quarta-feira, 31 de julho de 2013


Por: Alacir de Arruda

          Uma das áreas mais importantes a ser estudada por aqueles que estão  se preparando pera o ENEM- 2013,  são as linguagens.  Das trinta (30) competências exigidas no ENEM, 9 são dessa área  e a redação um dos maiores desafios dos alunos.  Porém, se o aluno ter por base alguns documentos sobre o Enem disponíveis no site do Ministério da Educação e Cultura (www.mec.gov.br}, poderá ir para a prova de redação com plena consciência do que será exigido durante a avaliação. Basta aplicar os conceitos que serão desenvolvidos nos próximos capítulos.
           Para começar, procure entender os "eixos cognitivos”, comuns a todas as áreas do conhecimento: são a partir delas que os elaboradores de Itens do Enem constroem as questões que precisam ser interdisciplinares. E conhecendo-as, o discente poderá construir um plano de estudo que contemple tudo aquilo que o MEC julga como conhecimentos básicos nas quatro áreas do conhecimento. Só lembrado, que a redação é a única que, avaliada individualmente, soma 1000 pontos.
            Abaixo segue os eixos cognitivos obrigatórios a todas áreas  cobradas na prova do ENEM. Ainda com relação a redação, como participante ativo da elaboração de itens para os últimos 8  ENEMs, a experiência me faz acreditar que uma boa redação tenha que ter no máximo  5 parágrafos, e três argumentos,  que o aluno os defende a partir do 2º. Fiquem atento para o eixo cognitivo V, que exige do autor do texto uma proposta ética de intervenção nos argumentos defendidos.

I. Dominar linguagens: conhecer a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
   O conhecimento e o uso da "norma culta" , em uma redação, estão muito próximos do correto aproveitamento das regras de pontuação e de ortografia. Períodos bem construídos são períodos bem pontuados. Escrever corretamente as palavras ainda garante a boa apresentação da redação. Além disso, o domínio da norma culta também tem a ver com o vocabulário adequado, que dispensa o uso de gírias, coloquialismos, clichês etc. É sempre bom escrever de modo preciso, claro e objetivo, sem nenhum rebuscamento.

ll. Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricos- geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
   A aplicação de conceitos de variadas áreas do conhecimento, no caso da produção de um texto para' a prova de redação, é exatamente o que se espera de um candidato bem preparado. Quanto maior o alcance dos conhecimentos gerais, mais rico será o desenvolvimento argumentativo da dissertação.

lll. Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar as decisões mais adequadas em cada situação.
   Em uma redação, a "situação-problema" se dá no tema apresentado pela proposta. Como veremos neste fascículo, as antologias que acompanham as propostas no Enem, e em muitos outros exames vestibulares, são estrutura das a partir de variados gêneros textuais: gráficos, artigos de jornais, ensaios, textos literários, textos não verbais (fotografias) ou híbridos (charges, quadrinhos etc.). Um bom aproveitamento da antologia também demonstra as capacidades de seleção, organização, relação e interpretação em variados níveis.
IV. Construir argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir um texto consistente.
   A "consistência" que se anuncia nesse item é, de fato, a essência de uma redação bem construída. Relacionando informações da antologia e do seu repertório, você tem de construir uma argumentação capaz de convencer o leitor, no caso, a banca examinadora, do ponto de vista que escolheu defender.
V. Elaborar propostas: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para a elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

   O que se cobra aqui é a compreensão, por parte do estudante, de que os conceitos aprendidos nos bancos escolares devem estar vinculados a práticas que tragam transformações benéficas à sociedade.

2 comentários:

  1. prof° ainda esta aberta as inscrições para o cursinho do enem? qual o valor? tem desconto?

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