terça-feira, 8 de outubro de 2013



INFINITO ENQUANTO DURE...
-Dedicado aos amantes-
Por Alacir Arruda

Na visão de Schopenhauer, a felicidade não existe. O que existe são estratégias da natureza para que nos aproximemos do sexo oposto com um único objetivo:  “PROCRIAR”.   Mas o que dizer das razões do coração?  Do carinho que sentimos pelo outro?  O que dizer da saudade?
O INICIO.....
“Era inicio do ano e  mesmo o corredor lotado de pessoas  não foi obstáculo para que eu a  observasse encostada na parede com aquele rostinho angelical .... Ao passar por  você  e ser açoitado por um belo  sorriso,  introspectivo (como tudo em você), pensei:  “que moça interessante”.  Sempre achei que amor a primeira vista fosse  devaneios de poetas, ou coisa de desocupados....Maldita língua!... Pensar em você passou a ser uma constante, mesmo a contragosto...Mas o que fazer quando você e atingido por um sentimento incontrolável denominado “paixão”..??
Tive a coragem dos apaixonados,  aquela que é  totalmente irresponsável, e revelei a você o que sentia.... E você, como uma jovem freudiana que  se perde nos labirintos da mente,  não entendeu nada......Mas foi delicada...Disse que tinha alguém e que  respeitava meus sentimentos.......Senti o peso de uma tonelada nas minhas costas quando você saiu da minha sala.... As suas visitas se tornaram mais freqüentes e surgia ali o inicio daquilo que imaginei como uma grande amizade......Mas o destino quis mais....E sem planejar absolutamente nada...de repente estávamos juntos.....
JUNHO ....INESQUECIVEL.....
Vivíamos irresponsavelmente felizes, nada nos assustava. Você me mostrou as angústias de  uma jovem e eu lhe mostrei “literalmente” o que é o mundo...O mês de junho foi inesquecível...ali se concretizou aquilo que os poetas  denominam de "maturidade amorosa".... Você conheceu sensações e  lugares nunca antes vistos e a  relação caminhava para uma forte sedimentação....
MAS VEIO O FIM.....
O  grande mal dos apaixonados e se esquecerem que o sol  queima se ficar muito tempo exposto a ele, que não importa o quanto você se  importe.., algumas pessoas simplesmente não se importam....Enfim.....as pessoas mudam!
E com o tempo, você  vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.  Percebe também que aquele alguém que  você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.  O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.  No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!"

Assim como Vinicius um dia exclamou::

SONETO DA FIDELIDADE
Vinícius de Morais

De tudo, meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento. 

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama 
Eu possa me dizer do amor ( que tive ) :
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.






3 comentários:

  1. Nessas horas eu não queria ter coração, não queria sentir amor, pq a gente sempre acaba sofrendo, não queria sentir essa saudade q aperta o peito, até pq a pessoa talvez não mereça tudo isso. Afinal, era melhor não tê-lo conhecido, não tê-lo encontrado, não ter cedido. Cedi e acabei gostando mas infelizmente ele não gostava nem um pouco. uma noite, e tudo acabou, sumiu, sem nem dizer adeus.Sei que não devia gostar, me apegar, mas no coração a gente não manda. Apesar de eu dizer q não q eu não ia me apegar, até pq nunca tinha acontecido, o inesperado aconteceu. Mas era de se esperar, ele sumir, é oq normalmente acontece, principalmente do jeito que nos conhecemos. E como vc mesmo disse "não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam". Talvez ele até já tenha se esquecido.
    O que esse moço fez aqui.
    Remoendo saudade, ruminando dor
    Vivo sofrendo, esperando esse amor
    Fez um estrago no meu coração
    E o que esse moço fez aqui
    Bagunçou, bagunçou
    A vida dessa pessoa.

    E pra aumentar ainda mais a minha dor,
    ele gosta de uma outra pessoa,
    E o que essa moço fez aqui.
    Só bagunçou a minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Mas o pior sofrimento que existe, é nunca ter sofrido um dia. Se não ,não teriamos nada para superar .

    ResponderExcluir
  3. Verdade, sofri e ainda sofro, não queria sentir isso, mas o sofrimento nos torna mais forte, não podemos evitar o sofrimento. Apesar de lutarmos contra, a vida nos prega peças e, às vezes, tira o sorriso do nosso rosto dando lugar à dor. E dessa dor pude perceber meus erros e meu acertos, e estou suportando, tirando essa pessoa da minha cabeça. Afinal, ao perdê-lo, eu e ele perdemos.
    Eu perdi, porque ele eras a que eu mais amava e ele, porque eu era o q mais o amava. Contudo, de nós dois, ele perdeu mais do que eu.
    Eu poderei amar outros como amei ele.
    Mas ele, ninguém vai o amar como eu o amei. E a vida continua.

    ResponderExcluir