terça-feira, 23 de julho de 2013


Nada é  mais subversivo que um subdesenvolvido erudito...
Por: Alacir Arruda

"Vem, vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer… nas escolas, nas ruas.."
(Geraldo Vandré-1968)

          Quem, com mais de 35 anos, em algum momento da vida não cantarolou os versos acima?  Desaparecido da  grande mídia desde  que voltou ao Brasil com a Lei de Anistia de 1979, o cantor  Geraldo Vandré vive  hoje,  aposentado do serviço publico federal,  em São Paulo e se mantém ao largo dos acontecimentos políticos  e das  manifestações que eclodiram no Brasil . Segundo ele, não há nada a se fazer em um país onde não há  leis e que a massificação da cultura alienou a população. Diz  ainda que e se recusa a fazer musicas para essa geração..que nunca foi militante   e que a sua musica "Caminhada"  (pra não dizer que não falei das flores) que ficou em segundo lugar no festival internacional da canção de 1968 ,  considerado um hino da resistência ao Regime Militar, foi uma grande equivoco e só lhe trouxe problemas e perseguição.
         Hoje, esquecido e isolado, Vandre é  o exemplo do que  seja um país sem memoria. Anistiado político como se fosse um criminoso, uma vez que juridicamente a anistia é um recurso  que Estado usa  para perdoar quem cometeu crimes em processos transitado e Julgado, Vandre e um desconhecido da juventude que recentemente gritaram pelas ruas palavras de ordem e cobraram ética de nossos governantes. Segundo o Próprio Geraldo Vandre  declarou, em recente entrevista a Globo News, "ainda me  considero  um exilado, ainda não  voltei  do exílio, meu país é  a síntese de uma sociedade alienada."
         Refletindo um pouco em cima dessa declaração do cantor fico imaginando os 55% que assistem a novela das 9 da Globo juntamente com os outros 67% antenados no futebol de domingo ainda,  os 13 milhões que recebem o Bolsa Família agregados aos 5 milhões do Fies e outros 4 milhões do ProUni, penso ainda nos 15 milhões de analfabetos absolutos e outros  60% de analfabetos funcionais sem falar nos 13 milhoes que não possuem casa própria e os 68% da população brasileira que nunca  viram um computador, conhecidos popularmente como analfabetos digitais. Faço um contraponto com os 2 bilhões de reais,  que é  a fortuna estimada do Sr. Jose Sarney e família,  que fizeram do Maranhão o Estado mais pobre do Brasil,  superando  seu vizinho Piaui,  ou ainda a  ilha particular que o Sr. Sergio Cabral ( Governador do Rio) comprou em Angra dos Reis para descansar após uma semana de "muito trabalho" com sua família utilizando o helicóptero do Estado. Enfim...vou parando por aqui porque esse assunto me dá asia e ma digestão...Mas como diz  FELIPE NETO  NO VIDEO POLITICOS  de 3 anos atrás,  pra quê  educar o povo.....???

Nenhum comentário:

Postar um comentário