terça-feira, 18 de março de 2014

o meu budismo

"Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama. O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se  rebater."  (Dalai Lama)

Por Alacir Arruda
    
    Confesso que não gosto de escrever em  cima de  citações alheias, mas essa do Dalai Lama mexeu comigo. Senão vejamos eu que sou chamado de Ateu, Anticristo  entre outros “elogios”  nada decentes de serem publicados, concordo plenamente com essa afirmação. Realmente o silencio é a  melhor resposta a uma ofensa. Ta certo que  com um 1,90 de altura e sendo ex-sargento do exercito,  o que eu gostaria mesmo era de “plantar-lhe  a mão” na cara de quem me ofende, mas descobri o budismo e isso tem me feito muito bem, tem me deixado um cara Zen ( será que é assim que fala?)..
      Bom.....seguindo! Os caras são vegetarianos, eu adoro salada,  por razões religiosas não fazem mal a nenhum tipo de  animal, chegam a desviar de formigas  e conseguem se abster de sexo por anos (ai tenho que repensar...). Mas a grande sacada deles é o lance da meditação. Eles meditam quase o dia todo, digo os monges, concentram e chegam a níveis elevados da consciência onde se desligam desse “vale de lágrimas” que é a  terra e , sobretudo, não são materialistas (sabia que tínhamos mais semelhanças). O Budismo tem mais de 2400 anos e tem como fundador o príncipe Sidarta Gautama, popularmente, chamado de Buda, que nunca foi gordo,  o que é uma contradição com aquilo que nos foi ensinados sobre ele..... Aquela ideia de um Buda Gordo em cima da geladeira..lembram??
   - O Budismo possui 12 princípios: OS DOZE PRINCÍPIOS BÁSICOS DO BUDISMO
1 - A auto-salvação é uma tarefa urgente para qualquer homem. Se um homem jaz ferido por uma flecha envenenada, ele não atrasará a sua extração para pedir detalhes a respeito de quem a atirou ou do comprimento e fabricação da flecha. Haverá tempo para um entendimento crescente do ensinamento. Por enquanto, comecemos encarando a vida como ela é, aprendendo sempre pela experiência direta e pessoal.
2 - O primeiro fato da existência é a lei da mudança ou impermanência. Tudo o que existe, de uma mancha a uma montanha, de um pensamento a um império, passa pelo mesmo ciclo de existência; a saber: nascimento, crescimento, decadência e morte. só a vida é continua, ainda que buscando auto-expressão em novas formas. "A vida é uma ponte, não construas pois casas sobre ela". A vida é um processo de fluxo e aquele que se apega a qualquer forma, por mais esplendida que seja, irá sofrer por estar resistindo ao fluxo.
3 - A lei da mudança aplica-se igualmente a "alma". Não existe nenhum principio nos indivíduos que seja imortal e imutável. somente "Aquilo que não tem nome", a Realidade Ultima, está alem da mudança e todas as formas de vida, o homem inclusive, são manifestações dessa Realidade. Ninguém é nunca o dono da vida que flui em si, assim como a lâmpada elétrica não é dona da corrente que a faz brilhar.
4 - O Universo é a expressão da lei. todos os efeitos tem causas e a alma ou o caráter do homem é a soma total de seus pensamentos e ações anteriores. O Karma, que significa ação e reação, governa toda a existência e o homem é o único criador de suas circunstancias. sua reação a elas, cria sua condição futura e seu destino final. Através do pensamento e da ação corretos, ele pode gradualmente purificar a sua natureza interior e assim, através da auto-realização, atingir em tempo a libertação.
5 - A vida é una e indivisível, ainda que suas formas que sempre mudam sejam inumeráveis e perecíveis. Na realidade não há morte, embora todas as formas devam morrer. Do entendimento da unidade da vida brota a compaixão, um sentimento de identidade com a vida em outras formas, a compaixão é descrita como a "lei das Leis - eterna harmonia", e aquele que quebra essa harmonia sofrerá proporcionalmente a sua ação e retardará sua iluminação.
6 - Sendo a vida Una, os interesses da parte serão os interesses do todo. em sua ignorância, o homem pensa poder batalhar com sucesso por seus próprios interesses e essa energia de egoísmo, voltada para a direção errada, produz o sofrimento. a parte de seu sofrimento, ele aprende a reduzir e finalmente a eliminar sua causa. Buda ensinou as quatro Nobres Verdade: a) A Onipresença do sofrimento; b) sua causa, o desejo voltando para a direção errada; c) sua cura, a remoção da causa; d) o Nobre Óctuplo Caminho de auto-desenvolvimento, que conduz ao fim do sofrimento.
7 - O Caminho Óctuplo consiste em: Visão Correta ou compreensão preliminar, Objetivos ou Motivos Corretos, Palavras Corretas, Ações Corretas, Vida Correta, Esforço Correto, Concentração ou Desenvolvimento Mental Correto e, finalmente, "Samandhi" (Meditação) Correto, que conduz a Iluminação completa. Assim como o Budismo é um Caminho de vida e não meramente uma teoria da vida, o trilhamento desse Caminho é essencial para a auto-libertação "Cessar de fazer o mal, aprender a fazer o bem, purificar sua própria mente: esse é o ensinamento dos Budas".
8 - A Realidade é indescritível e um deus com atributos não é a Realidade final. Mas o Buda, um ser humano, tornou-se o Totalmente Iluminado, e o propósito da vida é o atingido da Iluminação. Esse estado de Consciência, o Nirvana, a extinção das limitações do ego, é atingível na terra. Todos os homens e todas as outras formas de vida contem a potencialidade da Iluminação e o processo consiste, portanto, em tornar-se naquilo que você é: "Olha para dentro: tu és Buda".
9 - Entre a Iluminação potencial e a verdadeira fica o "Caminho do Meio, o Caminho Óctuplo" do desejo à paz, um processo de auto-desenvolvimento entre os "opostos", evitando os extremos. Buda palmilhou esse caminho até o fim e a única fé requerida no Budismo é a crença razoável de que houve um Guia que trilhou esse Caminho e que vale a pena que nós o trilhemos. O Caminho deve ser trilhado pelo homem inteiro e não apenas pelo que há de melhor nele. Coração e mente devem ser igualmente desenvolvidos. Buda foi o Todo Compassivo, ao mesmo tempo que foi o Iluminado.
10 - O Budismo insiste grandemente na necessidade da concentração e da meditação interiores, que conduzem em tempo ao desenvolvimento das faculdades espirituais interiores. A vida interior é tão importante quanto o corre-corre cotidiano e períodos de quietude para a atividade interior são essenciais para uma vida equilibrada. O Budista deve estar atento e consciente de si em todas as horas, guardando-se do apego mental e emocional ao "espetáculo que passa". Esta vigilante e crescente atitude em relação às circunstancias, que ele sabe serem sua própria criação, ajuda-o a manter sua reação a elas sempre sob controle.
11 - Buda disse: "Trabalha para tua própria salvação, com diligência". O Budismo não conhece qualquer autoridade, salvo a intuição do indivíduo e essa autoridade é apenas para esse indivíduo sozinho. Cada homem sofre as conseqüências de seus próprios atos e com isso aprende, enquanto ajuda seu semelhante, a alcançar a mesma libertação. Não se reza ao Buda ou a qualquer deus para impedir que efeito se produza a partir de determinadas causas. Os monges Budistas são mestres e exemplos, e de nenhuma maneira intermediários entre a Realidade e o indivíduo. A máxima tolerância é praticada em relação à todas as religiões e filosofias, pois nenhum homem tem o direito de interferir na jornada de seu vizinho para a Meta.
12 - O budismo não é nem pessimista nem "escapista", nem nega a existência de Deus e da alma, embora ele empreste um significado especial a esses termos. Ele é, pelo contrário, um sistema de pensamento, uma religião, uma ciência espiritual e um caminho de vida, que é razoável, pratico e abrange todas as coisas. Por mais de dois milênio satisfez ele as necessidades espirituais de cerca de um terço da humanidade. ele atrai o Ocidente porque não tem dogmas, satisfaz igualmente a razão e o coração, insiste na auto-confiança aliada à tolerância para com outros pontos de vista, abrange ciência, religião, filosofia, psicologia, ética e arte, e insiste no homem sozinho como único criador de sua vida presente e determinador de seu destino.     ( Fonte: Calcule sua Pegada Ecológica.)
Por isso estou me tornando um adepto dessa filosofia de vida, uma vez que o Budismo não é considerado uma religião. Experimentarei, tal qual o filosofo alemão  Schopenhauer, a ideia de entender esse Vale de Lagrimas sob a ótica do Budismo. E a partir de hoje somente responderei as ofensas com o silêncio, logo, aos críticos de plantão ( que são muitos) podem me ofender  à vontade..

3 comentários:

  1. Alacir vc Budista???? So vendo para acreditar....rrsrr...Michele

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  2. A prática Budista é a forma de perceber a transformação constante do mundo - mostrando que nada dura para sempre. Ao mesmo tempo, a prática Budista reconhece leis Morais - reconhece que algo rege as relações éticas e que todos arcaremos com nossas ações, seja nesta vida ou em uma próxima. Não podemos escapar de nossas responsabilidades.
    O que a prática não é

    1- A prática Budista não existe apenas para tornar sua vida e/ou morte melhores.
    2- A prática Budista não visa apenas à Felicidade, tampouco à Infelicidade.
    3- A prática Budista não visa apenas funcionar como uma terapia, como um antídoto ao Stress.
    4- A prática Budista não busca torna-lo alguém Indiferente, cego à violência em vigência no mundo.
    5- A prática Budista não é uma religião disfarçada e sequer pode ser limitada como uma filosofia.
    6- A prática Budista não necessita de prover acesso a Entidades Superiores.
    7- A prática Budista não admite existência de um ser autônomo todo poderoso a quem podemos lançar a responsabilidade pela nossa salvação.
    8- A prática Budista não tem como foco disponibilizar uma Filosofia fixa.
    9- A prática Budista não requer fé cega de ninguém.
    10- A prática Budista não é niilista nem eternalista.
    11- A prática Budista não busca torna-lo um solitário, isolado do mundo.
    12- A prática Budista não é materialista, tampouco espiritual.
    13- A prática não é, em sua essência, ascética - ela não requer que você abandone suas posses. Ela não exige automortificação.
    14- A prática Budista não é elitista e luxuosa. Ela não exige que você seja rico, intelectual ou provido de bom status.
    15- A prática Budista não objetiva obter Poderes Supra-Humanos.
    16- A prática Budista não consiste em regras morais que devem ser estritamente seguidas.
    17- A prática Budista não o torna alguém eufórico, tampouco passivo.
    18- A prática Budista não busca garantir estadia em Paraísos Eternos - aliás, o Budismo não diz que eles existem.
    19- A prática Budista não busca obter algo, conquistar algo sequer fazê-lo se tornar alguém.
    20- Por fim, a prática Budista não tem como objetivo algo Condicionado, facilmente descrito pelas palavras, cujo sistema linguístico oscila em seus dois extremos, com seus sinônimos e antônimos. Não é algo que pode ser compreendido por meio da reflexão ou da especulação filosófica e não é condicionado porque não depende de alguma outra coisa para existir - se assim fosse, o objetivo do Budismo seria algo incerto, impermanente e inseguro.

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    1. Parabéns...Por isso estou apenas tentando, vc me parece que ja está lá nao e mesmo? ..abs

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