segunda-feira, 3 de junho de 2013

quando falta tudo...inclusive etica



DEDICADO AOS SEM ÉTICA 

(Meus alunos,,,, valeu cada minuto... Foi uma Honra... Sejam felizes)

Prof. Dr. Alacir Arruda .

É histórico uma velha máxima que diz; “ aqueles que mais cobram  Ética são justamente os que não  a possuem”. Quando a ética é abalada por comportamentos antagônicos de pessoas que assentam sob a égide da mesma, é sempre bom lembrar as palavras cheias de sabedoria e, infelizmente, atuais de Rui Barbosa, naquele célebre discurso de 1914 no Senado Federal no Rio de Janeiro…

“Sinto vergonha de mim, por ser educador de parte desse povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade e por ver este povo já chamado varonil enveredar pelo caminho da desonra.
   Sinto vergonha de mim por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente, a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o “eu” feliz a qualquer custo, buscando a tal “felicidade” em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.
   Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo, a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos “floreios” para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre “contestar”, voltar atrás e mudar o futuro.
  Tenho vergonha de mim pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer…
   Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir pois amo este meu chão, vibro ao ouvir meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor ou enrolar meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade. Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo brasileiro!
   De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”.

    E o pior  é a atualidade dessas palavras. que, se hoje  fossem proferidas, fariam o mesmo sentido, teriam a mesma validade, seriam perfeitas para retratar o momento atual por que passa a nossa educação privada. Comandada por um grupo que pensa em tudo, menos em educar. Que é burocrata, mas nao funcional, e acima de tudo que não é ético.
   Essa crítica não é fruto da genialidade inconteste de Rui Barbosa, mas da nossa teimosia de errar enquanto nação, na nossa insistência em permanecer baseados em preceitos falsos, em praticar um moralismo fingido, um empreguismo deletério e a confiança em um sistema educacional que ja deu sinais de colapso. Sinto vergonha....Vergonha de ter estudado em uma das melhores universidades brasileiras e hoje  ter que compactuar com o desmazelo e a insensatez de quem se diz  gestor da  nossa maquina educacional. Sinto vergonha....Vergonha por não denunciar tamanho  desmando e de me sucumbir a falta de profissionalismo e ética de alguns..Mas a maior  vergonha que sinto, é de ter a sensação que poderia ter feito mais....


" A unica certeza que carreguei nesses últimos meses é de ter sido  uma "ilha" de ignorância cercado por um oceano de inteligência" 



Creio que o Recado foi  dado!!!





17 comentários:

  1. Boa noite professor .. sabe , todos os alunos do colégio estamos em estado de choque ... todos amavam suas aulas ,suas histórias , brincadeiras. E foda se a estica, desculpa pelo palavrão. Fiquei sabendo da sua saída já faz uns dias, 1 ano B matutino queria fazer alguma coisa , chegar quebrando a coordenação , direção ,mais o que iria adiantar ?! Nada. Um colégio que preza pelo ensino de qualidade jamais deixaria um professor tão completo ir embora , não é simplesmente um professor , que conta história que lê por aí ,simplesmente viveu tudo . Senhor é militar,índio, professor , doutor ,cantor , mulherengo ,humilde , simples , brincalhão e único . Senhor pode ter certeza que sempre estará no coração de cada aluno do 1 ano B , acredite nisto . E sentiremos muita falta da sua pessoa , do seu modo de lado , das brincadeiras ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamila..muito obrigado....e que essas palavras sirvam de estímulo para que eu possa seguir a trilha...Que Deus a ilumine e a todos...

      Excluir
  2. Alacir, você sem sombra de dúvida não foi só o melhor professor que ja tive, mas foi também o melhor cordenador, foi o profissional mais dedicado e esforçado. Hoje quando recebi a notícia que você não faria mais parte do colégio fiquei extremamente triste por ver que nos dias de hoje não se dá o devido valor a quem merece. Você como um ótimo profissional, e muito bom no que faz, plantou sementes. Eu não sou a única que me sinto honrada por ter tido alguém como você na minha educação, pena que por tão pouco tempo. Você é um homem muito sábio, e eu tenho muito orgulho por ter aprendido com você! Hoje senti sua falta, e continuarei sentido infelizmente. Porém, sei que o caminho que vai trilhar é brilhante. Vou levar seu conhecimento e sabedoria comigo, e eu espero me tornar alguém com um pouco do que você é, e saberei que meu caminho será brilhante como o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Larrisa..tico feliz pelas suas belas palavras e são elas que me alimentam seguir...A vida segue La....Vc sempre sera especial para mim....Vc e todos..Siga essa é a melhor resposta que podemos dar..

      Excluir
  3. Nossa Alacir , eu mesmo não tendo tanto intimidade contigo , sei que voce e um professor de colocar suas mãos nos fogo para garantir um futuro educacional melhor, e tambem sei que não foi reconhecido na escola, querendo lutar pra mudar coisas errada ali no colegio que todos nos sabemos que existe, e eles simplesmente não aceitaram, tambem sei que isso e de te cortar o coração . Que Deus te guie e guarde nessa tua mais nova caminhada, e nunca deixe de lutar pelo seu objetivo pois nos sabemos te dar o valor que mereceu , apesar de existir pessoas que não sabem dar valor nas coisas boas, um beijo e um super abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado alacir por tudo q o senhor fez por nois . Quero q vc saiba q vc foi o melhor professor e coordenador q ee mtos outros alunos ja tiveram . Vou sentir mtaaaaa falta sua em . Abraços e q vc tenha coisas mto melhores pela frente .

    Lucas Diego . 1 ano B

    ResponderExcluir
  5. Alacir , obrigado por todos os simulados , por todas as dicas , por todas as broncas , críticas construtivas , aulas , conversas jogadas fora , com certeza todos nós perdemos muito com sua saída ( com certeza injusta ) . O mundo precisa de pessoas que não aceitam o que o sistema fala , pessoas que lutam contra tudo que há de errado nesse mundo , e você luta pela educação e acabou sendo traído por pessoas que se dizem lutar em prol da mesma ... Com certeza EU senti muito a sua saída e tenho certeza que ainda irei sentir muito mais , mas com certeza é mais um motivo pra mim continuar estudando e quem sabe um dia ser metade do que meu professor é ... Abraços , boa sorte com TUDO. João Morita - 3° Ano Matutino

    ResponderExcluir
  6. Muitos professores existiram mais poucos com qualidade de ensino e sabedoria, muito obrigado por todas as aulas que eu estive presente com o senhor, me ajudaram não só como conhecimento em mundo mais sim como redações. irei sentir falta das suas aulas de quarta feira que era únicas, primeira vez que tenho um professor de muita qualidade dura tao pouco, mais que Deus ilumine você a sua nova caminhada podendo ensina as pessoas com toda sabedoria e qualidade, igual você dizia "Eu tenho doutorado" ehehhe valeu professor. espero que nos encontre novamente nessa jornada buscando a sabedoria.

    ResponderExcluir
  7. Quero agradecer de coração todas as manifestações de carinho que tenho recebido dos meus alunos, que chamo de amigos. A Vida é assim..jamais me curvarei aos desmandos de uma sistema incompetente..Construí uma carreira de 20 anos na educação de forma brilhante e não será meia duzia de Pseudos-intelectuais de orelha de livro que irão me subjugar...Sei que o meu compromisso maior são com vocês..Meus alunos...Vocês sim são a razão do meu trabalho.. As empresas passam...mas o reconhecimento fica..

    ResponderExcluir
  8. Nossa, professor Alacir fiquei chocada com a notícia, mais posso dizer que nós só perdemos, pois um profissional competente como você não se encontra todos os dias e sei que isso em muito nos prejudicará, mais te agradeço pela bagagem que deixou e te desejo do fundo do meu coração muita sorte, muita felicidade, muita fé em DEUS e acima de tudo justiça, por que ela tarda mais não falha. Boa sorte, sentiremos muito a sua falta. Até breve espero.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ivina....que Deus ilumine nos todos...Quanto a Justiça...Bom..quem sou eu para recorrer a ela se até o Filho do Homem sofreu a sua falta...O melhor é seguir em frente com fé...abs

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Nossas aulas de Geopolitica nunca mais serão as mesmas, o que aprendi, não servirá só pro ENEM, mais sim pra minha vida toda. O cólegio nunca mais vai ter um profissonal como você, que não só ensina, mais que trás para dentro da sala de aula experiência de vida. Valeu Professor e Boa Sorte....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza eu estarei presente sempre que alguem entrar em sala de aula e falar de geopolitica...obrigado pelas palavras e Sorte!!!

      Excluir
  11. Professor, como todos acima tbm fiquei chocada, mas não vou ficar repetindo o que você já sabe ( todos reconhecemos seus esforços e ficamos grato), mas quero particularmente lhe agradecer por tantas vezes ter aberto meus olhos ( mesmo que indiretamente) para os meus possíveis erros e fracassos. Você apontou o "caminho" e me mostrou ser possível alcançar meus objetivos e mudar a história da minha vida com foco e dedicação. Ainda assim, por meio deste vamos continuar a ter um pouquinho do seu conhecimento, pois sei que continuará a nos ajudar mesmo que a distância.
    Mais um vez obrigada de todo coração por ter sido tão humilde e parceiro conosco.
    Lhe desejo felicidades sempre!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letycia, faço minha as suas palavras...Vc tbm foi especial para mim....abs e sorte..

      Excluir
  12. prof. Sentiremos muito a sua falta aqui na escola.
    e em tao pouco tempo aprendemos muito. mas é assim msm o que é bom dura pouco.
    Mas foi um prazer conhece-lo.
    sem duvidas o melhor professor que ja tivemos no cin.
    irá lecionar em outro corso preparatório para o ENEM em cba este ano?
    Extensivo noturno.

    ResponderExcluir