quarta-feira, 30 de maio de 2018

Brasil: Uma Nau à deriva

PERDEMOS O RUMO!

Por Alacir Arruda

O Brasil tem mergulhado nos últimos anos numa crise ética sem precedentes. Esse caos social que assola o país tem razões explicitas. A corrupção solta e o desvio de dinheiro público há muito deixou de ser uma vergonha nacional para se transformar em vexame mundial, que o diga recente publicação do jornal inglês Daily Mail.. O deboche da classe política para com o povo transcende as imensas filas dos SUS ou o sucateamento da escola publica, ele afeta sobremaneira, a autoestima do cidadão. Essa crise ética acaba por desvelar uma “sacanagem”, com o perdão da palavra, quando o discurso de palanque é mascarado e revelado no ato do exercício de poder. Poder esse delegado por nós que votamos, sempre com as velhas desculpas de jogar a culpa em quem precedeu quando chegou ao governo. Alguém sempre é culpado, menos quem está no poder. A população brasileira cansou deste jogo de palavras. Este jogo que não possui cara partidária, diga-se de passagem. Parece que todos jogam no mesmo time e estudaram na mesma escola da mamata que lhes ensinou que o poder corrompe.

Uma parcela da sociedade brasileira tem reagido com greves, luta por transporte de qualidade, escolas e uma segurança que me garanta ao menos o direito e ir e vir. São essas as demandas estão no horizonte de uma sociedade que, representada recentemente pelos caminhoneiros, resolveu dizer um basta a um governo que entregou a Petrobras aos “urubus” de Wall Street, investidores não em enxergam um milímetro a sua frente que não seja lucro. Um governo que conseguiu elevar a nossa educação a uma das piores do mundo - na América Latina só estamos à frente do Haiti. Um governo que abandonou politicas sociais inclusivas, deixando a periferia nas mãos de facções criminosas que desafiam o Estado matando um policial por dia na certeza da impunidade. Enfim, um governo sem representatividade e que perdeu o “Time” da nação. 

A grande verdade é que Entra governo e sai governo e o discurso é sempre o mesmo. Os frutos dessa insanidade politica que vivemos todos nós conhecemos. Podemos falar ainda do estado paralelo de direito chamado narcotráfico. A droga está presente e vendida em todos os andares sociais. O crack deixou de ser um produto a ser consumido pela classe menos favorecida, há muito tempo. Vivemos tempo delirantes de um país que recebeu, a apenas 4 anos , uma Copa do Mundo e a 2 uma olimpíada , cujas autoridades não perceberam ainda qual é a verdadeira copa a ser ganha; Hospitais, saúde pública de qualidade, educação e valorização do magistério. Formação séria para uma juventude que está desejosa de ingressar no mercado de trabalho. Sem falar no emblemático problema da segurança. E a saúde? 

Emilé Durkheim, pensador francês e um dos fundadores da Sociologia, definiu no final do Século XIX aquilo que ele chamou de anomia social. Uma nação sem regras e sem ética sempre será tutelada pelo caos. Estamos em 2018. Durkheim era profeta? Não, apenas um pesquisador atento às mudanças de uma sociedade dinâmica. 

Aqui, enquanto milhões adoram ver futebol e esperam loucamente o mês de janeiro para assistirem e votar no próximo paredão do Big Brother, outras pessoas se organizam porque é direito ético achar as melhores formas de luta contra a corrupção. A grande maioria dos políticos estão investindo muito em suas páginas no Facebook. Natural, afinal o cidadão está lá, é levar o banquinho até a praça e subir nele. Errado. Hoje o fã da página é quase insignificante, o Facebook vem reduzindo absurdamente a entrega tornando as marcas dependentes de mídia para que sua página sirva de algo. Porém, amigos, durante as eleições político nenhum pode comprar mídia, ou seja, as fanpages, para serem realmente úteis, precisam de outro tipo de ativação… e você é essa ativação. Você, como eleitor e militante, será a ferramenta mais poderosa na propagação de propostas, ideias e causas envolvidas com as próximas eleições. Você, como eleitor ou apoiador de um candidato, será sua melhor ferramenta na conquista de votos.

E após essas eleições? Uma pergunta não quer calar; “algo mudará?”. O caos social no qual o Brasil está mergulhado esta no centro destas discussões. A quem escutar? Os velhos senhores cuja palavra já a conhecemos há muito tempo? Caminhos alternativos? Quais? A verdade é que, queremos e exigimos como nação soberana, ética na política, mas somos omissos. O povo esta cansado de palavras fáceis e de promessas que cheiram a “enrolação”, agredindo nossa inteligência e sensibilidade e o primeiro passo para que isso ocorra reside na efetiva participação de todos. Imaginar que somente uma classe, como a dos caminhoneiros, conseguirá reverter anos de descaso com a nação além de sinal pouca inteligência é Covardia! 


Se gostou compartilhe


8 comentários:

  1. SIMPLESMENTE MARAVILHOSO SEU TEXTO, VOU COMPARTILHAR NO MEU FACE IMPRIMIR E LEVAR PARA MEUS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO REFLETIREM. SAUDADES DE VC. MAÍRA DE COLÍDER.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Alacir. Ótima ideia da Maira levar o texto para leitura e reflexão aos alunos do Ensino Médio. É bom porque os alunos começarão a ter pensamento crítico com fundamentação. É terrível vermos tantas pessoas com curso superior e pós graduação só falando baseado no achismo e repetindo o que assistiu na globo. Nunca buscam fontes históricas para entender o motivo do que está vivendo, para sair da ignorância. Lembrei da fala de uma professora do mestrado: o povo está tão acomodado, tudo é tão bom que ganhando uma " merreca" para comer uma carne assada, beber uma cerveja e assistir um Faustao tá bom demais. Quando é tombado um caminhão de cerveja , vish tudo é saqueado . Mas se acontece o mesmo com um caminhão de livros.... Já sabemos. Ao concluir a leitura desse texto juntamente com o anterior, quando você disse que alunos chegaram as faculdades sem ler e escrever na "febre do FIES", imagina os que receberam diplomas das faculdades a distância. Como atuo na docência, sempre recebo alunos para estágio tanto das universidades públicas quanto privadas. A diferença é gritante, sem generalizar a todas, porque infelizmente muitas visam o comércio, e nem o professor do estágio aparece. O nível de argumentação também difere muito. Portanto mesmo que sejamos a minoria, temos que proporcionar momentos de diálogos e reflexão a nossa volta. É a nossa missão. E sempre buscando informações e conhecimentos este blog é a semente que germina. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida professora Naildes, primeiro obrigado por sempre estar prestigiando esse Blog com seus Comentários. Dito isso, a grande verdade professora é que não apenas o pais perdeu o rumo mas, e sobretudo, o povo. Vivemos uma época sem sentido em que até a verdade passou a ser subjetiva e pode ser eliminada coim um click ou um toque no celular. É preocupante a condição do nosso discente que hoje mergulha em redes sociais vazias em detrimento da pesquisa, do conhecimento e da razão. Mas aquilo que julgo pior é a inercia das secretarias de educação que insiste em modelo educacional que já deu sinal de fracasso, que nada ensina e que serve unica e exclusivamente para formação de massa de manobra usada por políticos corruptos. Não podemos aceitar que a educação esteja à trabalho desse sistema que reproduz "idiotas" e analfabetos funcionais. Se sabem disso e nada fazem são bandidos, ai e outra coisa e a justiça deveria agir. Kibom que professores como vc e a Maíra, que tive a honra de ser professor, tenham essa visão e preocupação com seus alunos. Parabéns. Me mande seu e-mail e mandarei toda a obra do professor português Jose Pacheco, o criador da Escola da Ponte em Portugal, ali e um educador com E maiúsculo. Tenho a honra de ser amigo pessoal dele. abs

      Excluir
  3. Oi Alacir. Pode me enviar. Agora estou afastada do trabalho para concluir o mestrado. Lendo escrevendo muito e envolvida na burocracia do comitê de ética. profnaildesfernandes27@hotmail.com será um prazer degustar tais leituras.

    ResponderExcluir
  4. Desconsidere o email o correto é profnaildesfernandes27@gmai.com

    ResponderExcluir
  5. Amei seus textos professor tenho acompanhado suas escritas bem que a Naildes Fernandes de Medeiros disse rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado professora por estar prestigiando esse Blog. Me sinto na obrigação de denunciar o sucateamento da educação em nosso país, afinal foram 25 anos em sala de de aula. O e sistema me perseguiu até conseguir me tirar da sala de aula, mas nunca conseguirão me impedir de pensar..Abs

      Excluir
  6. A Sidneia é minha amiga. E sempre estou falando do seu blog para ela. Quando vejo novidades já digo que tem leituras novas. Um abraço Alacir.

    ResponderExcluir