segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

sociedade dos poetas mortos

Numa Sociedade de Poetas Mortos, qual o papel de um professor?

Por Alacir Arruda.

Estamos chegando ao final de mais um ano letivo, momento em que cada profissional ligado a educação para com o objetivo de refletir sobre aquilo que deu certo durante o ano e aquilo que pode ser melhorado para 2015. Como sou ligado a filosofia, gosto muito de frases de efeito ou mesmo situações emblemáticas que reflitam os anseios da sociedade. Quando eu tinha 18 anos eu assisti ao filme Sociedade dos Poetas Mortos, ate então não havia suscitado em mim a ideia de ser docente, lembro-me de ter ficado impressionado com a forma que aquele professor conduzia sua classe, imaginei na época: “se um dia fosse professor, seria como esse cara’. 

Mais de 20 anos se passaram e hoje estou aqui, falando do filme que despertou o educador adormecido dentro de mim. Nunca tive a pretensão de me comparar àquele professor, quis ser eu mesmo, mas reconheço que fui muito influenciado pelo seu método. O filme Sociedade dos Poetas Mortos relata a história de um internato masculino chamado Welton. Esse internato era considerado o melhor do país e tinha um modelo marcado por tempo determinado para cada função, tendo como finalidade a educação tradicional, baseada nos quatro pilares: Tradição, Honra, Disciplina e Excelência.

São esses quatro pilares, que levam os pais a escolherem o internato como uma condição de que seus filhos ingressem nas melhores universidades. Os pais pressionavam os filhos para que estes se tornassem os melhores. Como na cena em que no primeiro dia de aula, um aluno é alertado que de seu trabalho ser um bom aluno será difícil, já seu irmão tinha sido o melhor aluno que a escola já teve.

O estilo pedagógico adotado é de saber especifico: o cientifico. Os cursos mais valorizados são Medicina, Direito e Engenharia; já a Literatura e a Arte Dramática não são de tanta importância. Como podemos numa cena em que o aluno Neil não consegue convencer o pai, que exige que ele deixe suas atividades como redator do anuário escolar, e até quando o pai aborda-o depois de descobrir que esta participando de uma peça teatral.

Também é fácil perceber que a imagem feminina é prevalecida pela razão masculina. Prova disso é quando o pai de Neil fala sobre a decepção e tristeza que ele irá causar à sua mãe se insistir nas idéias de abandonar o ingresso na Medicina pra cursar Arte Dramática. O que fica marcado é que o sexo feminino possui um poder menor que o oposto. Devido a essa opressão por parte do pai, e a omissão materna, Neil comete suicídio por se sentir impossibilitado de realizar seus sonhos.

Contradizendo a todo princípio da escola tem o professor John Keantig, embora tenha sido formado na escola, ele tinha uma proposta de ensino com base no próprio processo de viver e aproveitar o dia, Carpe Diem. Ele dizia que a educação deveria se confundir com nossa vida. Carpe Diem é como uma nova visão de vida. ‘Aproveite seu dia, colha logo seus botões de rosas’.

As suas propostas de ensino fugiam do paradigma estabelecido pelo internato; uma vez que o professor utilizava de outros espaços, considerados não-convencionais pra propor atividades diferentes, fazendo com que a convivência entre os alunos seja agradável. O filme mostra cenas como as que o professor encoraja seus alunos a subirem na mesa, falarem alto, e até arrancar as páginas de um livro, considerando-as como excrementos. Este professor também nota a dificuldade de um aluno, o Todd, que tinha problemas com a leitura e Keating procura maneiras de encorajá-lo. Esses atos fazem com que o professor Keating se torne um novo modelo de educação, não seguindo assim o currículo padronizado e ensinando os alunos a pensarem por si mesmos.

É por esses vários motivos que o filme, Sociedade dos Poetas Mortos é considerado um filme extremamente brilhante, já que nos faz perceber a extrema importância do papel do professor perante os alunos, pois como educador este deve estimular a formação dos cidadãos, e mais que isso; que sejamos críticos, criativos e pensadores.

A grande lição da historia é o ideário ‘Carpe Diem’ como uma nova visão de vida. ‘Aproveite seu dia, colha logo seus botões de rosas’.





7 comentários:

  1. Professor, vou lhe fazer uma confissão, fui sua aluna dois anos e garanto, vc é idêntico a esse professor. Seus métodos são únicos, vc não usa nada em suas aulas que ja esteja ponto, vc constrói sua aula junto com os alunos, cada aula sua é como se fosse algo novo jamais visto. Eu sou suspeita de falar, mas assistir suas aulas é uma viagem no tempo e no espaço.. pena que acabam..parabéns. bjs Michaela

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  2. Quando eu assisti a esse filme, chamei minha mãe e disse: "mãe, vem cá ver o professor alacir". kkk, Essa é a pura verdade.. Ter aula com você alacir ´a coisa mais gostosa que há. Hoje estou na UFRJ fazendo medicina, alias devo a vc isso, mas lembro-me de vc todos os dias da minha vida. Bjs Anna

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  3. Esse filme é simplesmente maravilhoso, delicado e extremamente útil aos educadores. Alacir tive o prazer e ser seu aluno em Sinop numa pós graduação, foi como se estivesse nesse filme assistir vc. abs. Claudio

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  4. Perfeito esse filme.Um filme marcante pela sua mensagem simples,aproveite a vida. Quem dera houvesse mais professores do tipo de John Keating, que fizessem de suas aulas um grande aprendizado de liberdade, criatividade, autoconhecimento, respeito.desafiando o convencional e tradicional, saindo da zona de conforto e ir além dos seus próprios limites para ensinar.

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    1. E que vc nao conhece o Prof. Alacir, assistir aulas desse cara é simplesmente se libertar..Ele não educa..... liberta pessoas. Como ele sempre diz em suas aulas, "a educação só em uma função, libertar o individuo". Valeu ...Amanda do DF

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    2. Realmente Amanda não o conheço como professor, mas é sempre bom saber que existe professores na vida real que"liberta pessoas", que desafia o tradicional o convencional. E parabéns Prof. Dr. Alacir, e quem dera então tivessemos mais professores iguais a você.

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    3. parabens josi....amanda

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