sexta-feira, 14 de março de 2014

facebook estudo

Facebook é uma rede de contágio emocional, diz estudo.

Reuters - 7 horas atrás
“Apesar desse estudo,  mantenho a  minha tese de que Facebook faz mal  para a saúde”  ( Alacir )

Los Angeles (EUA.), 12 mar (EFE).- Um estudo divulgado nesta quarta-feira e realizado por pesquisadores das universidades de Yale e de San Diego afirma que o Facebook não é apenas uma rede social que conecta pessoas, mas também é uma ferramenta capaz de contagiar as emoções.
O artigo publicado na revista científica "PLOS ONE" foi feito em parceria com os funcionários do Facebook. Ele tomou como referência mensagens de milhões de usuários da rede social e os relacionou com dados meteorológicos por cidades. Os resultados mostraram que nos dias de chuva o número de publicações no Facebook com expressões positivas cai 1,19%, e as mensagens negativas aumentam em 1,16%.
"Embora os efeitos sejam pequenos, o seu significado estatístico é o que importa", constataram os autores do estudo intitulado "Detecting Emotional Contagion in Massive Social Networks" (algo como "Detectando contágio emocional em redes sociais de massa").
A análise foi um passo além e revisou o impacto que essas publicações tinham no Facebook na rede de contatos dos usuários e achou que "por cada pessoa afetada diretamente, a chuva altera a expressão emocional de entre uma e duas pessoas mais", mesmo que faça bom tempo no lugar onde mora.
O estudo determinou que as emoções positivas se amplificam mais facilmente que as negativas através do Facebook, e que estas são especialmente contagiosas em períodos de férias e fins de semana, especialmente em datas como Natal, Ano Novo, São Valentim, 4 de julho (festa da Independência dos Estados Unidos) e Ação de Graças. EFE


6 comentários:

  1. Professor por isso não encontrei perfil seu no Face, estou procurando desde que te conheci e nunca achei. Carla..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla o Facebook chegou ao Brasil em 2007, eu morava em SP e tive a honra de ser um dos 100 primeiros a ter perfil nessa nova ferramenta..Em 2008 deletei meu perfil em função da banalização que ocorreu..

      Excluir
  2. O facebook apesar de ser caracterizado como manipuladora, alienando as pessoas, pode ser a grande ferramenta de informações valiosas para o conhecimento da sociedade de fatos incógnitos governamentais até hoje reservados aos intelectuais do conhecimento. As informações devem chegar onde a grande massa opera, onde há interesse de observação pelo proletariado, que compõe a grande parte do país. Para isso, o apoio dos donos autorais do Facebook para tais publicações seria de extrema necessidade. Delírio? o pensamento de mudanças ocorrem justamente dos delírios.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer tipo de ferramenta virtual, chat, blog, endereço eletrônico, e a própria internet em si, se usada por motivo banais faz mal para saúde. Não é a rede em si, mas sim quem as operam e o modo que operam, não se pode generalizar. Quem é exigente com a qualidade dos produtos,mas não com a sua qualidade de vida,trai a sua propria felicidade. Juh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O foco aqui é o facebook, mas qualquer que seja a ferramenta virtual há uma privacidade, onde você não consegue ser amigo de todo mundo, e isso seria muito perigoso, mas se , essas ferramentas com aval de seus criadores ingressassem nas manifestações positivas, onde se exigem os direitos sem vandalismos, ai sim, as informações necessárias para uma mudança seria um sucesso.

      Excluir