sexta-feira, 11 de maio de 2018

For you my Brother

PARA MEU IRMÃO....


Sabe, meu maninho Altair? Você sempre foi o melhor de nós. Talvez por isso ainda seja tão difícil de acreditar e aceitar a sua partida. Aos 47, eu já devia ter aprendido que a vida não é feita de justezas. Mas sua morte  dói. Dói todos os dias.

Passei os últimos 1 ano e meio pensando e tentando entender o porquê das coisas. Uma dessas inquietações é saber qual o significado da morte. Existem muitas interpretações, Altair. a Filosofia Budista  falava do riso e de ser zen para a morte, porque a vida e a morte não estão separadas. Tudo o que é a sua atitude perante a vida será a sua atitude para com a morte, porque a morte vem como o florescimento final da vida. Buda  dizia que a morte não é o fim, mas o ponto culminante, o crescendo. Que a morte não é a inimiga, é a amiga, já que ela torna a vida possível. Por isso só agora tive coragem de escrever.

O filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard falava da angústia e do desespero, mas ele dizia também de algo que parecia complementar olha:  Você pode sair ferido, mas essa é a única maneira de viver a vida completamente.

Isso tudo resume bem o tipo de vida que você levou  meu irmao. Repleta de riso e amor profundo por todos. Não sei se você viu, Altair, mas muita gente estranha também sentiu muito. Quando te visitei no Pronto Socorro vi um enfermeiro  rezando do lado da tua cama me mandou mensagem no meu celular depois. Teve também o motorista da ambulância do Samu  que veio te ver depois do expediente, dizendo que não tinha nem conseguido dormir entre os socorros, algo que fazia com frequência, mas o seu foi diferente.  Como não se comover com demonstrações assim?

E a homenagem que seus amigos do trabalho lhe fizeram, você estava em coma, mas  viu que bonito, maninho? Todos entraram juntos com uma faixa e uma coroa enorme de flores. Eles te conheciam há 18 anos e  eram apaixonados por você. Como você era foda, mano.

As 4:30 da madrugada do dia 21 de setembro de 2016 sua moto lhe traiu e o meio fio não lhe perdoou. Ate hoje não sei o que houve pois ninguém presenciou, mas prefiro aceitar o acaso e as explicações dos competentes paramédicos do Samu.  As 6:00 da manhã alguém veio me acordar. era nosso irmão caçula, o toninho, me trazendo a trágica noticia. Confesso fiquei sem chão, olhei para ele e me lembro que só saiu uma pergunta:  por quê? A partir dai acompanhei seu sofrimento entubado numa U.T.I por quase 60 dias se qualquer perspectiva de melhora,  ate que o dia 13 de novembro chegou e você partiu, partiu quietinho como sempre foi em vida

Maninho tem uma banda argentina que gosto muito chamada El mato a un policia motorizado. Eles sempre abrem o show com uma música bem curtinha chamada El magnetismo . Olha o que ela diz:

Quién te va a cuidar? (Quem vai cuidar de você?)
En este mundo peligroso tenemos que estar juntos. (Neste mundo perigoso temos que estar juntos)
Quién detendrá a la turba iracunda si no estoy con vos, nena? (Quem vai conter a multidão furiosa se não estou com você, baby?)
Con este magnetismo que sigue bajando, nena. (Com esse magnetismo que segue caindo, baby)

Ainda é difícil de acreditar, maninho.

Lembra de quando eu ainda era sargento do exercito com 22 anos e disse, brincando, que você jamais me passaria na altura? É,  eu não estava errado afinal cheguei aos 1.90 e você parou nos 1,75 e isso virou graça entre nós. E as nossas violadas na conveniência do posto Pan-Americano  aos sábados depois de meio dia, quanta moda tocamos? Eu você e seu eterno amigo Etevaldo, alias,  como ele chorou em sua campa. Foi la que ele me disse uma coisa que você o havia confessado em vida, o quanto me admirava,  o quanto você tinha orgulho de mim e o quanto você confiava em mim. Oh..meu irmão, mesmo sem nunca ter dito isso a mim pessoalmente eu nunca tive duvidas. Te fiz ser Vascaíno como eu, a amar formula 1 como eu amo, quantas vezes acordamos de madrugada para não perder o Gp do Japão, lembra? Fomos testemunhas vivas dos três títulos de Nelson Piquet e nunca perdemos uma corrida de Senna, época boa maninho.

Eu poderia passar horas aqui relembrando tudo que passamos, até  uns causos impublicáveis e de uma infinidade de boas lembranças. Mas vou fazer isso da maneira como você preferia: pessoalmente, rodeado de amigos e de boas energias.

Pude acompanhar e compartilhar desde muito cedo do seu amor pelos motores, alias você era um gênio da mecânica, games. Então quero que saiba que tenho orgulho demais de você, maninho. De tudo que você realizou, desse legado que você deixou, três lindos filhos todos amparados. Orgulho desse irmão foda que você sempre foi, desse filho maravilhoso para nossa mãezinha, que não tem mais de onde tirar lágrimas, bom  pai, amigo incrível para todos. O melhor de nós, sempre.

Nesses seus 40 anos de vida anos pude aprender muito contigo, especialmente sobre esse seu jeito de levar a vida sempre de bom humor, enxergando graça nas coisas – mesmo com as porradas que a vida nos dá. As pessoas sempre dizem que precisamos traçar metas, essas coisas todas. Sabe qual é hoje a  minha, maninho? Chegar o mais perto possível disso tudo que você representou para todos.  - Logo estaremos juntos. amo-te

Vou encerrar com clip da musica que você mais gostava, você era fã da banda IRA e dessa musica "Vida Passageira".. É uma letra fascinante e ate parece que você sabia que iria partir.





4 comentários:

  1. Nossa professor eu não sabia disso, alguém comentou comigo sobre a sua internação mas não que seu irmão havia falecido. Meus pêsames mesmo atrasado. Achei lindo o seu texto, lindo a sua demonstração de amor eu ainda tenho meus irmãos e nunca senti essa dor que sentes, mas não me imagino longe deles. Professor sei que não é uma pessoa religiosa, mas tenha certeza que se seu irmão foi tudo isso que escreveu ele esta em num lugar. Que Deus conforte voce e sua família, Te considero o professor mais importante que já tive e te admiro mais ainda. Biança

    ResponderExcluir
  2. Alacir é aquele que era mecânico? Pô mano se for ele é uma maldade rapaz gente fina demais sempre levava meu carro la para ele dar uma olhada, um cara super honesto. Lembro de um churrasco que fizemos e vc tocou pra nós e ele também tava lembra? Pô véio, ki pena cara era novo demais, sei que faz mais de ano mas meus pêsames ai valeu

    ResponderExcluir
  3. Incrível homenagem Alacir. Quanto carinho você expressa por seu irmão. O que percebo que entre vocês dois, é que ambos fizeram a diferença por onde passaram. Parabéns pela família que tens. Sempre é muito bom nos orgulharmos daqueles que amamos tanto. Admiro você. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente magnífico Alacir. Belíssima homenagem ao seu irmão. Percebo que vocês são sintonizados um com outro. Percebo que ambos fizeram a diferença por onde passaram. Lindo esse amor fraternal. Te admiro muito. Abraços

    ResponderExcluir