quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2013


Por Redação 
Estadão Conteúdo
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) liberou nesta terça-feira (29) o gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013. Mais de cinco milhões de candidatos responderam 180 questões e uma redação no último final de semana. (26 e 27 de outubro).

Veja os gabaritos

Sábado (caderno amarelo)

Sábado (caderno azul)


Sábado (caderno branco)


Sábado (caderno rosa)

Domingo (caderno rosa)

Domingo (caderno azul)

Domingo (caderno cinza)

Domingo (caderno amarelo)

No sábado (26), as provas tiveram questões de ciências humanas e ciências da natureza com duração de 4h30. No dia seguinte (27), os candidatos tiveram 5h30 para responder 90 questões sobre linguagens, códigos e matemáticas. A redação teve como tema ‘Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil’.

MEC quer criar sistema para antecipar faltas no Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), pretende criar um sistema em que os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possam comunicar com antecedência se pretendem faltar no dia da prova. O objetivo é diminuir o número de ausências e reduzir gastos com a preparação do exame. Mais de 2 milhões de inscritos não fizeram o Enem neste ano, quase um terço do total.
A ideia não é instituir uma confirmação de inscrição, o que tornaria o processo mais complexo, mas poder antecipar ausências previstas e evitar impressões de provas, cartões de convocação, formação de salas e contratação de equipe.
O presidente do Inep, Luis Cláudio Costa, diz que o número de ausências preocupa. “Queremos um Enem inclusivo, mas 29% de ausência chama a atenção e é um custo para o Brasil”, avalia. “Temos de fazer um trabalho de conscientização.”
Com base no custo por inscrito, calculado pelo Inep após o fechamento dos 7,1 milhões de inscrições, o gasto com os faltosos é de R$ 103 milhões. O presidente do instituto defende, porém, que esse prejuízo não passará de R$ 60 milhões. “As redações desses faltosos não serão corrigidas, o que reduz o gasto. E há um custo de operação, de rotas, que não tem alteração.”
A taxa de abstenção cresceu em relação a 2012, quando 1,6 milhão de inscritos (27,9%) faltaram. Em 2011, foram 26,4%.
O Inep já sabe que, no ano passado, praticamente dois terços dos faltosos eram inscritos com isenção de taxa - o instituto não divulgou o estudo sobre o assunto. Costa diz que, por questões legais, há impedimentos para sanções a faltosos não pagantes - uma vez que, caso haja comprovação de carência, existe a garantia da isenção. Também por esse motivo, o Inep não teria criado um mecanismo para a edição deste ano, como era o plano no ano passado. “A solução não é simples”, explica.
Os estudantes concluintes de escola pública estão livres da taxa. Mas até quem paga acaba causando prejuízos, uma vez que a taxa não é suficiente.
Para o professor Zacarias Gama, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o número de ausências se deve à característica da prova. “O exame não segue o fluxo da escola básica, ou seja, os candidatos não são só aqueles que estão acabando o ensino médio”, diz.
Queixas
O MEC deve analisar nesta semana casos de possíveis prejudicados na aplicação do exame e daqueles que perderam a prova. Em Belo Horizonte, cem estudantes reclamam que no domingo os portões teriam sido fechados antes do horário previsto na Faculdade Kennedy, no bairro Rio Branco.
Ao menos um desses estudantes vai recorrer à Justiça para tentar fazer as provas. “Cheguei dentro do horário, e teve gente que chegou antes de mim e também não entrou. Nossa ideia é recorrer à Justiça”, disse ele, que preferiu não se identificar. O Inep defende que não houve fechamento antecipado e não haverá nova data para o grupo.

5 comentários:

  1. Valeu Alacir....vou conferir....obrigada

    ResponderExcluir
  2. Alacir, quantas questões foram anuladas?? Você tem essa informação?..
    Grata..........e valeu pelos 6 meses juntos.....tenho certeza que fui bem na prova....

    ResponderExcluir
  3. "Indião"...me ajude...Qual na sua opinião, sera o tema da redação da Fuvest? E aproveito para lhe parabenizar...fiz o curso de atualidades e redação com vc ate a ultima sexta feira..Foi demais....Humanidades quase gabaritei e Redação fiquei sabendo tema dois dias antes..fui muito bem......Mas agora me ajude..FUVEST..ok...abs....Camila

    ResponderExcluir
  4. Alacir, Indião, .como chamávamos vc aqui no Anglo de SP pelo fato de ser mato-grossense. Você está bem? Achei teu blog e nao podia me abster de fazer alguns comentários. Te conheci em 2006, vc me deu aulas ate 2008 lembra? Sthephanie ( que vc dizia sempre dizia que se a carreira de medica não vingasse a moda ganharia uma modelo kkkk) ...Terminei medicina e estou fazendo residencia medica, trabalho no maior hospital do Brasil, o Hospital das Clinicas de SP, e seu nome nunca saiu da minha boca..Conto sua historia de vida para todos os médicos aqui do hospital. Você foi, sem duvida alguma, o melhor professor que ja tive na vida..Você não dá apenas aula, vc ensina vida em sala de aula. Nao sei onde esta dando aula, me parece que voltou para o MT, mas invejo quem hoje tem o privilegio de lhe ter todos os dias como professor..Que saudade de você eu sinto.Vindo a SP, hospede-se na minha casa, (comprei um apartamento no Guarujá) ....Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ehhh Sthephanie, não mudou nada..vive cantando o pobre do alacir..E ai Indão?? saudades cara!! E tbm estou aqui no HC-SP com essa doida..rsrsr, estamos no primeiro ano de Residencia, Alacir.demais..tudo que eu queria..muito bom mesmo..Lembro de tudo que vc falava em sala de aula. Daquela turma estão todos bem..O Bruno Marquezi, fez FGV e direciona uma área a Xerox em Nova York. Lembra da Priscila? A mais rica da sala que pintava o cabelo de duas cores? Pois é..essa é dona de uma Boite em Sidney Austrália, ta mega rica..sempre falo com ela e ela pergunta de vc..E a Monike, a nerdinha linda lembra? Esta na Alemanha é Headhunter da Bayer...Alacir vc e o responsável por tudo isso cara!!!.Lembra das nossas conversas de todas as sextas-feiras regadas a muito violão, filosofia e bebidas? Foram momentos únicos meu caro professor. Orgulhe-se, seus alunos estão todos muito bem indião..Venha a SP estamos. lhe aguardando .Sou medico cara kkkk!!! E vc é o meu guru!!!

      Excluir