Por: Alacir de Arruda
Uma
das áreas mais importantes a ser estudada por aqueles que estão se preparando pera o ENEM- 2013, são as linguagens. Das trinta (30) competências exigidas no ENEM, 9 são dessa área e a redação um dos maiores desafios dos alunos. Porém,
se o aluno ter por base alguns documentos sobre o Enem disponíveis no site do
Ministério da Educação e Cultura (www.mec.gov.br}, poderá ir para a prova de
redação com plena consciência do que será exigido durante a avaliação. Basta
aplicar os conceitos que serão desenvolvidos nos próximos capítulos.
Para
começar, procure entender os "eixos cognitivos”, comuns a todas as áreas
do conhecimento: são a partir delas que os elaboradores de Itens do Enem
constroem as questões que precisam ser interdisciplinares. E conhecendo-as, o
discente poderá construir um plano de estudo que contemple tudo aquilo que o MEC
julga como conhecimentos básicos nas quatro áreas do conhecimento. Só lembrado,
que a redação é a única que, avaliada individualmente, soma 1000 pontos.
Abaixo segue os eixos cognitivos obrigatórios a todas áreas cobradas na prova do ENEM. Ainda com relação a
redação, como participante ativo da elaboração de itens para os últimos 8 ENEMs,
a experiência me faz acreditar que uma boa redação tenha que ter no máximo 5 parágrafos, e três argumentos, que o aluno os defende a partir do 2º. Fiquem
atento para o eixo cognitivo V, que exige do autor do texto uma proposta ética
de intervenção nos argumentos defendidos.
I. Dominar linguagens: conhecer a norma
culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e
científica e das línguas espanhola e inglesa.
O
conhecimento e o uso da "norma culta" , em uma redação, estão muito
próximos do correto aproveitamento das regras de pontuação e de ortografia.
Períodos bem construídos são períodos bem pontuados. Escrever corretamente as
palavras ainda garante a boa apresentação da redação. Além disso, o domínio da
norma culta também tem a ver com o vocabulário adequado, que dispensa o uso de
gírias, coloquialismos, clichês etc. É sempre bom escrever de modo preciso,
claro e objetivo, sem nenhum rebuscamento.
ll. Compreender fenômenos: construir e
aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de
fenômenos naturais, de processos históricos- geográficos, da produção
tecnológica e das manifestações artísticas.
A aplicação
de conceitos de variadas áreas do conhecimento, no caso da produção de um texto
para' a prova de redação, é exatamente o que se espera de um candidato bem
preparado. Quanto maior o alcance dos conhecimentos gerais, mais rico será o
desenvolvimento argumentativo da dissertação.
lll. Enfrentar situações-problema: selecionar,
organizar, relacionar e interpretar dados e informações representados de
diferentes formas, para tomar as decisões mais adequadas em cada situação.
Em uma
redação, a "situação-problema" se dá no tema apresentado pela
proposta. Como veremos neste fascículo, as antologias que acompanham as
propostas no Enem, e em muitos outros exames vestibulares, são estrutura das a
partir de variados gêneros textuais: gráficos, artigos de jornais, ensaios,
textos literários, textos não verbais (fotografias) ou híbridos (charges,
quadrinhos etc.). Um bom aproveitamento da antologia também demonstra as
capacidades de seleção, organização, relação e interpretação em variados
níveis.
IV. Construir argumentação: relacionar
informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em
situações concretas, para construir um texto consistente.
A
"consistência" que se anuncia nesse item é, de fato, a essência de
uma redação bem construída. Relacionando informações da antologia e do seu
repertório, você tem de construir uma argumentação capaz de convencer o leitor,
no caso, a banca examinadora, do ponto de vista que escolheu defender.
V. Elaborar propostas: recorrer aos
conhecimentos desenvolvidos na escola para a elaboração de propostas de
intervenção solidária na realidade, respeitando valores humanos e considerando
a diversidade sociocultural.
O que se
cobra aqui é a compreensão, por parte do estudante, de que os conceitos
aprendidos nos bancos escolares devem estar vinculados a práticas que tragam
transformações benéficas à sociedade.
prof° ainda esta aberta as inscrições para o cursinho do enem? qual o valor? tem desconto?
ResponderExcluirNão querida, nao tem mais são apenas 35 vagas....
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