei de nenhum de vocês, podem estar certos disso. O eterno rosto ficará para sempre.

Cada gesto, cada palavra, cada som, cada atitude de vocês, serão preservados como um tesouro imenso, uma riqueza incalculável, no no meu coração. Foi muito bom estar com vocês!! Por agora, fica o meu muito obrigado.., e saibam que fiz o que pude..Dei o meu melhor..

Obrigado..Boa Sorte..... e até sempre!!

17 comentários:

  1. Professor, como a educação precisa de mais ALACIRs.. Fico com uma inveja (positiva) desses alunos seus que, como aqueles 18 do ano passado, tem grandes chances de atingir seus objetivos no ENEM desse ano. Essa alegria e dupla por saber que faz isso sem qualquer interesse que não seja, compartilhar o vosso conhecimento. Você não trata educação como negocio. Você não olha o aluno e vê dois cifrões em seus olhos. Ao contrario, sei que por muitas vezes você meteu a mão no bolso para manter esse projeto com intuito de ajudar quem quer ser ajudado. Falo isso com conhecimento de causa, sou mãe de uma aluna sua do ano passado que hoje faz medicina na UFRJ graças a você. Não sou sua amiga, mas sim uma admiradora do seu trabalho. Que Deus o ilumine professor e que outros se espelhem em voce pois reclamar que a educação não funciona em nosso país isso e muito fácil, mas você mostra na pratica que é possível fazer a diferença. Boa sorte aos seus alunos e um grande abraço.. Lindalva -Cuiabá MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhora Lindalva,não a conheço mas agradeço de coração as belas palavras, sinto ser essa minha função. Acredito que sua filha passou m medicina pelo empenho, eu sou apenas um vetor. Felicidades

      Excluir
  2. Parabens professor pelo belíssimo trabalho. Luiz Henrique. UFPB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luiz Henrique, espero que esteja bem na faculdade de medicina da UFPB..Vc era um bom aluno e sabe disso. Abs

      Excluir
  3. Como eu gostaria de estar nesse grupo. Professor ano que vem vc vai montar de novo esse projeto? Caso sim, opaa..to aqui. eu quero. Bjs. Barbara do Maxi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara, saudades. Se tiver o projeto em 2015 com certeza te convido..bjs

      Excluir
  4. Eu tbm quero participar Alacir. Não esqueça da gente aqui do Maxi. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. E o que dizer a um professor, companheiro e amigo que além dos meses de ensinamentos nos presenteia com essa homenagem?Antes de tudo, Obrigada!
    Obrigada por acreditar em nós desde o primeiro momento mesmo diante de nossos olhares de desconfiança. Por ignorar as nossas falhas: os anos de cursinho de uns, a lentidão ou mesmo a rapidez extrema de outros bem como a inexperiência. Agradeço por você ter explorado mais nosso potencial e a fortalecer o que tínhamos dificuldades.
    Comparo o nosso pequeno grupo com Fernão Capelo, a gaivota que procurou seguir um caminho diferente do restante do bando. Enquanto cursinhos seguiam com disciplinas,regras,cálculos,macetes e fórmulas íamos a contra mão com as nossas reuniões em que depois da teoria, discutíamos o mundo afora buscando exemplos, opiniões e analisando os fatos, tudo isso, com o aroma do café pairando no ar.
    Minha comparação não para aí. Há alguns meses, o professor, ensinando filosofia, contou a nós o fabuloso Mito da Caverna. Pois bem, peço licença a Platão para identificar o nosso grupo com aqueles desbravadores os quais não mais acreditavam naquele mundo sensível- o dos cursinhos- que muitos o consideravam real e acabava por estabelecer vícios levando a aceitação do ilusório, do aparente.Ao contrário, assim como aqueles homens, fomos em busca da verdade e esta foi penosa, exigiu esforços e sacrifícios de segunda à sábado, além das dificuldades para manter o curso até aqui. Contudo, estamos na entrada da Caverna e já nos deparamos com a forte luz em nossos olhos- a agonia e a ansiedade pré-enem- mas aos poucos nos acostumamos a essa luz, porque o conhecimento adquirido nesses meses nos deixou mais fortes e preparados que antes.
    E quanto conhecimento...! Este não foi ensinado apenas para o enem, mas para a vida. Do que dizer das aulas de história e geografia que além do capitalismo da livre concorrência, da desigualdade, da expansão da cultura ocidental sobre outros povos também foi responsável pela mudança de comportamento das pessoas e estas passam a constituir uma Sociedade Líquida que tem como propriedade a capacidade de se moldarem conforme o ambiente e não mais a rigidez dos sólidos tal qual disse Zygmunt Bauman. Além disso, dentre os ensinamentos,deixou-nos atentos a não nos acostumarmos com as babáries cotidianas, tal como a maioria faz banalizando o mal como descreve Hannah Arendt, mas agirmos com os nossos recursos sem esperar pelo governo. Afinal, este, como alegou Michel Foucault, foi feito para não funcionar.
    Assim aprendemos o por quê no Brasil, a saúde, a educação, a segurança nos decepcionam tanto.
    Esses foram apenas alguns dos conhecimentos que tivemos e o que nos levou a isso foi fazer jus, sem antes conhecê-lo, a frase do Jean Paul Sartre, "O homem é condenado a ser livre". Foi essa condenação que nos fez trocar cursinhos por um curso informal, de poucos recursos, mas eloquente em sabedoria.
    Independente do resultado, confirmo aqui minha admiração e agradecimento! Karina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ka....me emociono ao ler seu depoimento..isso só vem de encontro àquilo que sempre acreditei,.,Vcs são melhores do que imaginava esse pobre educador. Como bem disse vc, independente do resultado obtido por vcs na prova, a admiração segue mútua...

      Excluir
  6. Depois das palavras da Karina, é inevitável não dizer que concordo com cada vírgula escrita.
    Professor Alacir, só posso te agradecer por cada ensinamento, por cada segundo de dedicação que teve conosco, por me fazer entender e gostar de filosofia, sociologia, história... Entre todos seus ensinamentos, quero que saiba que seu exemplo de vida é um dos maiores. Ter um diploma de professor não é algo tão difícil, mas honrar sua profissão, que é uma das mais belas e a mais importante, são poucos.
    Aprendi muito além das matérias cobradas pelo enem. Dedicar seu tempo ao próximo, sem cobrar nada por isso, é a maior prova de generosidade possível. Aprendi que, realmente, há pessoas que aceitam um sorriso como forma de pagamento.
    Bom, não tenho muitas palavras para agradecer por tudo que já fez e faz por nós prof, mas eu desejo que você possa continuar fazendo A diferença na vida de cada um que te encontrar pelo caminho da vida. Um grande abraço prof e um eterno MUITO OBRIGADA!!!!
    Easmin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Easmim o que dizer de uma pessoas tão doce quanto vc?? Fico feliz de ter despertado em vc as humanidades e acredito que tens futuro..bjs

      Excluir
  7. Nossa!!! Parabéns Alacir e a esse grupo que vc preparou, só sinto de não estar nesse Grupo pois sei que as vagas de medicina diminuíram, pois 4 já são dos seus alunos , uma vez que ninguém conhece ENEM melhor que vc, e ter o privilégio de estudar contigo faz toda a diferença. Fui sua aluna no CIN. Abs Alessandra

    ResponderExcluir
  8. Professor acabamos conhecendo pelo acasa,eu indo reclamar de alunos e professores,o que era para ser alguns minutos durou horas de conversa no intervalo,vc ensinando sobre o enem para mim. Assim agradeço por acreditar em meu sonho e muito obrigado aos 4 amigos que acabou entrando nesse barco comigo,todos com o mesmo proposito que tornou nosso grupo cada vez mais forte. Obrigado tbem por fazer eu me apaixonar por Filosofia,Sociologia,Hìstoria e Geografia,assim fazer todos nòs saìmos do mundo sensível para entrar no muito das ideias,saimos daqueles cursinho que são todos Sofistas,não poderia deixar de sitar Dona Consuelo que acredita no nossos sonho. Vou terminar com a frase de Sócrates: ' Sei que nada sei e quando mais sei,fico sabendo que não sei nada'. GABRIEL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel muito obrigado por tudo..vc e um exemplo de batalha e perseverança e aquilo que lhe dizia esta ainda de pé, se vc ja chegou ate aqui..vc ja esta no meio do caminho..abs..

      Excluir
  9. Um anjo...

     

    Com asas de sentimentos e coração de amor,

    assim é um anjo...

    Seres que vão e vêm, e estão quase em toda parte sem serem notados...

    São sorrisos inesperados,

    palavras não ditas, carinhos extremos e puro amor...

    São passos dados a caminho das flores...

    São mãos estendidas ao nada por tudo...

    Luzes etéreas de sonhos e alegrias...

    Estros de carinhos sentidos...

    Muitas vezes incompreendidos em seus propósitos puros...

    Mas sempre convictos na verdade da vida...

    São energias que vibram e pouco falam...

    Só se sente que existem, pois nas horas incertas eles sempre estão presentes em ajuda...

    Assim é um anjo que faz de inspiração os poetas que

    em pena empunhada conseguem falar por todos os anjos...

    Um professor, um anjo...

    Um anjo em poesia...

    beijos de eterno agradecimento!!!

    Verusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Verusa..que poema lindo...muito obrigado mesmo..grande companheira de luta..sorte

      Excluir
  10. Diante de tudo que foi dito pelos meus amigos, eu fico até sem o que dizer, hehehehe. Mas deixo aqui palavras de gratidão. Bom, o Matheus de 5 meses atrás não existe mais devido ao que vi e ouvi ao delongo das suas aulas! Como sempre digo, com o senhor eu aprendi á ter um olhar mais crítico, á ter uma visão de mundo totalmente diferente da que eu tinha e aprendi á me tornar uma pessoa melhor e fazer a diferença na sociedade. Se um dia eu chegar á ser um advogado de renome, ou alguém influente, vai ser graças ás tardes em que passei sentado ouvindo as aulas de sociologia, história e filosofia.
    Um jovem que saiu do Bairro da Manga aos 19 anos, que abandonou sua carreira militar pra ir atrás do que queria, isso é motivador... E quem um dia não acreditou, o senhor acabou se tornando Doutor formado pela University of California\ Los Angeles, nada demais, suhaushuahsuahsuh. O senhor é o espelho de quem eu quero ser no futuro, com base nisso eu pretendo, PRE-TEN-DO ser doutor com 29, 30 anos, assim como você. Bom, é isso. Foi um prazer ser seu aluno, e é um prazer ser seu amigo, e pode ter certeza, que o senhor tem um lugar no meu coração. Abraço Professor.

    Perdão pelo atraso da resposta. Hahaha

    ResponderExcluir