terça-feira, 29 de outubro de 2013

DESESTABILIZAÇÃO SOCIAL: O BRASIL E OS JOVENS MASCARADOS

Por Alacir Arruda.

Nos últimos dias, o Brasil tem sido palco das mais variadas formas de manifestações. Desde julho, quando o Brasil inteiro parou para protestar , temos assistido diariamente o continuísmo  daquele evento.   No Rio de Janeiro surgiu um Grupo denominado “Black Blocs” numa tradução livre “máscaras negras”. Esse grupo tem sido o protagonista de vários protestos não somente no Rio de Janeiro, mas já se  espalhou  para outros  Estados.. Seus membros são jovens, alguns de  classe média  outras media baixa, suas reivindicações vão desde o fim da hegemonia PT a cobranças mais plausíveis como melhorias na saúde, segurança e  educação. O que chama atenção nesse movimento - além do modus operandi- marcado pelo enfrentamento e destruição do patrimônio publico-   é o nível intelectual de seus lideres.  Jovens Universitários, alguns com mestrado e doutorado nas mais diversas áreas com ideais libertários e comprometidos com algumas das demandas mais urgentes da população. Isso demonstra o surgimento de um   novo  tipo de  militante, aquele que vem do meio acadêmico.  E isso é preocupante sob a ótica do governo. Uma coisa é você lidar com “ignorantes motivados”, outra é o intelectual engajado. Este ultimo é  muito mais perigoso  e possui uma alta capacidade de persuasão.

Diante desse quadro, sobra a um governo (absolutamente leniente) o uso da força. Ou seja, policia neles! Resultado..... instala-se o caos urbano. Outro grande aliado desse governo inerte é a imprensa, ela  minimiza as manifestações relegando o elas o grau de “ações de vândalos”,  assim, a população – corrompida por distorções ideológicas dos meios de comunicações  - passa a ver esses jovens como “bandidos mascarados” e repudia tal comportamento. Ora, não há interesses de Grupos como;  Globo, Bandeirantes, ou qualquer outro mega-conglomerado de comunicação, que a população adquira discernimento e se liberte, ao contrario, quanto mais alienante for a programação melhor. Assim eles atingem seus objetivos, qual seja, manter a população sob controle e o “status quo”, (as coisas como são), é mantido. Ao ler o Livro Vigiar e  Punir de Michel  Foucault, filosofo francês,  passamos a entender melhor os instrumentos usados pelo Estado para manter  “bons soldadinhos” em casa assistindo novelas.  Deduz-se, a partir da leitura de Foucault, que as instituições publicas (sem exceção) foram criadas, construídas e idealizadas para não funcionar. Ou seja, imaginar uma educação, uma segurança  ou uma saúde de  qualidade é  utopia. Isso não pode funcionar, afinal como ficaria os discursos de nossos políticos caso essas demandas fossem resolvidas?  Um exemplo disso é a escola, segundo Foucault;
 “A escola torna-se “(...) um espaço fechado, recortado, vigiado em todos os seus pontos, onde os indivíduos estão inseridos num lugar físico onde os menores movimentos são controlados onde todos os acontecimentos são registrados (...)” (FOUCAULT, 1977, p. 174). Esse tipo de vigilância permite a diretoria um controle sobre todas as movimentações na escola: quem está no corredor, quem vai ao banheiro, a classe “indisciplinada” e outros mais. O poder disciplinar exercido através da configuração arquitetônica e, da mesma forma, o controle da diretoria sobre o professor e o aluno através do “olhar panóptico” demonstra de forma veemente como a disciplina faz “(...) funcionar o espaço escolar como uma máquina de ensinar mas também de vigiar, de hierarquizar, de recompensar” (FOUCAULT, 1977, p. 134).
Podemos concluir então ,  que a escola, assim como outras instituições  do Estado,  tem como principal atribuição a  vigilância e a seguir  a  punição  com  objetivo de doutrinar esses pequenos cidadãos aos moldes de quem esta no poder.  Aborta se ai qualquer possibilidade do surgimento de uma “sombra” libertaria nesses indivíduos.  Escola, prisões, policia,  manicômios, hospitais, todos cumprem a sua função doutrinária..
Esses jovens mascarados descobriram isso, ouviram  Gabriel o Pensador..............

ATE QUANDO ???
Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
muda que o medo é um modo de fazer censura
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ser saco de pancada?
Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!!
A polícia
Matou o estudante
Falou que era bandido
Chamou de traficante!
A justiça
Prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado
E absolveu os PMs de Vigário!
A polícia só existe pra manter você na lei
Lei do silêncio, lei do mais fraco
Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco
A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que é pra você não ver que o programado é você!
Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá
Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?
Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar!
Escola! Esmola!
Favela, cadeia!
Sem terra, enterra!
Sem renda, se renda! Não! Não!!
Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!
Até quando você vai ficar levando porrada,
até quando vai ficar sem fazer nada
Até quando você vai ficar de saco de pancada?
Até quando?







7 comentários:

  1. POR ISSO TE ADMIRO ALACIR.....VAI SER INTELIGENTE ASSIM LA NA MANGA..RSR

    ResponderExcluir
  2. Alacir..antes de ir embora para SP, que eu sei que vai voltar para lá, ensino os professores de Cuiabá a dar aulas cara..please!!!!.....Esses caras daqui são medievais..Assisti algumas aulas suas no cursinho do CIN e duas na Faculdade que vc trabalha..Nunca vi nada igual....

    ResponderExcluir
  3. Alacir essa musica caiu no ENEM desse ano.......Alacir posso te sugerir uma coisa..? Monta um cursinho exclusivamente com a metologia ENEM que só você aqui no MT domina....Eu farei comercial de graça para vc..kk.........Pois tenho certeza que esse a no passo em medicina graças a vc...Segui tudo que mandou fazer desde o plano de estudos as ligações de madrugada para tirar duvidas..tenho certeza alacir que passei.

    ResponderExcluir
  4. Alacir muito obrigado..te encontrei na sexta lembra?? Maryanne !...Vc me deu 5 toques sobre ENEM, os cinco toques caíram no sábado...te liguei no sábado e vc me disse o tema da redação...Meu.....to sem palavras....Já te admirava, agora vc e meu ídolo...tenho certeza que passo em medicina..Nas correções não oficiais acertei 90% das questões,na redação arrebentei, so estou esperando o gabarito oficial..se isso se confirmar....te pago um churrasco.....MEU HERÓI...Meu pai minha mãe lhe agradecem...

    ResponderExcluir
  5. Alacir, na sua opinião, alguém das escolas particulares de Cuiabá entra em medicina na UFMT esse ano? Ou sera como o ano passado que de 110 alunos aprovados, 2 apenas eram de Cuiabá...rs..Parece piada ne, uma cidade que tem escolas integrais que cobram mais de 1000 reais por mês, se acham!!! Mas não aprovam ninguém....Você com em apenas 6 meses em Cuiabá, so no meio do ano ajudou aprovar mais de 20...Fui aluna sua de atualidades e redação...e acredito que esse ano vai....bjs -Millena

    ResponderExcluir