segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

síndrome de vira-lata

DESMISTIFICANDO A NOSSA SÍNDROME DE VIRA-LATA

Por Alacir Arruda

É  famosa a frase do escritor e teatrólogo  brasileiro Nelson Rodrigues : “O Brasil sofre da síndrome de vira-lata, ou seja, tudo que vem de fora e melhor”.  Bom, vou tentar desmistificar essa máxima, fazendo uma análise do conhecimento que eles possuem sobre a gente. 

Primeiro, temos a ideia que o norte americano é extremamente inteligente,  que suas escolas são as melhores do mundo e suas universidades formam gênios como John Nash. Ledo engano, é evidente que não podemos ignorar a potência bélica e econômica  que esse país se tornou nos últimos 100 anos, mas atribuir a isso apenas a capacidade cognitiva deles é senso comum.

Em recente pesquisa do famoso Instituto Gallup, uma da referências do mundo em pesquisa de opinião, foram ouvidos mais de 10.000   (dez mil) alunos de 8 grandes universidades americanas,   entre elas Harvard, Yale, Duke, Stanford e Princeton, que estão entre as 10 melhores do mundo. A pesquisa buscava questionar o conhecimento  que esses  acadêmicos possuem sobre o Brasil.  As perguntas eram óbvias a qualquer cidadão terráqueo.  

1-      Qual a língua falada no Brasil
2-     Qual a capital do Brasil
3-     Quem é o (a) presidente do Brasil
4-     Se podem falar algo sobre a bandeira do Brasil
5-     Quando se fala de brasil o que tem vem primeiro na cabeça.
6-      Voce acredita que o Brasil é um país violento, iria de ferias para lá.

Vamos aos dados. Quanto a primeira pergunta, 75% dos alunos americanos acham que o nosso idioma e o espanhol. A segunda pergunta, 45% acham que a capital do Brasil é São Paulo e 40% Rio de Janeiro.  3o  pergunta, qual o  nome da Presidenta?  Nenhum...eu disse;   nenhum........ dos dez mil alunos acertaram (se bem que Dilma não é um nome bom de ser lembrado). Sobre a nossa bandeira  40%  associou à bandeira argentina fazendo referencia ao sol, 20% disseram que ela é engraçada, cheias de cores, e o restante disseram que não fazem ideia.   Quanto a 5º  pergunta, o que eles lembram quando se fala de Brasil?  70% responderam mulheres e 15% “bunda”( estão bem com os americanos mulherada),  e os outros  15% Futebol, Amazônia etc.. Mas sem duvida nehuma, nossa unanimidade, foi no quesito violência. Para 100% dos entrevistados o Brasil e um país muito violento sendo que desses, 65% jamais viriam para cá.

Algumas ponderações são necessárias. Quanto a ignorância deles sobre dados geográficos e conhecimentos gerais não entrarei no mérito, até porque eles tem pedigree,  tiveram um Presidente que chamou a Bélgica de Bolívia ( George Bush 2001), mas desfazerem de fatos mundialmente conhecidos, como a nossa cultura e as riqueza naturais, isso e inaceitável para um país que pretende se manter na vanguarda do mundo. Morei nos EUA, estudei lá e sei que o Brasil ,  para eles, é a mosca que assentou no cocô do cavalo do bandido, ou seja, nada. O que mais aborrece é ver a exaltação que certos conterrâneos meus fazem a essa nação, reforçando a síndrome de vila-lata, tudo que vem dos EUA e bom. Eu discordo, a burrice não é privilegio apenas nosso.

O que se obtém de positivo nessa pesquisa é que nós, e apenas nós podemos mudar essa imagem que o mundo faz da gente. Como? O dia que cada cidadão rever seu grau de comprometimento com  a nação, descobrir que urna não e pinico e que voto nao tem preço, tem consequências, ainda que todo o poder emana do povo e em seu nome e realizado, talvez nesse dia possamos superar essa síndrome de subalternos que  carregamos. O dia que tivermos homens públicos compromissados com a nação, e não apenas com suas contas bancarias, o dia que tivermos um sistema educacional que não ajude a reproduzir a desigualdade e, principalmente, o dia que você, que  agora lê esse artigo, descobrir a força que tem,  ai sim mudamos isso. E podemos  começar agora em 2016 essa mudança, aproveite a virada de ano e faça algo de útil pelo seu país. Do contrario, salve Nelson Rodrigues.


10 comentários:

  1. ALACIR AMEI (....) PALMAS MESMO. VC ESTA COBERTO DE RAZÃO, NÃO SOMOS RUINS, FIZERAM A GENTE ACREDITAR QUE SOMOS INFERIORES E COMO VC BEM DISSE, CABE A NOS MUDAR ISSO. EU SEMPRE FUI A CRITICA DE SOFÁ, AQUELA QUE CRITICA SENTADA NO SOFÁ, PROMETO QUE EM 2016 VOU ME ENGAJAR EM UMA ONG OU PROJETOS COMO O QUE VC FAZ, DE CIENCIA POLITICA, AULAS DE ENEM GRATUITAS E CAFES FILOSOFICOS QUE ESCLARECEM A POPULAÇÃO DO SEU PAPEL. TEREI VC COMO EXEMPLO POIS SEI QUE VC NAO APENAS CRITICA, VC FAZ SUA PARTE, PARTICIPEI DE VARIOS PROJETOS SEUS E. SE VC PERMITIR, QUERO EM 2016 CONTINUAR. bjs sou sua fã. michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Michele e vc sabe que o caminho estaq sempre aberto para vc. Retomo o Café em fevereiro e as aulas gratuitas ENEM em março. Alem do projeto de ciencia politica nos Bairros indo para seu 3 ano. Seras bem vinda

      Excluir
  2. Interessante professor, realmente e algo para refletir. Parabens, não te conheço mas acompanho seu Blog e acho vc um cara necessario e deveria ser politico eu apoiaria vc sou empresario aqui na Bahia e tenho curiosidade em conhecê-lo, acho suas idéias extremamente esclarecedoras para um país que cultua o irracional. Abraços Paulo- Salvador-BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Paulo, fico feliz pelo elogio. Estive em Salvador algumas vezes na UFBA. Bom quanto ao convite, eu agradeço, mas confesso que faço minha militancia esclarecendo a população, não me vejo de terno e gravata pois tenho medo de me tornar um deles. Abs e quando quiser vir me visitar mande uma e-mail. abs

      Excluir
  3. Alacir o que deu em vc? Esta produzindo um artigo por dia. Cara, vc deve estar em casa neh? Pois eu consigo escrever um por mes. Cara brincadeira de lado, saudades de vc, quando volta pra SP? Abração. Victor lemos SP

    ResponderExcluir
  4. Professor, te admiro muito quando escreve pois você consegue ser irônico, fazer a gente rir, e ao mesmo tempo refletir sobre o tema. Eu gostaria muito de assistir uma aula sua, quem assistiu falou que nao é aula, é uma show. Você deixaria, ja sou formada em adonto, mas admiro demais vc? Parabens. Gracielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mocinha e sera muito bem vinda em uma aula minha, me mande um email e marcamos. Bjs

      Excluir
  5. Muito interessante sua boa vontade, mas garanto nesse país nada muda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anonimo (a), primeiro eu gostaria de dizer que nao tenho qualquer pretensão de mudar esse país, pessoas mais influentes e importantes que eu tentaram e nao conseguira. segundo, é por existirem pessoas como você, que preferem acreditar na inércia, e que esse páis nao muda, por existirem pessoas como você, temos o pior politico do mundo e por existirem pessoas como você é que mais de 25 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza, 14% são analfabetos absolutos e 65% funcionais. Fico imaginando se a Coreia do Sul, hije o pais mais culto do mundo, e que ate 1960 era semi-feudal tivessem pessoas como você. Meu amigo (a) qualquer transformação primeiro incia no cidadão em seu interior, so depois o sistema incorpara. De toda forma, obrigado pelo comentario e siga pensando assim...

      Excluir