terça-feira, 11 de junho de 2013




NÃO TE FIZ NENHUM BEM, PORQUE ME  INJURIASTE TANTO ??

Por: Alacir Arruda

           O comportamento humano é uma  coisa que nem Freud, Jung ou Lacan  conseguiram explicar, não seria eu, um mero sociólogo que me atreveria. Porém, a irracionalidade de alguns me obriga a tecer esses  comentários..  A palavra injúria, do latim injuria, de in + jus = injustiça, falsidade. É  também um Substantivo feminino - 1 ato ou efeito de injuriar - 2 injustiça, aquilo que é injusto; tudo o que é contrário ao direito - 3 dito ou ato insultuoso, ofensivo - 4 ato ou efeito de danificar; dano . Em suma, injuria é “falar mal dos outros por trás” como diz minha mãezinha do alto dos seus 77 anos.. Na educação isso é muito comum, principalmente quando alguém, que demonstre conhecimento, se atreve  a mudar uma estrutura criada por acomodados e  despossuídos de um espírito educacional  que chamam e si mesmos de "o máximo" e  se julgam acima do bem e do mal.
      Quando o grande Sociólogo  da UNB  ( Universidade de Brasília)  Pedro Demo diz, em um dos seus livros que:  “Dentre as atribuições do professor moderno, a mais inútil é a aula”alguns pseudos educadores se ofenderam  pois acreditam que a  aula-aula e as apostilas são as únicas formas de inserir conhecimento no ser humano..Ao contrario, Pedro Demo., com essa frase,  esta fazendo um alerta a esses educadores acomodados que se assentam na pedra da “ignorância” e de lá injuriam aqueles que efetivamente produzem educação e conhecimento, que buscam a inovação e a interação entre professor-aluno utilizando de linguagens modernas e acessíveis a todos. O comportamento desses "professores"  pode ser  entendido como normal,  reflexo de  um  país  onde 93% da população acham que Medicos e Advogados são Doutores, que possui o  antepenúltimo pior sistema de educacional  do Planeta e que adotou a inércia e  a falácia como  sistemas pedagógicos.. Aliás,  nunca agradeci tanto a existência de Bangladesh e Mali que são os únicos atrás de nós na pesquisa coordenada pela ONU, ( sugiro a vocês que  pesquisem a realidade desses dois  países e comparem com a nossa). O Sociólogo  Pedro Demo ainda insiste,  em seus inscritos,  que o professor deve produzir seu próprio material didático e  não ser cópia de uma sistema que já deu sinais de colapso há muito tempo. Quanto aos que ficam me  injuriando segue abaixo um sucesso do grande Chico Buarque de Holanda .... e   um pedido.."Me Esqueçam".. Afinal: "nada ofende mais do que o benefício, nada agride mais do que o favor. A vida é a arte de não fazer favores". ( Nelson Rodrigues)

       "Injuriado"
          (Chico Buarque) 
"Se eu só lhe fizesse o bem
Talvez fosse um vício a mais
Você me teria desprezo por fim
Porém não fui tão imprudente
E agora não há francamente
Motivo pra você me injuriar assim.

Dinheiro não lhe emprestei
Favores nunca lhe fiz
Não alimentei o seu gênio ruim
Você nada está me devendo
Por isso, meu bem, não entendo
Porque anda agora falando de mim"

MUSICA INJURIADO DE CHICO BUARQUE

Recado  dado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário