quarta-feira, 24 de julho de 2013

papa

EU VI UM PAPA!

Por Alacir Arruda


                Não, eu  não estive no Rio de Janeiro na Jornada Mundial da Juventude , ou em Aparecida na visita que o Papa fez como peregrino e devoto de Nossa Senhora, e também não sou católico, sou agnóstico. O que eu vi foi um Papa incomum. Para aqueles que, como eu, entende a religião a partir da ciência, ( apesar de ter ministrado aulas de Filosofia por dois anos no Seminário Santo Afonso em Aparecida, onde são formados os sacerdotes Redentoristas os responsáveis pela Basílica) devem ter achado anormal o comportamento do Cardeal Mario Bergoglio, nome verdadeiro do Papa Francisco. Não tenho duvidas que esse homem veio para reformar a medieval igreja católica que se mantém impassível aos acontecimentos e cega diante de seus próprios erros.
             A história nunca foi benevolente com o Clero Católico nem com alguns de seus pontífices. Chegaram ao papado (desde Pedro que foi o primeiro), estupradores como Sérgius III, caçador e defensor de guerras como Julio II, adeptos de simonia e usura como Leão X e o pior de todos na minha opinião; Alexandre VI, que teve várias amantes, em particular Vanozza Batanei, com quem teve quatro filhos. Teve ainda por amante Giulia Farnese que era mulher de Orsino. Outros Papas limitaram-se a usufruir da riqueza e benesses de Roma. No século XVI a Igreja sofreu o seu maior golpe na Europa. O  Monge Agostiniano – Martinho Lutero - pregou  em 1517, na porta da sua pequena paróquia em Wintemberg, região da Saxônia,  Alemanha, as suas famosas; 95 teses, que denunciavam o abuso e ostentação por parte de Roma. Isso bastou para que ocorresse o maior cisma já visto pelo Sacro Império Romano Germano, na época governado por Carlos V um rei  espanhol.  Surgem então os Protestantes que em pouco tempo irão se espalhar por toda a Europa, obrigando o Conclave romano a convocar o famoso Concilio de Trento por volta de 1565. Mas já era tarde, os pensamentos de Lutero já haviam se espalhado por Inglaterra, Suíça, França e chegando até a América Anglo Saxônica . Esse fato fez com que surgisse a Ordem dos Homens de Preto..Os chamados Soldados de Cristo; os Jesuítas, seu líder era tão poderoso que chegou a ser conhecido com o “Papa Negro”
              Os Jesuítas tinham como  função principal,  catequizar todos os nativos das colônias espanholas e portuguesas da época, não importando a forma, o objetivo era aumentar seu rebanho perdido na Europa pós Lutero. Essa parte da historia nós Brasileiros conhecemos bem, que o digam os nossos Índios que são remanescentes dessa barbárie ...Mas vou parar por aqui...Quem quiser entender de forma ilustrada assistam ao filme “LUTERO”. Vou falar do "Chicão"... É , Chicão mesmo. Nome carinhoso que um Gari do Rio de Janeiro usou para se referir ao sumo pontífice. Francisco I é diferente de todos os outros Papas, ele gosta de gente...adora o povão... Coisa rara em um cargo que é um misto de representante de Jesus na terra e Chefe de Estado, uma vez que o Vaticano e um país cujo seu dirigente é ele. Francisco, apesar de Jesuíta, adotou um comportamento franciscano que prega a humildade e doação, poucos sabem que ele só tem um PULMÃO, o outro foi consumido pelo trabalho que o então estudante Mario Bergoglio desenvolvia antes de ir para o Seminário, ele era Técnico em Química e desenvolveu uma doença. Poucos sabem também, que ele sempre fez sua própria comida durante anos, mesmo depois de nomeado Bispo ele não admitia a figura de empregados em sua casa o que , para ele, era uma humilhação a dignidade humana....Chicão” é assim... ”simprão de tudo”.
          Mesmo com  tudo isso o Papa tem noção do desafio que o aguarda. Manter viva a fé de  1,8 bilhões de católicos no mundo, decidir sobre temas polêmicos como; aborto e homossexualidade alem combater um câncer que corrompe o clero,  a Pedofilia cometida por religiosos. É, não  são desafios fáceis. Francisco I ainda precisa encontrar  uma forma de conter um numero que cada vez maior de católicos que tem abandonado o credo. Segundo dados do IBGE, em 1980 89% da população brasileira se declarava católico, esse numero caiu para 62% enquanto que no mesmo período o numero de Ateus declarados subiu de 1,8% para 8,5% da população, sem contar o avanço das igrejas protestantes que juntas hoje já somam 28% da população, em 1980 eram 12%. Ou seja, “Chicão” terá trabalho em seu papado... Mas uma coisa ninguém tira dele....sua simpatia....

Nenhum comentário:

Postar um comentário