quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ser professor

Porque sou professor...

Por Alacir Arruda

Certa vez um aluno na faculdade  me perguntou : por que você dá aula? “Você é  um cara inteligente poderia passar em qualquer concurso publico bom que pague altos salários assim  poderia ter uma vida tranqüila e um futuro garantido.!!”. Boa pergunta e digna de uma boa resposta. 

Por outro lado, o que vemos é o descaso e a falta de respeito que nós, professores, sofremos. A desvalorização em qualquer âmbito profissional nos leva a crer que não somos importantes e que não fazemos parte da sociedade de certa forma. Qualquer profissão que conduz à ética, como um dos principais valores a ser seguido, deve ser respeitada e valorizada a fim de que haja mais profissionais habilitados, motivados e imbuídos a exercerem seu papel com excelência, e tornarem-se, deste modo cidadãos mais dignos, nesse sentido, o professor deveria ser mais respeitados por quem de direito.

Bom.. agora vou responder ao questionamento do meu aluno. Vamos por partes: Primeiro sou professor por opção e não por condição, segundo que não busco segurança, ao contrario, sou um errante da educação busco sempre a incerteza pois ai que esta a necessidade. E terceiro..bom ...

“Quão satisfatório e motivador é levantar todos os dias para ir trabalhar com orgulho; um orgulho inexprimível, um orgulho que quando perguntado o que significa ser professor e não encontrar palavras para denotar. Um orgulho de saber que faço a diferença na vida das pessoas, o que é muito gratificante. Isso é uma prova que aquilo que eu faço (a paixão que tenho em ensinar), está sendo levado a sério, e está alcançando o coração das pessoas com a mensagem que eu quero transmitir.
Ver o brilho dos olhos de um aluno sobre o entendimento de um determinado tema que esta sendo explanado é algo simplesmente incomum a ser transmitido em palavras sobre o que sinto ao me deparar com tal ação. Além do ser professor procuro também ser amigo, ser companheiro. Acredito que isso me diferencia (não julgo que outros não façam). Costumo dizer:
Se em sala de aula você somente usar a Educação Bancária, muitas pessoas de opiniões que você diz estar ensinando (e elas dizem estar aprendendo) sairão com poucas ou nenhuma chance no futuro; com mínimas oportunidades na vida. Temos que formar alunos de opinião própria, também saber corrigir o limite que eles podem impor sua opinião.



Então....Não me perguntes porque sou professor...Porque ser professor para mim..é a minha vida!!!


"DEDICO A TODOS AQUELES QUE, COMO EU , ESCOLHERAM ESSE OFICIO"

11 comentários:

  1. Eu nunca tive duvida disso. Na verdade a sua resposta ao seu aluno é aquilo que vc é. Parabéns Alacir..Professor Doutor com louvor. Me orgulho de ser sua aluna. Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha, obrigado linda pelas palavras de carinho. Prazer dar aula pra vc . abs

      Excluir
  2. Parabéns professor pelo seu dia..sentimos falta de voce aqui em SP..Volta por favor..Abs da galera do Anglo Tamandaré. (eduardo, claudia, taynara, stephanie, tamie e carlão) Amamos vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gente..que saudades do Anglo. Faz tempo heinnn. Stephanie tenho certeza que foi vc que escreveu e sei também que é um publicitaria de sucesso ai em Sampa, logo, fico orgulhoso de ter participado, mesmo que de forma minima, para esse sucesso. Abs a todos e obrigado

      Excluir
  3. Alacir a galera de Odonto da UNITAU-Taubaté, que vc deu aula em 2010 quer lhe comunicar, com orgulho, que ja estamos todos formados..somos "dentistas"..como vc sempre dizia rsrsr. Que saudade Alacir das suas aulas, mas ainda mais do pós-aula....Do violão lembra.?? Eu perdia sempre o ultimo ônibus para Campos do Jordão so para ficar te ouvindo..Mas valeu a pena. Você é um professor diferenciado e iluminado sem duvida..nenhuma...Feliz dia dos professores e vc foi o maior que tivemos. (Marcos, Paulinha, Fernanda, Nicole e Bruna) abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nicole..como fico feliz disso. Fui homenageado na formatura de vcs, obrigado, recebi o vídeo. Muito obrigado pelas belas palavras e sucesso a todos. Saudades reciprocas..

      Excluir
  4. Bom ja que é disputa. kkk. Nós aqui do Rio de Janeiro, UNIG Nova Iguaçu, turma de Direito que vc deu aula entre 2007 e 2010 também gostaria de dizer que somos todos !advogados".. E agradecemos a vc por ser um profissional exemplar, competente e carismático. Além de gostar do Rio kkkkkk.. Abs e feliz dia seu. (Marcelo, Luanna, Bispo e Tatiana..a nossa turminha de sexta..kk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo seu (.*****) Bom...obrigado primeiro e saudades..mas vc sabe que eu DETESTO O RIO E JANEIRO..foram os piores 4 anos da minha vida. e Não provoque. Ademais, fico orgulhoso de terem atingidos seus objetivos..abs e sucesso

      Excluir
  5. De fato, o sr. fez e faz a diferença em nossas vidas, tal diferença vai bem além das nossas vidas acadêmicas, seu conhecimento, seus defeitos e qualidades, nos fazem crescer a cada encontro. Agradecemos por termos tido o privilegio de conhecê-lo, e, é graças a isto, que buscamos construir opiniões sérias e criticas.
    Obrigada, FABULOSO MESTRE DR. ALACIR ARRUDA, não perca nunca o seu brilho como educador, pois não queremos perder o brilho em nossos olhos, a cada encontro com a sua pessoa. (Lucélia e Jeannine / FAUC)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lucélia e Jeannine.. Agradeço pelas belas palavras, apenas reafirmo que são por existires alunos como vcs é que eu me esforço cada vez mais no sentido de não decepciona-los..abs

      Excluir
  6. Parabéns! Compartilho a idéia de ensinar com brilho nos olhos e de provocar esse brilho nos olhos de nossos alunos!!! #serprofessoreminhavida#

    ResponderExcluir