segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

 AS IDIOSSINCRACIAS DO NATAL
 
 Por Alacir Arruda 

Ah, então é Natal... Aquela época do ano em que os mais pobres se dão o luxo de comprar bacalhau pra fazer uma ceia bacana... é tempo de comer feito um porco na engorda... tempo de entupir os shoppings atrás dos presentes que as crianças ficaram enchendo o saco o ano todo pra comprar, isso quando elas não acreditam mais em Papai Noel... Tempo de comprar panetone "de marca" pra dar prós parentes (e manter a aparência de que o dinheiro tá sobrando em casa, quando nem sempre é assim)...

Tempo de fazer de conta que há harmonia na família, todo mundo fica alegrinho e se ama nos dias 24 e 25, mas aí vem o dia 26 e tudo volta como era antes... Tempo de ir visitar aqueles parentes com quem você nem quer ter tanto contato assim e fazer de conta que vocês se dão super bem... Tempo de mandar cartõezinhos virtuais praquele seu amigo com quem você não faz questão nenhuma de falar, só porque todo mundo está envolvido pelo "espírito natalino"... Tempo de receber cartão daquele seu "amigo" que só fala com você pra te fazer acreditar no quanto ele é foda e você é um merda (e ainda ter que retribuir a porra do cartão sem um pingo de vontade)... Tempo de receber aquelas mensagens dizendo pra gente lembrar de quem é o aniversariante no dia do Natal, e ninguém, ou quase ninguém, lembra porque está ocupado demais comendo rabanada, peru, chester e bebendo sidra Cereser...

Tempo de paz? Tempo de festa? Tempo de alegria? Por que o Natal não pode ser cada dia do ano? Por que temos que ficar presos a essa conveniência ridícula de uma data simbólica, uma única data no ano na qual somos bonzinhos e fazemos de conta que amamos todo mundo? Por que temos que seguir o resto do ano com nossa mesquinhez e indiferença com o próximo?

O natal nunca foi grande coisa pra mim nunca ganhei presentes nem porra nenhuma para mim é só mais uma datinha dedicada ao consumismo extremo, os donos de loja enchem os bolsos de dinheiro, enquanto a massa gasta o que tem e o que não tem, e eu como sempre fico aqui assistindo todo esse espetáculo decadente.

De minha parte natal é todo dia. Quando levanto saio para trabalhar, seja de onibus ou de carro, e dou bom dia ao motorista do ônibus, ao cobrador ou ao frentista que abasteceu meu carro. Quando entro no trabalho e dou bom dia do porteiro a aquela senhorinha passando o pano..Esses sao os invisíveis sociais, seres que deixamos de enchegar há tempos num mundo de volúpia e ostentação. Esses são aqueles para o qual o filho do homem, e aniversariante do dia 25 veio. Para quem crê.



Abraços!!! Ah!  Quase me esqueci..........FELIZ NATAL!!

16 comentários:

  1. Professor, te acho super inteligente e racho de rir com suas publicações irônicas pois vc diz exatamente o que acontece. Tenho honra de ser sua aluna ainda em 2016. Bianca - Psicologia

    ResponderExcluir
  2. Professor mesmo sabendo que não crê em Deus pois sei que é Agnóstico, belas palavras e me faz repensar o cristianismo que pratico. Sera que reqlmente sou cristã? O que tenho feito para o proximo? Achei interessante e revelador seu texto. Abs. Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia apesar de agnóstico respeito as opções e crenças das pessoas e se pude contribuir, isso me deixa feliz. abs

      Excluir
  3. Alacir, hoje você me fez ir ao dicionario aurélio para saber o que significa IDIOSSINCRACIA. Rss. Muito obrigado e descobri como sou ignorante. Saudades de suas aula seu sumido. Kleber. Taubaté-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleber, senso comum idiossincracias posderia er resumido como contradições que nós, individuos, possuimos. Abs saudades de Taubate .

      Excluir
  4. Mas ta chato hein Alacir. Rs. To brincando. Sabias palavras. Camila.

    ResponderExcluir
  5. Professor,vc vai montar o PRE ENEM em 2016?? Por favor. Ludmilla

    ResponderExcluir
  6. E AI PROFESSOR ALACIR, VAI OU NAO MONTAR O PRÉ ENEM 2016? SE NAO MONTAR VOU PARA SP ESTUDAR LÁ.

    ResponderExcluir
  7. Verdade Alacir, monta por favor. Please. VocÊ APROVOU 11 em medicina de um total de 18 em 2013 minha irma fooi uma delas. Nos ajuda, vê um valor e pagamos, vc e o unico cara que entende de ENEM no centro oeste. Para de bravesa e monta. VIVI.

    ResponderExcluir
  8. Opa, eu tô dentro. Com você Alacir passo em medicina tenho certeza. Monta por favor. Nos ajude cara, vc nao decepcionará. Marcos Paulo de Cuiaba

    ResponderExcluir
  9. Alacir vou reforçar os pedidos acima. Eu sei que esta desapontado coma educação e as instituições de ensino aqui do MT, sei disso porque ha menos de 10 dias falavamos disso. Sei de sua angustia que por vezes te deixa com as maos atadas, principalmente no quesito "grana" pra montar. Mas posso garantir que há pessoas com bala na agulha que aceitam investir nesse projeto seu, meu pai mesmo e um deles, vc aprovou dois filhos dele em medicina, um sou eu e outro minha irma na UFRJ. Topa? Jonhatan

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, calma! Entendo a ansiedade de vocês porem lembro que não ha poção magica para o ENEM, realmente eu conheço bem a matriz desse exame porque participei de sua criação de 2006 a 2008 em Brasilia, mas não faço milagres. Jhonatan em jan eiro falamos ok. E quanto aos outros darei essa confirmação ate dia 15 de janeiro. Mas adianto, so monto se for com a estrutura que eu tinha em 2013 onde aprovamos todos. Abs e grato pela consideração.

    ResponderExcluir
  11. Em tempo: so para constar, se abrir o PRE ENEM 2016 eu selecionarei apenas 15 pessoas. Apenas 15.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que seja um professor, serei eu com certeza. Bianca

      Excluir