quarta-feira, 3 de maio de 2017

Apenas um desabafo!

"SUA EXCELÊNCIA, O POVO”.

Por Alacir Arruda

"É necessário acreditar no Brasil, não nesse país de corruptos, mas no Brasil que dá certo”. Começo esse texto plagiando o título e a frase inicial, mas isso justifica-se. Peço licença para apresentar aos leitores desse blog a excelentíssima senhora Ministra Carmem Lúcia, autora dessas frases e que hoje preside o Supremo Tribunal Federal. Fiquem tranquilos, eu também não a conhecia, salvo por discretas aparições oficiais na mídia.

Carmem Lúcia é mineira, tal qual, Drummond, Guimarães Rosa entre outras figuras importantes que nasceram nas gerais, e carrega dentro de si a mineirice e a simplicidade dos sábios . Ontem, num desses programas televisivo, tive o prazer de conhecer um pouco mais essa mulher com M maiúsculo, que orgulha, não somente o seu gênero, mas, sobretudo, a nós, os brasileiros. Confesso que fazia outra leitura dessa senhora, até pela função burocrática que a mesma desempenha, mas, ao ter acesso ao seu discurso de posse como Presidente do Supremo em 2016, revi meus conceitos. Essa mineira de fala fácil e ironia nos argumentos quebrou completamente o protocolo em seu discurso, ao cumprimentar primeiramente o povo, que, em próprio dizer: “é razão primeira da existência do Estado e a quem, todos os servidores públicos, devem satisfação”. 

Vivemos num país onde as referências de sucesso são: Ronaldinho gaúcho que ficou rico sem estudar, Gisele Bundchem que é rica e estudou só até a 8 serie e Xuxa, que também acumulou riqueza sem precisar terminar o ensino médio. Para se ter uma ideia da dimensão da ‘asnice”coletiva que contamina a nossa sociedade, hoje o maior sucesso da mídia é um adolescente denominado “Mc Kevinho” - que possui o 2 ano do ensino médio- e ja é dono de uma fortuna avaliada em mais de 5 milhões entre imóveis e carrões, antes mesmo de completar 20 anos de idade. Suas “musicas” ( ou aquilo que ele chama de música) já foram visualizadas por mais de 500 milhões de pessoas no Youtube ( a título de comparação,  esse blog tem 3 anos e agora que atingiu a marca dos 100 mil ). Com certeza, Kevinho é mais interessante que isso aqui. 

A herança colonial foi cruel conosco, herdamos dos europeus portugueses aquilo que de pior o ser humano carrega. Vícios como: querer levar vantagem em tudo mentir, odiar livros e escola, explorar o próximo, trabalhar pouco e ganhar muito - sobretudo se for no serviço publico- , que é a grande “vaca leiteira” desse país, onde todos buscam uma teta para mamar. Essas características identitárias se espalharam de norte a sul do Brasil e hoje somos um dos países mais violentos e corruptos do mundo, com um sistema educacional que é uma piada e uma saúde doente.

Portanto, Sua Excelência Povo, não permita mais que um cartão, uma cesta básica, ou aquela conversa mole, diferenciada, e robusta de falsidades que a maioria deles possui para aplicar em você, possa deixa-lo perdidinho ao ponto de até meter o pau da bandeira na cabeça do seu melhor amigo, ou arranjar ferrenhas intrigas no seio familiar. Por quem se submeter a isso? Ah, por aquela lábia que promete até chover... Chuvas de mentiras, lógico...!!!

Estamos vivendo um momento delicado em todos os sentidos, porque a gente tira o nosso melhor que é a CONFIANÇA, e damos a eles... E dessa confiança eles usam e abusam contra você, e sem precisar buscar incontáveis exemplos, veja de forma resumida onde foi parar o seu dinheiro ultimamente: 

Porto de Mariel – CUBA; Hidrelétrica de San Francisco – EQUADOR, Hidrelétrica Manduriacu – EQUADOR; Hidrelétrica de Chaglla – PERÚ; Metrô Cidade do Panamá e Autopista Madden-Colón – PANAMÁ; Aqueduto de Chaco - ARGENTINA, Linhas 3 e 4 Metrô de Caracas e Segunda Ponte sobre o Rio Orinoco – VENEZUELA; Aeroporto de Nacala – MOÇAMBIQUE; Hidrelétrica de Tumarín – NIGARÁGUA; Projeto Hacia El Norte-Rurrunabaque – BOLIVIA; Via Expressa Luanda-Kifangondo, etc, e etc entre outras “obrinhas” tantas e tamanhas, que aqui está apenas uma pequena amostra... 

Qual foi o custo dessas “obrinhas”? Milhões de dólares... Dólares? Sim... Quem pagou? Aquele Banco com um nome lindo que tem em sua sigla o desenvolvimento, econômico e social, mas suas linhas de financiamentos não são para os pequenos, jamais! Sem falar que investem tanto no exterior, com tantas obras aqui inacabadas... 

Não sei se nosso Excelentíssimo Povo observou acima que construíram com o nosso dinheiro uma segunda Ponte sobre o Rio Orinoco na Venezuela, mas, não conseguem concluir 25 hospitais que estão com as obras parados desde 2010 e ninguém diz nada, ninguém levanta a voz, só se ler que se reuniram, e tornaram a se reunir e nada acontece. O fato é que nenhuma só voz se levanta seja nas ruas ou naquela Casa do Povo... Enfim, todos totalmente mudos, calados, e dormindo... 

Seria extenso esse texto se fosse lembrar ao Excelentíssimo Povo a farra que fazem com nosso dinheiro mundo afora, enquanto aqui dentro as carências cada dia se avolumam nas áreas mais críticas, principalmente a saúde do Povo, e só quem vai a um Posto Médico ou hospital sabe do que estou falando... 

Mas, espero que o pouco aqui descrito possa servir a sua Excelência, e de posse desse instrumento verdinho chamado Titulo de Eleitor, aprenda a se impor e inverta a forma de tratamento porque é o Povo que deve ser chamado de Excelência... Sim ou não? Sim...Como diz a Ministra Carmem Lúcia. 

Nesse contexto figuras de um caráter ilibado, como a Ministra Carmem Lucia, é um ponto fora da curva, sobretudo nesse momento em que um terço, dos 81 senadores, estão sob suspeita de receberem propina, na Câmara 200, dos 513 deputados, estão no mesmo caminho, dois ex-presidentes estão prestes a serem presos e o atual sob suspeita e o pais vive a maior crise financeira de sua historia.


Não tenho dúvidas que a Ministra Carmem Lúcia deve ser o desafeto de grande parte da classe politica brasileira, pois sua caneta é pesada e seus discursos incisivamente revolucionários. Oxalá essa mulher influencie , não somente outras mulheres , mas que seu bastião de caráter possa contaminar outros magistrados no sentido de se praticar a verdadeira justiça, que é a Justiça Social, fim primeiro do Direito. Só assim, “Sua Excelência, o Povo”, será o protagonista do país. 

E se um dia Gisele Bundchen, Anita, Xuxa entre outras olharem no espelho perguntar-lhe: "espelho, espelho meu existe alguém mais linda que eu? Com certeza o espelho responderá: "sim, Carmem Lucia é a mais bela de todas".



Contato: agaextensao@gmail.com

2 comentários:

  1. Alacir,simplesmente amei esse texto. Que inspiração. Parabéns,como sentimos falta de suas aulas.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Alacir. Então tomara que esta mulher fique por muito tempo no Supremo. Fiquei empolgada com a leitura e fui pesquisar a biografia dela. E quanto nossa herança colonial, ainda continua impregnada na vida da maioria e temos que conviver cada vez com a ignorância. Parece que tudo que não presta neste país se torna "cultura". Essas letras "musicais", quanto mais apelativas a pornografia mais "sucesso". Correr atras de de conhecimento ainda é para poucos corajosos e teimosos, vejo no meio em que trabalho. Somos vistos como extraterrestes ou loucos, porque há pouco incentivo financeiro e quem luta para estudar não tem valor nesse país. É simplesmente revoltante.

    ResponderExcluir