quarta-feira, 1 de outubro de 2014

ética coisa nossa

ÉTICA, POLITICA E HONESTIDADE: COISA NOSSA MESMO

Por: Adelson Cheibel Simões

Hoje aconteceu um fato que por parecer, a primeira vista,  corriqueiro poderia permanecer despercebido: comprei um par de botas em uma loja dessas de calçados country para meu irmão que mora em outro estado e quando cheguei em casa notei que havia defeito em uma das botas. Ao voltar na loja pra trocar o vendedor avaliou e de pronto aprovou a troca, porem o tempo de retorno da moça que foi fazer o procedimento começou a se estender mais q o necessário para um a simples troca. Enfim chegou ela. Ao avaliar o produto percebi q a numeração que deveria ser 39 estava retirada com algum objeto, espécie de estilete ou algo assim, e ao lado de onde o numero original fora retirado estava o numero "39" escrito a pincel. Ora me parece óbvio que aquele não era o mesmo número que eu precisava. Houve neste caso uma tentativa de enganar.
Não é pelo fato de estarmos em época de corrida eleitoral, mas também por isso. Ora, tudo isso que estamos assistindo com respeito aos candidatos, mentira, com invenção de fatos, de dados, esconder patrimônio, etc., é fruto também de uma  sociedade essa que é a nossa mesmo. Sim,  não se admire esta mesma formada por mim, por você que perde seu tempo lendo este comentário e pela "moça" que tentou me enganar. Não parece, mas há aqui um problema social e filosófico muito grave. E este problema se chama HONESTIDADE. A atitude correta da colaboradora seria me informar que não havia mais o mesmo produto na numeração que eu precisava e, portanto me oferecer outro q talvez me agradasse. Ao invés disso ela se sujeitou a remover a numeração verdadeira, na tentativa de me deixar no prejuízo. Isso não parece muito com aquilo que temos assistido no horário eleitoral?
É claro, muitos em estado de ignorância dirão que isso não tem ralação com a corrupção que assola nosso país e estes são os mesmos que se tivessem na loja fariam a mesma coisa. Entretanto, é isso que precisa ser mudado. É isso que precisa ser revisto em nossas medíocres opiniões. É preciso parar. É preciso rever nossos valores. Afinal essa é a pequena política e ela é tão grave quanto os desvios praticados na Petrobras, e outros tantos que estão em nosso noticiário.
Neste sentido, concordo com que o professor Clovis fala sobre a educação: “e preciso ensinar cidadania para as crianças” é preciso ter aulas de Ética I, Ética II, Ética III etc., assim como temos outras tantas matérias. Afinal é através da educação, e assim eu acredito que será possível promover uma mudança na nossa forma de pensar e agir no mundo. Enquanto permanecermos com este pensamento mesquinho, de tirar sempre proveito do outro o Brasil, (a sociedade) continuará essa desordem que vivemos.
Para os que quiserem saber eu troquei de produto, porem porque eu mesmo me auto sugeri, se não fosse assim correria o risco de ter levado um produto agora não defeituoso, porem errado para casa.
NT. Professor Dr. Clovis de Barros Filho é Advogado, Filosofo, é professor da ECA, Escola de Comunicação e Artes da USP-SP.

2 comentários:

  1. Na verdade, somos todos corruptos o que nos diferenciam é a proporção da corrupção. Para uns tentar subornar o guarda para não multar por estacionar em local proibido, para outros é furar fila, ter amigos em órgãos públicos que resolvam seu problema de imediato e para outros é desviar bilhões como o PT fez com a Petrobras. Dolores

    ResponderExcluir