terça-feira, 15 de outubro de 2013


A felicidade por traz do oficio de mestre.

Por Alacir Arruda

      Hoje é o dia do  professor, refletir sobre esse oficio de vital importância para a construção de uma sociedade mais justa, reconheço, não e fácil.. Optei por ser professor, alias, sempre digo aos meus alunos que não fui eu que escolhi a Educação, ela me escolheu... Eu tinha outras opções bem mais rentáveis, mas fazer o quê quando se é contaminado pelo vírus chamado “sala de aula”?. Lembro-me da minha primeira vez..Eu tinha 18 aninhos, nem era formado, mas fui substituir um professor de matemática amigo meu.. Era uma escola publica típica..50 alunos na sala, 5 querendo aprender e o restante, consumidos pelas desilusões da vida e da pobreza, não viam a hora de eu desaparecer de suas frente. Comecei com o tradicional: “boa noite”...três deles responderam, e um dos alunos que sentava no fundo emendou: “ so se for para você”! Percebi que não seria fácil. Informei a eles o motivo de estar ali e me apresentei..Quando comecei a contar a minha vida, percebi que, aos poucos, a atenção deles se voltavam para mim..Talvez por semelhança de vida.. vida, pobreza etc.. Uma das alunas me interrompeu. “você e novinho quer ser professor mesmo?” Disse a ela que não podia responder  aquela pergunta naquela momento, que a fizesse a mim depois dos 25 anos. Ela sorriu e disse: “duvido se escolherá isso para você”, e continuou: Ser professor não faz ninguém feliz não traz felicidade!...Então contei a ela essa passagem:
       Durante um seminário para casais, perguntaram a uma das esposas: 
-Seu marido a faz feliz? Ele a faz feliz de verdade? Neste momento, o marido levantou seu pescoço, demonstrando total segurança. Ele sabia que a sua esposa diria que sim, pois ela jamais havia reclamado de algo durante o casamento. Todavia, sua esposa respondeu a pergunta com um sonoro `NÃO´, daqueles bem redondos! - `Não, o meu marido não me faz feliz´! (Neste momento o marido já procurava a porta de saída mais próxima). `Meu marido nunca me fez feliz e não me faz feliz! Eu sou feliz´. E continuou:
       O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele; e sim de mim. Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da Terra, eu estaria com sérios problemas. Tudo o que existe nesta vida muda constantemente: O ser humano, as riquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, os prazeres, os amigos, minha saúde física e mental. E assim eu poderia citar uma lista interminável. Eu decido ser feliz! Se tenho hoje minha casa vazia ou cheia: sou feliz! Se vou sair acompanhada ou sozinha: sou feliz! Se meu emprego é bem remunerado ou não: eu sou feliz! Sou casada, mas era feliz quando estava solteira. Eu sou feliz por mim mesma. As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza. 
           Em suma, sou feliz como professor por mim mesmo, independente do que pensam, julgam..Acredito no que faço e acredito em mim...Assim como a esposa expressou  ao seu  marido como entedia a felicidade, eu me refiro à   educação..Amo educar, porque antes de tudo, amo aquilo que pratico..


Um abraço a todos os meus ex-professores que me forjaram no humanismo critico...




2 comentários:

  1. Meu grande amigo, acompanhei um pouco da sua trajetória como professor. Te dou meus parabéns de seguir nesta carreira. Apesar de não ser agraciada como deveria ser, pois não tem o reconhecimento que merece e ainda mais, é mal remunerada.
    Mas, sei que você não está nesta missão somente por dinheiro, e sim, pois, foi ela quem te escolheu, tem uma liame espiritual entre vocês. O professor é igualado ao pai, aquele que te ensina, te repreende quando necessário, é um exemplo de liderança dentro e fora da sala de aula. Parabéns por esta carreira que você exercer, você é um exemplo.

    Um abraço fraterno. Ass: TELMO MAURO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Telmo...que saudade muleque..Espero que esteja bem..vc, seu pai, por quem tenho grande respeito, sua mãe e sua irmã.....Telmo vindo de vc essas palavras não me surpreende..Dei aulas para vc em todas as suas fases lembra? 8 serie, 1 ano do ensino médio e na faculdade de odontologia em Taubaté...Então posso dizer que vc foi um eterno aluno....obrigado pelas belas palavras e logo estarei de volta...Fique bem garoto..

      Excluir

      Excluir