18 PÉROLAS: OS IMPROVÁVEIS DO ENEM
Por Alacir Arruda
No
dia 15 de abril de 2013 fiz um desafio a 18 jovens, 10 deles oriundos de escolas privadas e 8 de
escolas publicas. 9 eram homens e 9 mulheres
todos com o terceiro ano concluído e alguns caminhavam para o 3º ano de cursinho pré-vestibular. A minha proposta foi simples e objetiva: Após me
apresentar, onde falei um pouco
da minha experiência com ENEM, os desafiei: Vocês topam participar de um
laboratório sobre ENEM comigo todas as tardes de segundas, quartas e
sextas-feiras na Faculdade Afirmativo? Vocês não precisam pagar nada e eu garanto que aprovo todos no ENEM desse ano se
fizerem tudo que eu mandar. Um olhou
para o outro e por um minuto não se ouvia absolutamente nada a não ser o som do
silencio, acredito que naquele momento passou tudo pela cabeça deles, menos que
eu tivesse falando a verdade. Anna Hoffman, menina que estudou a vida toda nas “boas” escolas de Cuiabá, foi a primeira a manifestar: Eu topo,.... não tenho nada a perder mesmo! Em seguida Daniel, que vem de
escola publica seguido pelos outros 16.
Bom,
feito isso agora eu precisaria criar um cronograma de aulas e simulados que atendessem
as necessidades mínimas do ENEM, além de correr atrás de 5 professores, detalhe, voluntários. Como nem relógio
trabalha de graça, imaginem a dificuldade que encontrei para convencer 3
professores: Química, Matemática e Biologia, além de uma grande amiga que assumiu Linguagens e Códigos, só faltava física. Dotado de uma bondade impar, o professor de matemática,
que também é físico, assumiu essa área. Estava pronto o grupo, eu coordenei
todas as ações e ministrei a área das humanidades. Não cito o nome desses profissionais porque
todos me pediram sigilo, uma vez que nenhum estava atrás de auto-promoção,
alguns são professores universitários com a carreira consolidada, apenas acreditaram
na ideia desse maluco, mas todos eles tem noção da importância que cada um teve nesse processo afinal, éramos uma equipe.
Os
nossos encontros se davam as segundas, quartas e sextas feiras, além de 2 sábados
ao mês que usávamos para os simulados. Detalhe, simulados com 180 questões, as redações
eram produzidas durante a semana. Houve sábado em que cheguei no Afirmativo
8h00 da manhã para aplicar simulado e
sai as 18h00. A essa altura os alunos estavam mortos de cansados, mas como eu os havia alertados; não será fácil, alguns irão
desistir, mas garanto: Aquele que cumprir
esse cronograma entra no ENEM com nota
acima de 800 pontos. Fato! Nenhum deles desistiu e nem fez menos de 800 pontos.
Os simulados eu mesmo elaborava
durante a semana e uma gráfica contratada pelos próprios alunos os confeccionavam
com extrema qualidade e sigilo, bem no estilo ENEM. Inclusive esses simulado eram entregues lacrados com lacres digitais.
Quando
me refiro a 18 pérolas improváveis no ENEM é justamente porque ninguém acreditou
nesse projeto, somente eles. Em função disso não encontrei outro adjetivo para
qualificá-los. Um dos meus amigos, tambem professor, os definiu como: improváveis do ENEM. Mas foram
os improváveis mais prováveis que já vi. Como tem muita gente maldosa nesse meio, e deve estar imaginando que estou buscando auto-promoção, eu
gostaria de salientar que essa idéia é possível ser aplicada em qualquer escola, basta vontade do grupo. Pois sem nenhuma
estrutura, a não ser o mínimo, conseguimos esse resultado, imaginem isso ampliado para salas com 40, 60 alunos e uma infra-estrutura maior, o resultado será proporcional ao investimento. Pode-se
não conseguir 100% de aprovação, até pelo numero de alunos, mas que melhora os índices
de qualquer instituição isso eu garanto.
Muitos tem curiosidade e me
perguntam o que ensinava-mos de diferente a esses 18 alunos, respondo sempre a
mesma coisa. ENEM......apenas isso. ENEM, a partir de sua matriz. Por isso 18 perolas, aproveitem esse momento único
da suas vidas, gozem daquilo que colheram após um virtuoso trabalho, mas nunca se esqueçam: “O ser humano se frustra duas vezes na vida, a primeira e quando não
consegue atingir seus objetivos e a segunda é quando consegue”. Juízo!
Valeu cada momento com vocês.
Ki lindo alacir. Obrigada. Anna
ResponderExcluirConfesso professor que não foi uma decisão fácil de ser tomada, mas hoje faria tudo de novo. Parabéns novamente. Daniel
ResponderExcluirProfessor, eu queria pedir algumas dicas sobre o plano de estudo para o enem, já venho fazendo cursinho a 2 anos e nao acho muito produtivo. Um grande Abraço. ANA KELLEN
ResponderExcluirAna, nao e simples assim..um plano de estudo é apenas uma ferramenta que usamos, na verdade só consegue uma nota alta no ENEM (acima de 800 pontos por exemplo) quem conhece a matriz do ENEM..e isso demanda um certo tempo..pelo menos três meses...Quanto a cursinho, tenho provas que eles realmente não funcionam para ENEM, pode funcionar para outra coisa.. me mande um e-mail e conversamos..ok..abs..e-mail alacirarruda@yahoo.com.br
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