terça-feira, 14 de janeiro de 2014

18 PÉROLAS: OS IMPROVÁVEIS DO ENEM

Por Alacir Arruda

No dia 15 de abril de 2013 fiz um desafio a 18 jovens, 10  deles oriundos de escolas privadas e 8 de escolas publicas.  9 eram homens  e 9 mulheres  todos com o terceiro ano concluído e alguns caminhavam para o 3º  ano de cursinho pré-vestibular.  A minha proposta foi  simples e objetiva:  Após me  apresentar, onde  falei um pouco da minha experiência com ENEM, os desafiei: Vocês topam participar de um laboratório sobre ENEM comigo todas as tardes de segundas, quartas e sextas-feiras na Faculdade  Afirmativo?  Vocês não precisam pagar nada e eu  garanto que aprovo todos no ENEM desse ano se fizerem tudo que eu mandar. Um olhou para o outro e por um minuto não se ouvia absolutamente nada a não ser o som do silencio, acredito que naquele momento passou tudo pela cabeça deles, menos que eu tivesse falando a verdade. Anna Hoffman, menina que estudou a vida  toda nas “boas”  escolas de Cuiabá, foi a primeira a manifestar:  Eu topo,.... não tenho nada a perder mesmo!  Em seguida Daniel, que vem de escola publica seguido pelos  outros 16.

Bom, feito isso agora eu precisaria criar um cronograma de aulas e simulados que atendessem as necessidades mínimas do ENEM, além de correr atrás de  5 professores, detalhe, voluntários. Como nem relógio trabalha de graça, imaginem a dificuldade que encontrei para convencer 3 professores:   Química, Matemática e Biologia, além de uma grande amiga que  assumiu  Linguagens e Códigos,  só  faltava física.  Dotado de uma bondade impar, o professor de matemática, que também é físico, assumiu essa área. Estava pronto o grupo, eu coordenei todas as ações e ministrei a área das humanidades.  Não cito o nome desses profissionais porque todos me pediram sigilo, uma vez que  nenhum estava atrás de auto-promoção, alguns são professores universitários  com a carreira consolidada, apenas acreditaram na ideia desse maluco, mas  todos eles tem noção da importância que cada um teve nesse processo afinal, éramos uma equipe.

Os nossos encontros se davam as segundas, quartas e sextas feiras, além de 2 sábados ao mês que usávamos para os simulados. Detalhe, simulados com 180 questões, as redações eram produzidas durante a semana. Houve sábado em que cheguei no Afirmativo 8h00 da manhã  para aplicar simulado e sai as 18h00. A essa altura os alunos estavam  mortos de cansados, mas como eu os  havia alertados; não será fácil, alguns irão desistir, mas garanto: Aquele  que cumprir esse cronograma  entra no ENEM com nota acima de 800 pontos. Fato! Nenhum deles desistiu e nem fez menos de 800 pontos.  Os simulados eu mesmo  elaborava durante a semana e uma gráfica contratada pelos próprios alunos os confeccionavam com extrema qualidade e sigilo, bem no estilo ENEM.  Inclusive esses  simulado eram entregues lacrados com  lacres digitais.

Quando me refiro a 18 pérolas improváveis no ENEM é justamente porque ninguém acreditou nesse projeto, somente  eles.  Em função disso não encontrei  outro adjetivo   para qualificá-los.  Um dos meus amigos, tambem professor,  os  definiu como: improváveis do ENEM. Mas foram os improváveis mais prováveis que já vi.  Como tem muita gente maldosa nesse meio, e deve estar imaginando que estou buscando auto-promoção, eu gostaria de salientar que essa idéia é possível  ser aplicada em qualquer escola, basta vontade do grupo. Pois sem nenhuma estrutura, a não ser o mínimo,  conseguimos esse resultado, imaginem isso ampliado para salas com 40,  60 alunos e uma infra-estrutura  maior,   o resultado será proporcional ao investimento.  Pode-se não conseguir 100% de aprovação, até pelo numero de alunos, mas que melhora os índices de qualquer instituição isso eu garanto.  

Muitos tem curiosidade e me perguntam o que ensinava-mos de diferente a esses 18 alunos, respondo sempre a mesma coisa. ENEM......apenas isso. ENEM, a partir de sua matriz.  Por isso 18 perolas, aproveitem esse momento único da suas vidas, gozem daquilo que colheram após um  virtuoso  trabalho,  mas nunca se esqueçam: O ser humano se frustra duas vezes na vida, a primeira e quando não consegue atingir seus objetivos e a segunda é quando consegue”. Juízo! Valeu cada momento com vocês.

4 comentários:

  1. Ki lindo alacir. Obrigada. Anna

    ResponderExcluir
  2. Confesso professor que não foi uma decisão fácil de ser tomada, mas hoje faria tudo de novo. Parabéns novamente. Daniel

    ResponderExcluir
  3. Professor, eu queria pedir algumas dicas sobre o plano de estudo para o enem, já venho fazendo cursinho a 2 anos e nao acho muito produtivo. Um grande Abraço. ANA KELLEN

    ResponderExcluir
  4. Ana, nao e simples assim..um plano de estudo é apenas uma ferramenta que usamos, na verdade só consegue uma nota alta no ENEM (acima de 800 pontos por exemplo) quem conhece a matriz do ENEM..e isso demanda um certo tempo..pelo menos três meses...Quanto a cursinho, tenho provas que eles realmente não funcionam para ENEM, pode funcionar para outra coisa.. me mande um e-mail e conversamos..ok..abs..e-mail alacirarruda@yahoo.com.br

    ResponderExcluir