quarta-feira, 17 de maio de 2017

TEMER: Parte do Problema

TEMER NUNCA FOI A SOLUÇÃO ELE É PARTE DO PROBLEMA.

Por Alacir Arruda

O que se espera de um Presidente da Republica? Bom , o razoável é que ele utilize de sua influência e poder para irradiar coisas positivas para o país. O Presidente Michel Temer teve todas as chances do mundo para realizar isso, para mudar a cara de nosso país não apenas internamente, mas, e sobretudo , externamente, porém ele optou por ser "mais do mesmo".

As denúncias que pesam sobre Michel Temer,  feitas em delação pelo dono do Grupo JBS, se confirmadas, são gravíssimas inviabilizando sua continuidade no comando do país e a sua renúncia seria uma saída menos desonrosa. O problema todo é o seguinte: o governo Temer não tem mais legitimidade alguma para propor as reformas que, no entanto, o país precisa tanto e que acreditou que ele poderia fazer. Como todos sabem, ele foi empossado para isso, no bojo de uma onda de denuncismos que não o isenta uma vez que ele azia parte do governo que caiu e tem mais, ate sua legitimidade como Presidente foi questionada pelo fato do mesmo não ter passado pelo crivo do sufrágio universal. 

Que a Dilma era péssima e o PT uma quadrilha, disso ja sabíamos, mas é necessário que também reconheçamos o obvio: o afastamento de Dilma se deu porque a economia ia mal e os derrotados em 2014 queriam aproveitar o vácuo da desarticulação política. O Brasil estava travado, os que tinham que produzir fizeram greve branca, apostando numa alternativa de política econômica que implantasse um modelo ultraliberal, de Estado mínimo e desmonte de algumas conquistas sociais implantados pelo PT.

Temer assumiu para cumprir uma pauta alheia mas seu governo desandou. Apesar da recuperação minima de alguns números, sobretudo na economia, Temer tem dificuldade de dialogo com a sociedade civil, como ja disse em artigos anteriores, é um burocrata que não conhece a língua do povo. Outro pecado mortal cometido por Temer, e isso pode custar -lhe o mandato, foi manter Eliseu Padilha e Moreira Franco como Ministros mesmo apos terem sido indiciados pelo Ministério Publico Federal por corrupção. Esses fatos desgastaram seu governo e ninguém mais o leva a sério. Nem mesmo os que torciam por ele, os que sonhavam com a possibilidade de que o governo Temer pudesse fazer o que se esperava dele.

No Congresso, Temer construiu uma base aliada - em troca de muitos favores - que ainda conseguiu ir tocando a agenda, aos trancos e barrancos. Mas esperava-se do governo uma liderança capaz de explicar à sociedade a urgência de alguns avanços necessários à nação e isso, Michel Temer não tem. Ele virou um fantoche de si mesmo. Um presidente que tem 79% do país contra e apenas 9% a favor já pode ser considerado um presidente ilegitimo. Essas pesquisas o desmoralizam e vimos isso recentemente com a greve geral. O pior é que gente boa entrou nesse barco e a canoa virou e não há mais como desembarcar.

O desalento toma conta da sociedade brasileira que hoje se vê órfã de lideres e sem nenhuma perspectiva futura de melhora, uma vez que não se vislumbra nenhum novo nome que possa renovar a autoestima dessa nação. Como disse no inicio desse texto, Temer teve a faca e o queijo nas mãos, mas preferiu seguir os exemplos de seus antecessores que levaram a economia brasileira a bancarrota e deixaram 14 milhões de pais de famílias sem norte, desempregados (as). Se realmente, algum dia, o Sr. Michel Temer quis entrar para a historia do Brasil, ele conseguiu, no futuro ele sera lembrado, nos livros de historia, como um Presidente que herdou uma cadeira de mandatário de uma nação e dela fez um escritório de negociatas escusas. 


Talvez se o grande jurista e politico brasileiro Ruy Barbosa fosse vivo ele diria:

Sinto vergonha de mim
por ter sido educador de parte deste povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade 
e por ver este povo já chamado varonil 
enveredar pelo caminho da desonra. 

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser 
e ter que entregar aos meus filhos, 
simples e abominavelmente, 
a derrota das virtudes pelos vícios, 
a ausência da sensatez 
no julgamento da verdade, 
a negligência com a família, 
célula-Mater da sociedade, 
a demasiada preocupação 
com o 'eu' feliz a qualquer custo, 
buscando a tal 'felicidade' 
em caminhos eivados de desrespeito 
para com o seu próximo. 

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas 
pelo orgulho e vaidade, 
a tanta falta de humildade 
para reconhecer um erro cometido, 
a tantos 'floreios' para justificar 
atos criminosos, 
a tanta relutância 
em esquecer a antiga posição 
de sempre 'contestar', 
voltar atrás 
e mudar o futuro. 

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer... 

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço. 

Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir o meu Hino
e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar o meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade. 

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo BRASILEIRO!

'De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes 
nas mãos dos maus, 
o homem chega a desanimar da virtude, 
A rir-se da honra, 
a ter vergonha de ser honesto'. 


Rui Barbosa.

Contato: agaextensao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário