quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Chegamos ao caos....

QUAL O LIMITE PARA OS CORRUTOS BRASILEIROS?

Por Alacir Arruda

As novas gravações que foram liberadas pelo Supremo Tribunal Federal sobre a delação premiada da JBS expõe ao mundo uma realidade que envergonha qualquer brasileiro. Não bastasse 95% da nossa cúpula politica, em todas as esferas, estar hoje envolvida em "maracutaias", agora colocamos o Ministério Público Federal e até o Supremo, duas das mais importantes instituições na estrutura de uma República Democrática, sob suspeita. 

Uma pergunta precisa ser feita: " qual o limite para os corruptos desse país?" Aliás, essa pergunta deve ser ser reformulada: " existe limite para a corrupção no Brasil ?" Eu não sei você, que agora lê esse texto, mas eu, enquanto brasileiro, me sinto ultrajado, vilipendiado, traído. Na verdade, não encontro adjetivos para descrever o que sinto pois acredito que o Brasil não merece isso. Somos um país alegre reconhecido mundialmente por nossa disposição ao trabalho e criatividade. O brasileiro chega até a ser considerado bobo no plano internacional, de tão bom que é. Por que os nossos políticos fazem isso conosco?

A grande verdade é que somos governados por bandidos. Senão vejamos: segundo levantamento do próprio Ministério da Justiça, Fernandinho "Beira Mar", o mais perigoso traficante brasileiro, que hoje está preso num presidio federal de segurança máxima e colocado no RDD ( Regime Disciplinar Diferenciado), para quem não sabe o que e isso, eu traduzo: "INFERNO". Beira Mar, em 30 anos no crime, conseguiu angariar uma fortuna de 30 milhões de reais. Agora vejam o contraste, somente o ex governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral desviou dos cofres públicos em apenas 8 anos anos, 700 milhões de reais, ( 20 vezes mais que Beira Mar em 30). E se colocarmos o que os seus "asseclas" desviaram, esse numero chega facilmente a 1.5 bilhão. Dito isto, eu pergunto: quem é o bandido? Detalhe, Sergio Cabral esta preso no Rio de Janeiro, em um presidio especial com TV ar condicionado, comida diferenciada, direito a visita intima e o "caralho a quatro". 

O que acontece com o povo que assiste a tudo isso passivamente? Será que nos bestializamos, como os bestializados do livro de Jose Murilo Alencar? Perdemos a noção? Onde esta a nossa capacidade de reagir a isso? Ate quando? Até quando teremos que aturar políticos "canalhas", bandidos, quadrilheiros comandando uma nação de 8.5 milhões de Km2, a quinta maior do mundo em área e a quarta mais povoada do planeta? Passividade tem limites, por muito menos os argentinos foram às ruas na década de 90 bater panelas até que o Presidente Carlos Menem fosse preso. 

Fique ai sentado, assistindo novelas esperando a "porra" da bolsa do Pro Uni ou uma boa classificação em ENEM, Fies que você vai é "se fuder". Enquanto você pensar assim a nação deteriora. Fique ai calado que irão te empurrar um "ferro de 30 cm no rabo" e sem vaselina, só ai você sentirá o que realmente está acontecendo. O Brasil caminha para fechar suas Universidade Públicas, hoje todas estão quebradas. Caminha ainda para acabar com incentivos sociais ( entenda Pro Uni, Fies etc..), será o colapso total. A grande verdade é que Temos que tirar do nosso imaginário que Brasilia é o como o "Big Brother", onde esperamos passivamente qual será a próxima intriga, temos é que evitar a próxima. 

No livro: Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi: de José Murilo de Carvalho o autor refere ao estudo da prática de cidadania entre o povo brasileiro no início da República. Utilizando-se de inúmeras fontes, que vão desde revistas e jornais da época a documentos oficiais, desde artigos e teses a livros conceituados, o autor constrói seu trabalho de maneira singular. O trabalho é dividido em cinco capítulos, além da conclusão, notas, caderno de fotos e bibliografia no final. São ao todo 196 páginas muito bem utilizadas, e que vale a pena serem lidas. Logo na introdução ele lança o questionamento que buscará responder no decorrer do livro: por que o povo era considerado bestializado? Qual a razão de sua apatia política? Num primeiro momento, ao ler-se o título da obra, pensa-se até que o autor tratará da passividade do povo brasileiro, de sua inércia política. Mas seu objetivo é outro: é “tentar entender que povo era este, qual seu imaginário político”.

Comparando essa obra aos fatos que hoje chocam o Brasil, a pergunta continua a mesma feita por Jose Murilo de Alencar: "que povo é  esse?" Que assiste sua nação deteriorar nas mãos de bandidos  e aos finais de semana, sem nenhuma culpa,  faz seu churrasco e toma sua cerveja como se nada tivesse acontecendo. Que povo é esse que, a despeito dos 65 mil mortos anuais  vitimas da violência, ainda ri como um bobo alegre. Talvez rindo de si mesmo.. Que povo é esse, cujo seu filho de 17 anos sequer sabe a tabuada do 8, e acredita que o Haiti e um país africano, mas se orgulha de  "rebentar" num Smartphone.? Que povo é esse......?

Joesley Batista e seus asseclas  são apenas a ponta do Iceberg, faz-se necessário uma varredura em tudo que é publico nesse país só assim chegaremos ao " CAOS".

Aqueles que me acompanham nesse Blog, sabem que não utilizo palavras "vulgares" em meus textos, mas sou um ser humano e como qualquer outro, tenho meus limites. Aos ortodoxos que, por ventura, venham a ler segue minhas mais sinceras "escusas".



                                                                " Quando o governante é competente, o povo é virtuoso. Quando o governante é corrupto, o povo prevarica"    ( Lao Tsé)

  
Se gostou compartilhe..



3 comentários:

  1. Oh meu amigo e ex professor Alacir. Gostaria de me juntar a você nesse desabafo, pois acredito que uma nação tão linda como a nossa,não merece isso que os caras de Brasilia estão fazendo.Portanto,não se desculpe, ao contrario, continue ácido esse é o Alacir que conheci. Parabéns. Saudades de você querido. Marcelo-RJ

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Alacir. Pois é concordo com você, acredito que é o primeiro artigo que leio no seu blog com esse teor de palavras. Portanto entendemos que um grande sociólogo fez um desabafo do caos político. Argumentação convincente e verdadeira. O povo precisa reagir com urgência. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com voce, tbm acompanho o Alacir há anos e nunca o vi tão vil. Professor você apenas disse aquilo que 200 milhões se omitem.

      Excluir