terça-feira, 29 de maio de 2018

It. is Brazil 2

"O BRASIL CAMINHA A PASSOS LARGOS EM DIREÇÃO AO ABISMO"

Por Alacir Arruda

É triste como brasileiro ter que reconhecer essa verdade: o Brasil caminha para o abismo absoluto, logo estaremos todos f..... Podem anotar isso! Nos últimos quinze anos tivemos governos que seguiram religiosamente a cartilha que ensina como levar um país ao colapsos, e nem foi preciso pedir ajuda a Nicolás Maduro da Venezuela, o nosso modelo de fracasso é Made In Brazil mesmo. Senão vejamos:

Esse conjunto de coisas erradas teve inicio em 2002 com o “lulismo” e suas ações populistas destemperadas - e fora de qualquer razão minimamente aceitável - implementadas por um grupo que aparelhou o Estado brasileiro de tal forma que conseguiram aquilo que parecia impossível, falir a Petrobrás, até então a quarta maior companhia do mundo, hoje é a sexagésima. Não satisfeitos, partiram para a segunda etapa de seu projeto de poder, dissecar completamente as nossas reservas$$, usando para isso a velha receita de superfaturar obras em conluio com as grandes empreiteiras.

Um exemplo desse escárnio pôde ser visto na transposição do Rio São Francisco onde por cada saco de cimento, o governo pagou 120.00 (preço de mercado à época era 15.00) segundo apurou o TCU. E houve casos ainda mais aberrantes, como comprar 50 carros da Nissan - para os Ministérios - que à época custava cerca de 105.000,00 a unidade, o governo pagou 450.000, em cada um. Vai somando..

Como Lula não fez faculdade - acredito que nem o fundamental - estabeleceu que o seu governo seria conhecido como aquele que “transformaria” o país do ponto de vista educacional; deu bolsa para todo mundo que queria fazer um curso superior. Foi uma festa! Teve faculdade (particular é óbvio) que fazia feirão – tal qual aqueles de automóveis - aos sábados onde o interessado em fazer um curso superior fazia o vestibular na hora (na verdade uma redação onde respondia como foi suas férias) e era automaticamente aprovado. Logo após ele era encaminhado para a secretaria onde já estavam os funcionários da Caixa Econômica que davam entrada no Fies , independente do cidadão estar com o nome sujo, o pedido era aprovado na hora e esse individuo encaminhado na segunda-feira para uma sala de aula. Recebi muitos nessas condições, alguns mal sabiam ler. 

Quer saber a consequência dessa irresponsabilidade na gestão da coisa pública? Hoje menos de 40% dos alunos que foram beneficiados pelo Fies na época de Lula e Dilma pagam as mensalidades e, lógico, sobrou pra quem pagar essa conta? Advinha!? Recentemente o governo Temer restringiu o acesso ao Fies de tal forma que de cada 10 alunos que hoje buscam esse financiamento, menos de 3 conseguem. Com um detalhe; acabou a carência! O aluno começa a pagar assim que se forma. É o justo pagando pelos pecadores. Vai somando. 

Quando Temer assume em 2016 a desgraça já esta instalada. Entretanto, como no Brasil desgraça pouca é bobagem e nada é tão ruim que não possa ser piorado - Temer tratou de FUDER de vez a nação. Com uma politica fisiologista envolta por trocas de favores ele conseguiu misturar tudo com absolutamente nada. Temer não teve força politica para negociar com o Congresso com isso não conseguiu avançar com as Reformas estruturantes, não tem empatia popular, não tem a confiança do mercado financeiro, 90% dos brasileiros rejeitam seu governo e, por último, foi acusado de cometer vários crimes contra a administração pública: como receber propinas da JBS, das empreiteiras, de manter contas em paraísos fiscais etc... (mas tem uma mulher bonita). 

Para piorar temos um Estado inchado e ineficiente, que gasta mais que arrecada, São mais de 27 mil cargos de confiança somente na administração direta, se somarmos a isso a indireta chegaremos fácil a 50 mil pessoas que, mesmo sem qualquer mérito, são nomeadas para exercer cargos cujo salário médio gira em torno de 13.500,00, Alie-se a essa obra prima, mais de 30 ministérios, alguns sem qualquer razão de existir, acrescente as regalias em todos os poderes: como motoristas particulares, seguranças, cartão corporativo, jatinhos da FAB para alguns figurões, passagens aéreas, diárias milionárias em hotéis de luxo para participarem de Congressos que nunca existiram enfim... coisas jamais vista em qualquer nação decente, e isso aniquila com toda a arrecadação. Segundo economistas renomados, pelo andar da carruagem, em três anos tudo o que esse governo arrecadar só será suficiente para pagar a folha “inchada” de pagamento.

E continua....Segundo dados do próprio Governo Federal, O Brasil tem hoje quase 30 milhões de desempregados (me refiro aqui a emprego formal). Isso mesmo, 30 milhões de desempregados; isso equivale a uma Argentina inteira sem emprego, isso jamais foi visto em nossa historia. Para você que não tem noção do que isso acarreta ao Brasil, vou tentar ser mais claro: Com esse número de desempregados qualquer país se torna inviável, pois nenhuma nação sobrevive com quase 1/3 de sua Mão de Obra Produtiva sem trabalho, isso inviabiliza qualquer possibilidade de reaquecer a economia. Por quê? Quem não trabalha não compra, logo a economia não aquece, isso trás mais desemprego e esse circulo vai se tornando cada vez mais vicioso. Com isso os investidores internacionais “vazam”, o país perde credibilidade perante as agências de risco, o dólar sobe, os preços sobem e a inflação volta. 

Calma que não acabou: junte-se a esse circo de horrores o déficit da Previdência (INSS) que esse ano deve ultrapassar os 180 bilhões. Então vamos lá, façamos uma continha básica: o governo federal tem uma arrecadação anual da ordem de 2 trilhões, desses, 10 a 12% por cento ( cerca de 200 bilhões) tem que ser transferido ao INSS para conter o rombo, 1, 3 trilhão vai para manter a máquina pública e 800 bilhões transferidos aos Estados e Municípios a título de FPM e FPE. Percebam que a conta não bate e o pior, não sobra nada para investimentos. Isso tudo num país onde 1/4 de sua força produtiva está sem trabalho, com isso não arrecadam para o INSS, (e nem pra nada) isso implica num aumento do déficit. Como esse déficit cresce em progressão geométrica, e o governo arrecada cada vez menos, por uma questão de lógica podemos deduzir que é uma questão de tempo para o Estado brasileiro ir a falência e não conseguir mais pagar sequer aposentados, estenda isso aos quase 1,5 milhões de servidores públicos federais fornecedores e demais órgãos da administração pública e Pronto, chegamos ao caos absoluto... 

A ultima pá de areia na cova do Brasil foi dado essa semana pelo caminhoneiros, a greve proposta por esses profissionais, que levou o pais ao colapso em apenas uma semana, é apenas uma, entre muitas demandas reprimidas que podem levar esse pais ao caos absoluto. Temos ainda os militares das forças amadas que ate agora não deram o grito, mas é uma questão de tempo; professores das universidades federais, que estão nas mesmas condições dos militares; a rede de saúde pública que também esta sucateada entre outros setores da administração publica. 

O que o povo precisa entender é que o Estado não produz renda , ele não faz parte de nenhum seguimento da economia, vive única e exclusivamente dos impostos que ´pagamos que, em tese, deveriam voltar como benefícios para toda a nação. Mas aqui estou me referindo a Finlândia, Dinamarca que são países sérios, no Brasil somos diferentes, criamos o chamado “jeitinho brasileiro” , em suma, temos o pior, mais caro e ineficiente politico do mundo e alguns partidos que se instalam no poder com um único objetivo: expropriar o erário. 

A Petrobrás, (sob a égide de Pedro Parente e a aquiescência de Temer) adotou em julho de 2017 uma politica de preços atrelada ao capital estrangeiro, cujo o único objetivo é o lucro dos seus acionistas. Em nenhum momento o senhor Pedro Parente pensou no Brasil. Aliás, ele é um Tecnocrata, um homem de negócios, é sócio de um grande Banco, foi diretor da Bovespa é um neoliberal convicto, para ele Adam Smith é Deus e Milton Friedman Jesus. Esse senhor tem um mérito, pegou uma Petrobrás falida pelo PT, com uma valor de mercado da ordem de 67 bilhões de dólares e uma dívida de quase 1 trilhão e a elevou ao patamar de 350 bilhões de dólares e uma divida de 400 bilhões em apenas 1 ano e meio, tem seus méritos é um gênio dos negócios.

Se eu fosse um empresário contrataria o senhor Pedro Parente de de olhos fechados, o homem sabe recuperar uma empresa. Só uma questão senhor Pedro: a Petrobrás é uma empresa pública, é uma estatal, e não visa lucro e sim cumprir com sua função social Quem adquire seus ativos (ações) sabe do risco que corre se o país precisar intervir, como na situação que presenciamos agora. 

Eu gostaria, senhor Pedro Parente, que Vsa. explicasse a nação o acordo da ordem de 3 bilhões que acaba de fechar com acionistas americanos - que acionaram a PETROBRAS na justiça daquele país por perdas em 2016- para que retirem as ações da justiça? Eu gostaria, senhor Parente, de entender como o senhor fez uma renúncia fiscal de 40 anos em benefício das petroleiras internacionais como Shell, Chevron, Bhp, Texaco, entre outras para explorar petróleo aqui no Brasil? Eu gostaria, senhor Pedro Parente, que o senhor esclarecesse a nação como pode a Petrobrás ter um custo de insumos da ordem de 0,93 centavos por litro de Diesel e revender nas suas refinarias a 2,51 o litro, o que proporciona um lucro de mais de 269% por litro? E por último senhor Pedro Parente, explique a nação brasileira como pode a Bolívia, o Peru e o Paraguai comprar nosso combustível e revender em suas bombas a 1,20 o litro? E os caminhoneiros que são intransigentes? 

Cuidado senhor Pedro Parente, sempre que assumimos uma postura demasiadamente tecnocrata corremos o risco de assinar um Atestado de Burrice Estratégica e, ao fechar os olhos aos gritos que vem da rua V.Sa se assemelha a aquele oficial francês que durante a Revolução Francesa (1779-1789) ignorou os manifestantes que cercavam a Bastilha com gritos de ordem, enquanto ele lançava em seu diário:"dia normal, noite normal, apenas uma meia duzia de arruaceiros gritando aqui na frente mas nada atrapalhasse o bom andamento do serviço" . Ao meio dia sua cabeça estava na ponta de uma lança de um desses manifestantes.

Sem dúvida nenhuma, o saudoso maestro  Tom Jobim estava coberto de razão: " O Brasil não é para principiantes"


"isso tudo eu alertei aos meus alunos de psicologia em 2013, basta pesquisar nesse blog"



Se gostou compartilhe

2 comentários:

  1. Cara achei muito interessante com muitas informações que eu jamais imaginava. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Alacir. Muito esclarecedor o texto. Você fez um mapa histórico desde quando começou o caos. Sua linguagem foi de fácil entendimento e bem realista. Só faltou você colocar a ironia do Temer quando disse na mídia: "que o desemprego não aumentou. O que aumentou foi o número de pessoas que procuram por emprego" deboche total da cara do brasileiro. E todos pagando um alto preço por esta incompetência política. Vou compartilhar. Um grande abraço

    ResponderExcluir