10 POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO: ENEM 2017.
Por Alacir Arruda
Um dos principais medos dos candidatos que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova de redação, e para se dar bem, é fundamental , além de se preparar e conhecer o tipo de gênero textual pedido, uma visão holística de mundo, introdução, desenvolvimento e conclusão. Na semana passada, este Blog deixou muitos candidatos apreensivos em função de um texto onde faço algumas previsões macabras, hoje uso luva e mais calmo selecionei alguns temas apontados não só por mim, mas por vários especialistas como os possíveis para a edição 2017.
Claro que não basta saber apenas o tema da redação para tirar uma boa nota. Mas dominar o assunto pedido irá ajudar muito o candidato a fazer uma boa argumentação. Lembrando que as redações do Enem são corrigidas com base em cinco critérios: domínio da escrita formal da língua portuguesa; capacidade de compreender a proposta de redação e usar conceitos de diversas áreas para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construir a argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos. Como mostra o Manual de Redação do Enem 2016, divulgado pelo Inep.
Minha recomendação é que o estudante analise os assuntos propostos, pesquise-os e, principalmente, treine. Abaixo, relembre todos os temas das redações do Enem:
1998: Viver e aprender
1999: Cidadania e participação social
2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira
2006: O poder de transformação da leitura
2007: O desafio de se conviver com as diferenças
2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2009: O indivíduo frente à ética nacional
2010: O trabalho na construção da dignidade humana
2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
Como é tradição, o exame costuma escolher assuntos atuais, e o candidato deve estar atento ao que acontece no Brasil. A situação de outros países até pode surgir na redação como fator secundário e elemento de comparação. No entanto, o aluno deve demonstrar no texto conhecimento sobre o tema em relação à nossa realidade.
Confira alguns possíveis temas para a prova de redação do Enem 2017:
1- Mobilidade urbana e qualidade de vida
Uma boa redação sobre esse tema deve apresentar uma proposta de intervenção com múltiplos agentes sociais e não responsabilizar apenas os administradores públicos pela solução. Citar casos bem-sucedidos de outros países e comparar às particularidades das várias cidades brasileiras ajuda a demonstrar uma visão mais ampla e objetiva do tema.
2 – Tecnologia e relacionamento humano
Em temas como esse, muito próximos da realidade do candidato, o desafio é manter a imparcialidade na apresentação dos argumentos, ainda que alguns possam coincidir com sua realidade de vida. Presente no ensino, nos relacionamentos, nas pesquisas de opinião e nas diferentes instituições sociais, qual a real contribuição da tecnologia para as relações humanas?
3 – Como o homem lida com os recursos naturais
Para esse tipo de redação, citações relacionadas à biologia ou à geografia, bem como trechos de notícias e reportagens atuais, costumam valorizar o texto e, consequentemente, elevar sua nota nas competências 2 e 3.
4 – O impacto social e cultural da crise hídrica
Evite expressões como “água é vida”; citar os impactos da falta de água em diferentes setores sociais e ambientais pode demonstrar que o candidato, além de consciente, é mais bem informado.
5 – O legado imaterial dos Jogos Olímpicos de 2016
O candidato que enumerar os aspectos imateriais positivos das Olimpíadas deve oferecer em sua proposta de intervenção medidas objetivas que visem a preservar, mesmo depois dos Jogos Olímpicos, as experiências e contribuições do evento.
6 – Caminhos para o combate à homofobia
A vulnerabilidade das minorias foi tema nas duas aplicações da prova em 2016. É importante perceber que a expressão “caminhos para o combate” impede que o candidato refute a existência do problema. A melhor abordagem é sempre criticar a existência do preconceito, suas causas, consequências e indicar medidas que o resolvam.
7 – A inversão da pirâmide etária
Diante da nova perspectiva para longevidade e quantidade de filhos no Brasil, como ficam acessibilidade, saúde, a aposentadoria, a educação em nossa sociedade? Nesse caso, demonstrar conhecimento acerca de fatores históricos e demográficos, assim como citar a reforma da previdência de forma imparcial, é um dos melhores caminhos a serem seguidos pelo candidato.
8 – As manifestações políticas
Que estão acontecendo nas ruas, mas que participaram das redes sociais, como essas ferramentas de comunicação e interação “virtual” estão despertando o interesse político e levando às pessoas as ruas. É interessante falar sobre a potencialidade da ferramenta na comunicação das pessoas, no debate de assuntos e de levar a informação ao público. Também é possível falar sobre a confiabilidade do que passa pelas redes sociais, pois nem sempre as informações são corretas.
9 – Sistema carcerário brasileiro
O sistema carcerário brasileiro é um dos mais precários do mundo, sendo um dos principais problemas a superlotação. Vários movimentos de Direitos Humanos e pesquisadores estudam essa situação e outras questões como rebeliões, formação de facções, dificuldade de reinserção do ex-detento na sociedade e no mercado de trabalho, violência policial, etc. Para instigar a reflexão, vale a pena recordar o já clássico filme “Carandiru”, baseado na obra do médico Drauzio Varela.
10 – Sistema previdenciário brasileiro
O sistema de previdência social está em mudança no Brasil e isso tem trazido muita discussão – e até memes – sobre aposentadoria. É importante se manter atualizado sobre essa questão, pois ela pode aparecer na proposta de redação de forma direta ou indireta, por exemplo, sobre a qualidade de vida na terceira idade ou o papel dos idosos na economia brasileira.
Além desses, que elenquei acima, eu desconfio que o Inep poderá explorar, em épocas de empoderamento feminino, os 40 anos da aprovação da Lei do Divórcio no Brasil, 1977.Como todos sabem,vivemos um momento de exaltação do gênero feminino não apenas no Brasil, mas no plano internacional. Hoje, duas das autoridades mais importantes do mundo são mulheres, a Chanceler alemã Ângela Merkel e a Primeira Ministra inglesa Teresa May sugiro que os candidatos pensem nessa possibilidade. Leiam a biografia dessas senhoras e se informem do poder de ambas.
Perceberam que a mesma mão que bate é mesma que afaga? Rs.
Espero ter ajudado. Boa sorte a todos!!!!
MUITO OBRIGADA ALACIR,VAI ME AJUDAR MUITO,ESTAVA COM ANSIEDADE SOBRE A REDAÇÃO 2017 E VOCÊ ME DEU UM NORTE. BIANCA CUIABÁ
ResponderExcluirCaro professor também gostaria de agradecer pelas dicas e fazer um pedido,você poderia escrever algo sobre os movimentos de independência que insurgiram no norte da Itália após a Catalunha ter inciado esse processo na Europa? Desde já agradeço e continua sua leitora fiel. Catarina
ResponderExcluirPrezada Catarina,sua presença nesse blog muito me honra,espero que esteja bem e escreverei sim alguma coisa sobre isso.Sucesso.
ExcluirL'Université de Montréal a l'honneur de vous inviter au cycle de débats des Œuvres de Michel Foucault sur le thème: «L'oppression sociale à Foucault». Celle-ci aura lieu entre le 13 et le 17 du neuvième à l'auditorium Charles de Gaulle du Département de sociologie de l'Université de Montréal. Avec affection Jacques De Simon. Contactez organizer.mail-charles_simon@unimontreal.edu
ResponderExcluirCher ami Jacques, malheureusement, je vis au Brésil et notre pays n'est pas intéressé à parrainer des professeurs ou conférenciers internationaux, et je m'excuse de ne pas être là.Je vous félicite de l'initiative de discuter des œuvres d'un auteur contemporain comme Foucault. à la disposition de cette université pour écrire quelque chose et vous l'envoyer par e-mail. Avec les plus sincères remerciements.
Excluir